Buscar

pesquisa Burnout

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PESQUISA: SÍNDROME DE BURNOUT
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competividade e responsabilidade. As profissões mais vulneráveis são geralmente as que envolvem serviços, tratamento ou educação, que exigem uma atenção direta, contínua e altamente emocional.
O termo “Burnout” vem do inglês e é uma união de duas palavras: “burn” que significa queimar, e “out” que quer dizer exterior. Com isso, a síndrome de Burnout pode ser caracterizada como uma queima de fora para dentro, ou seja, fatos externos que causam muita pressão no interior, na mente. 
Diagnóstico:
Essa síndrome de esgotamento profissional é constituída por 3 circunstâncias:
· Exaustão emocional: na qual se relaciona ao relato da falta de energia e sentimento de esgotamento de recursos com relação ao trabalho, tendo como maior causa o conflito pessoal nas relações e a sobrecarga de trabalho.
· Despersonalização ou Cinismo: onde condiz à dissimulação afetiva, ao distanciamento e tratamento impessoal dos pacientes, podendo apresentar sintomas como falta de comprometimento com os resultados, ansiedade, irritabilidade, desmotivação e perda de idealismo.
· Baixa realização profissional: em que se caracteriza pela auto avaliação negativa, insatisfação com seu desenvolvimento e sentimento de incompetência, além de uma maior tendência a avaliar os resultados de forma negativa. 
Principais sinais e sintomas:
· Cansaço excessivo, físico e mental;
· Dor de cabeça frequente;
· Alterações no apetite;
· Insônia;
· Dificuldades de concentração;
· Sentimentos de fracasso e insegurança;
· Negatividade constante;
· Sentimentos de derrota e desesperança;
· Sentimentos de incompetência;
· Alterações repentinas de humor;
· Isolamento;
· Fadiga.
· Pressão alta.
· Dores musculares.
· Problemas gastrointestinais.
· Alteração nos batimentos cardíacos.
Tratamento:
O tratamento para a síndrome de Burnout deve ser feito por um psiquiatra ou psicólogo. A psicoterapia é primordial para melhor compreensão dos sentimentos relacionados ao trabalho e dos gatilhos emocionais desenvolvidos, além da caracterização de pensamentos disfuncionais que podem levar mais rapidamente ao esgotamento, e assim desenvolver recursos para vencê-la. 
Em casos mais severos, se faz necessário a prescrição de medicações para um melhor controle de sintomas, como antidepressivos e ansiolíticos para que a pessoa possa se sentir melhor.
Um outro elemento para contribuir no tratamento, é a prática de atividades físicas, pois elas ajudam a aliviar o estresse diário, diminui a ansiedade, a depressão e melhora a autoestima do paciente, contribuindo para o controle dos sintomas.
No Brasil
Segundo o jornal do Estado de Minas, o Brasil é o segundo país com o maior número de diagnósticos de Burnout, ficando atrás apenas do Japão. Conforme os dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), estima-se que 30% dos profissionais do país sofrem com a síndrome de esgotamento no ambiente de trabalho.
De acordo com a Associação Internacional de Gestão de Estresse, esses 30% é um valor superior a 1/3 do total de profissionais, os quais podem estar próximos de um colapso ou uma depressão.
Referência Bibliográfica:
Carlotto, M. S. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Scielo Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/?lang=pt> Acesso em: 11 de setembro de 2023.
SINDROME DE BURNOUT. Gov.br. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout> Acesso em: 11 de setembro de 2023.
NUNES, M. C; VIANA, H. Síndrome de Burnout: Saiba identificar os sintomas de esgotamento e como tratar. Exame Medicina Diagnóstica. Disponível em: <https://laboratorioexame.com.br/saude/sindrome-de-burnout> Acesso em: 11 de setembro de 2023.
Síndrome de Burnout: Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados. Estado de Minas, 26 de maio de 2023. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/05/26/interna_bem_viver,1498977/sindrome-de-burnout-brasil-e-o-segundo-pais-com-mais-casos-diagnosticados.shtml> Acesso em: 11 de setembro de 2023.
Síndrome de Burnout: o que é, sintomas e como tratar. Hcor. Disponível em: <https://www.hcor.com.br/hcor-explica/outras/sindrome-de-burnout/> Acesso em: 11 de setembro de 2023.

Outros materiais