Buscar

Análise Crítica Assédio moral bullying mobbing stalking

Prévia do material em texto

ANÁLISE CRÍTICA: Assédio moral, bullying, mobbing e stalking (Semelhanças, distinções e consequências jurídica)
O artigo aborda um assunto muito interessante e que ainda se faz presente nos dias atuais, e tem acarretado nas pessoas debilitação na saúde mental e física. O assédio moral é um tipo de violência que mais acontece nas empresas, seja por pessoas de cargos superiores contra os funcionários de cargos mais baixos, como por funcionários contra superiores, e esse tipo de violência tem acarretado consequências drásticas na vida trabalhista e familiar de vítimas, atingindo a saúde mental e física, levando a pessoa até a uma depressivamente afastada do meio social.
Outro ponto significativo do texto, é ver diversos autores trazendo sua concepção sobre esse tipo de violência e como ela ocorre dentro das empresas. Também, quais são as modalidades de assédio moral, como elas são realizadas trazendo exemplos de caso que retratam pontos que configuram esse assédio, como: recusar uma comunicação com a vítima, isolar ela, atacar sua reputação ou a saúde da vítima e degradar as condições de trabalho.
Umas dessas condutas que chamou atenção foi a de isolamento, no qual é uma prática considerada comum nesse tipo de violência, que quando a vítima sofre isso por um superior hierárquico ou algum outro funcionário, seus colegas de trabalho, acabam agindo da mesma forma, tratando-a do mesmo modo talvez por medo ou até mesmo por conveniência. (FERREIRA, 2010, p. 68)
É intimidante como pessoas tem sido vítima desse assédio dentro das organizações que trabalham, tendo sua autonomia tirada, seu trabalho criticado de forma injusta e também sendo atribuídas a realizar trabalhos contra a sua vontade, privando muita das vezes o acesso ao telefone e/ou computador, induzindo a vítima ao erro através de ameaças e/ou pressões. 
Um outro ponto que é notável é a respeito dos sujeitos do assédio moral, no qual mostra que esse tipo de violência pode ocorrer não só através do superior para o subordinado, como mais vemos, mas também, de trabalhadores da mesma posição onde muitas das vezes ocorrem quando os dois empregados disputam por um mesmo cargo, levando a competição e dependendo da preferência pessoal do chefe gozada pela vítima. E também, uma que ocorrem raramente, que é a de subordinados contra seu superior, onde subordinados levantam falsas acusações contra o superior.
Uma outra conduta que o artigo traz que é interessante, são as variantes do assédio moral que ainda são praticadas em algumas organizações nos dias de hoje, sendo elas: o mobbing, o bullying e stalking, no qual não existe diferenças técnicas entre elas, apenas se diferenciam pelo tempo histórico de surgimento. Esses tipos de violência correspondem a invasão de privacidade da vítima, perseguições coletivas, indo de chacotas e isolamento até condutas abusivas de conotação sexual ou agressões físicas conforme a autora, levando a vítima a desenvolver sérios transtornos mentais e doenças psicossomáticas, entre outros problemas.
Sobre as responsabilidades legais a respeito do assédio moral é interessante que o texto traz como cada responsabilidade (penal, civil e trabalhista) enxerga e trabalha em cima desse tipo de violência. No caso da responsabilidade penal, a conduta do agressor será reputada de acordo com o caso concreto ocorrido contra a vítima, tendo a possibilidade também, de legislações especiais. Já na responsabilidade trabalhista, de acordo com o artigo 1º, da Lei n. º 9.029/1995, é proibido a adoção de qualquer prática discriminatória e caso haja, a vítima pode optar por readmissão com ressarcimento integral de todo período de afastamento, entre outros. A responsabilidade civil sendo o assédio moral uma agressão causadora de um injusto à vítima, nada mais plausível que seja civilmente indenizável. Segundo a autora, a solução do assédio moral através de indenização por danos morais encontra respaldo legal na legislação civil, aplicável secundariamente na seara trabalhista. Outra coisa importante, é o projeto de leis já existentes que agem contra o assédio moral, e aqueles que estão sendo criados para prevenir, coibir e punir a discriminação, abrangendo o assédio moral de forma ampla.

Continue navegando