Buscar

Motivação teorias da motivação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.A empresa Desenhando em Cores, varejista de materiais escolares, tem uma das equipes mais motivadas para se trabalhar no ramo. A empresa brasileira treina, envolve e recompensa seus colaboradores e, mais do que isso, encoraja atividades de desenvolvimento coletivo, das quais a equipe tem prazer em participar. Com base na motivação dos colaboradores, é correto afirmar que:
R: D.O envolvimento dos colaboradores da empresa compreende a motivação cognitiva ( relacionada à racionalidade ) e emocional voltada ao trabalho.
2.Leia, a seguir, um trecho da letra da música Comida da banda brasileira Titãs:
"Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer"
A música chama a atenção para as diferentes necessidades humanas. Nesse sentido, de acordo com a teoria da hierarquia de necessidades, desenvolvida em 1940, pelo psicólogo Abraham Maslow, escolha a alternativa correta:
R: E.Paulatinamente, as pessoas são levadas a satisfazer uma necessidade mais elevada após a inferior ser atendida.
3.A sede gera a necessidade de beber água. A ideia gera a necessidade de criar, independentemente do que seja. Nessa medida, as necessidades podem ser forças voltadas para objetivos: de tomar água; de criação. No ambiente de trabalho, a passagem do tempo, por exemplo, e o aumento de demandas gera a necessidade de trabalhar continuadamente para o cumprimento da necessidade dentro de prazos. No entanto, as pessoas não se encaixam em uma hierarquia única de necessidades, que é igual para todos; a sede, por exemplo, pode gerar objetivo de tomar chá (e não água). As evidências, cada vez mais, indicam que as pessoas têm hierarquias diferentes. Com base no exposto, escolha, a seguir, a alternativa correta:
R: C.Algumas pessoas colocam o status social no topo da sua hierarquia pessoal; outras consideram o desenvolvimento pessoal uma prioridade.
4.A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow sofreu duras críticas, especialmente fundamentadas na pluralidade humana e nas diferentes necessidades que cada indivíduo tem diante da imprevisibilidade do contexto social do qual faz parte, do conjunto de experiências dissemelhantes, dentre outros. No entanto, podemos reconhecer como ponto forte da teoria das necessidades o fato de a abordagem contemplar perspectiva:
R: E.Positiva: as pessoas são naturalmente motivadas a atingir seu potencial.
5.Na medida em que passamos a integrar um novo espaço de convivência, de compartilhamento, podemos desenvolver novas necessidades ou, de outro modo, deixar de priorizar necessidades que até então pautaram boa parte do nosso comportamento?
O psicólogo McClelland estudou a influência social na alteração das necessidades de forma geral. Trata-se da teoria das necessidades aprendidas, em que as necessidades humanas podem ser fortalecidas a partir de reforço, aprendizagem e condições sociais. A partir disso, escolha, a seguir, a alternativa correta acerca da teoria das necessidades aprendidas:
R: C.As pessoas com uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais