Buscar

analise critica plantão psicologico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO: PLANTÃO PSICOLÓGICO – ATENDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE CRISE
O artigo nos traz um estudo sobre o plantão psicológico e a sua importância na vida das pessoas que estão passando por alguma crise, seja uma crise de ansiedade, um conflito relacional, uma separação conjugal, entre outros. Antes disso, o autor vai relatar como a vida moderna tem influenciado o indivíduo a esses conflitos psíquicos; como o indivíduo tem estado em situações de vulnerabilidade, desenvolvendo personalidades frágeis e expondo-o à essas sequencias de crises.
Diante disso, é de suma importância que tenha plantão psicológico nas instituições (hospitais, postos de saúde, clínica de psicologia etc.) que atenda a toda população que necessita desse atendimento, seja de baixa ou alta renda. O plantão é necessário para ajudar aqueles que precisam de uma solução para o seu problema no exato momento que procurou ajuda. Com isso, o plantonista deve ser empático com a situação, acolher a experiência do cliente, ouvindo-o atentamente e assim, ajudá-lo a encontrar caminhos para o seu sofrimento.
Um exemplo de caso:
Sérgio procura o Serviço de Plantão Psicológico buscando atendimento para sua esposa. Conta com detalhes os comportamentos dela que o preocupam, como, por exemplo: não dar mais conta de atividades rotineiras como cozinhar, estar completamente desatenta às necessidades dos filhos, dormir muito, ouvir vozes e acordar assustada durante a noite imaginando que ele esteja morto. 
O psicólogo comenta que percebe estar sendo difícil para ele ficar nessa situação, assumindo tarefas que seriam dela, preocupando-se com os filhos que passam o dia com ela e assustando-se ao ser apalpado no meio da noite quando ela quer verificar se está vivo ou morto. 
Com isso, Sérgio passa a falar mais de si mesmo, de sua situação com a esposa, e a comentar suas dificuldades no trabalho, no qual se sente “abusado”, ampliando a percepção de seu momento atual.
Desse modo, o psicólogo se mostra aberto para a experiência relatada pelo cliente, sem julgamentos e valorizando-as a partir do referencial do próprio cliente, possibilitando-o a expressar suas angústias e anseios e poder, com a facilitação do psicólogo de olhar de modo mais claro para si e para a situação.

Outros materiais