Buscar

Analise Critica Transtorno de estresse pós-traumático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE CRÍTICA: Transtorno de estresse pós-traumático: um caso de TEPT em motorista de ônibus urbano.
O artigo traz informações interessantes sobre o TEPT, mostrando como ele se manifesta, os sintomas que as pessoas costumam apresentar ao desencadear esse transtorno, tratamentos, critérios diagnósticos, entre outros. Também, como esse transtorno mental tem aumentado de modo mais marcante, nos contextos em que cresce a violência social, como é o caso nas grandes metrópoles brasileiras, por exemplo a área de transportes, onde tem sido um dos palcos da violência urbana.
Um ponto interessante é o estudo de caso detalhado que o texto aborda sobre um motorista de ônibus que sofreu um assalto a mão armada dentro do transporte juntamente com o cobrador e os passageiros, que após 5 anos, que de acordo com texto é chamado de período de latência, foi descoberto que o motorista tinha o TEPT. Esse estudo de caso é muito relevante pois traz detalhadamente os registros do atendimento psiquiátrico, mostrando o motivo da queixa, exames clínicos que o paciente havia feito antes, sua história ocupacional e familiar, o relato do episódio traumático, os sintomas que surgiram depois desse evento traumático como: medo e sono perturbado, tentativa de suicídio, e por fim, sua evolução e tratamento.
Outro ponto significativo do artigo, é a análise dos critérios diagnósticos na aplicação ao caso que o autor relata na discussão, os desafios habituais no diagnóstico do TEPT, como também, o por que não houve diagnóstico de TEPT nos 5 anos anteriores, que foi quando ocorreu, na qual justifica que o motorista sempre evitava falar sobre, desviando do assunto, e também, a autocensura ao sentimento de medo e o tempo necessário para criar confiança no médico. Além disso, o autor também fala sobre a tentativa de suicídio do motorista a qual estava relacionada ao TEPT, e relata que a probabilidade de tentativas de suicido entre indivíduos com TEPT era 15 vezes maior do que a de indivíduos que não apresentavam este transtorno psíquico, entre outros pontos. 
Portanto, para que o paciente de TEPT se reinsira na sociedade, no trabalho e na família, é importante o apoio social restabelecendo a confiança e dissipando o medo, como também, a continuidade do seguimento médico-psicológico.

Outros materiais