Buscar

ANÁLISE CRITICA Aconselhamento psicológico e psicoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO: ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
De acordo com o artigo sobre o aconselhamento psicológico e a psicoterapia, é possível constatar diferentes opiniões de diversos autores sobre o assunto abordado. Cada um com a sua visão sobre aconselhamento e psicoterapia, apresentando pontos os quais concordam e pontos que discordam, a importância sobre esse atendimento, entre outras. O texto mostra diversas técnicas e saberes de ambos os campos.
Compreende-se que para alguns autores as duas especialidades, tanto o aconselhamento psicológico como a psicoterapia, possuem semelhanças na qual ambas têm como objetivo ajudar o cliente/paciente no seu problema, sofrimento e desenvolvimento psicológico, distinguindo-se apenas na duração de atendimento e no contato sendo uma mais direta e a outra mais aprofundada. Também, o aconselhamento é mais efetuado em instituições educacionais diferente da psicoterapia. 
Outro ponto que podemos notar no decorrer do texto é o pouco acesso que os profissionais de psicologia do Brasil têm em suas formações sobre o aconselhamento psicológico, diferente da psicoterapia. O pequeno espaço para essa experiência e conhecimento, dificultando assim, a constituição de um campo de pesquisa sobre essa especialidade. 
Por fim, ambas especialidades têm o mesmo objetivo: ajudar o cliente. Porém, o aconselhamento se centraliza nos problemas atuais, analisando situações ou comportamentos específicos, com curta duração e a psicoterapia nos problemas crônicos e habituais, estudando os padrões gerais, com duração mais longa. Cada uma com o seu método de atender e auxiliar o cliente a solucionar o seu problema.

Outros materiais