Buscar

SEM PRAT EDUC 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
ATIVIDADE CULTURAL: (X) 1 ( ) 2 ( ) SASPE ( ) REPOSIÇÃO
Marque um X ao lado a cada atividade.
Dados da Atividade
	Mês/ano de realização da atividade:	SETEMBRO DE 2023
	Local de realização da atividade:	ONLINE
	Componente Curricular de referência: Seminário de Práticas Educativas 4
Apresente um breve relato da atividade e uma reflexão, articulando-a à temática proposta em seu Seminário “INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA”
ORIENTAÇÕES GERAIS
- Apresente, a seguir, o Relatório Crítico Individual da Atividade Cultural que realizou, contendo Título, Introdução, Desenvolvimento (relato da AC + reflexão, articulando-a à temática da disciplina Seminário 4 – INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: discussões e práticas. Articulação entre os demais componentes curriculares do semestre letivo), Considerações finais e Referências.
- Escreva o texto de seu Relatório Crítico Individual 1, utilizando os quadros/ espaços a seguir. Se necessário, amplie-os.
- Os comprovantes (fotografias, declarações, certificados etc.) deverão ser acrescidos ao final deste Relatório 1.
- Depois que o Relatório estiver pronto, salve-o e insira-o na plataforma.
ATENÇÃO: COMO AVALIAMOS?
Em Seminário 4, o índice de aprovação se dá por meio dos conceitos de ATIVIDADE APTA e ATIVIDADE NÃO APTA.
A equipe especificará no feedback de sua atividade.
Por isso, capriche o máximo possível no texto dos Relatórios, considerando todos os Critérios de Avaliação.
 
RELATÓRIO CRÍTICO INDIVIDUAL 
Elementos obrigatórios:
1 - Introdução:
*Nesta seção, explique por que você escolheu esse Código/Tipo de Atividade para realizar esta AC e responda por que ela possibilita uma articulação adequada com o tema INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Redija de 1 a 2 parágrafos.
IMPACTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E SUA AUSÊNCIA.
Dê acordo com a leitura do material fornecido na plataforma resolvi contextualizar com um filme que assisti chamado entre os muros da escola, onde o filme aborda as experiências vivenciadas pelo professor de rede pública, o personagem era chamado de Marin, o professor lutava constantemente contra o fracasso escolar, além da violência e preconceito dos estudantes. 
Essa interdisciplinaridade na educação retratada no filme aborda claramente os impactos que a escola sofre pelas divisões da construção do saber, refletindo na realidade escolar, entende-se por interdisciplinaridade uma junção de conhecimentos, é de suma importância estar inserido no ambiente escolar para que assim haja mais incentivo para com os alunos, em busca de potencializar o desenvolvimento do ensino e aprendizagem tornando os alunos mais empenhados na busca pelo saber e entender a real importância. 
2 - Desenvolvimento:
*Nesta seção, faça o relato/ narrativa da Atividade sempre articulando-o/a com o tema INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Você pode, por exemplo, fazer referência ao texto que debatemos no Fórum Obrigatório, ou a outros textos disponibilizados na pasta “Biblioteca 2023.1”. Redija de 4 a 6 parágrafos.
Como retratado no fórum I, a interdisciplinaridade envolve todo o contexto de construção dos alunos, tornando os mesmos em cidadãos aptos, pois é através desse conhecimento ampliado entre o passado e o presente que se desenvolve alunos e futuros cidadãos críticos.
Por ventura entende-se que a educação é capaz de possibilitar melhores hábitos condições aos estudantes, no filme aborda drasticamente como a ausência de conhecimentos reflete na vida deles, e como o professor se empenha para mudar este cenário. 
Durante o filme o professor propõe a escrita dos alunos, e que foi um grande desafio, pois todos acreditavam que não eram capazes de realizar a escrita pela vida que levavam, então o professor decidiu mostra-los a sua realidade e transformar seu cotidiano em uma história individual, reforçando a ideia da interdisciplinaridade que engloba diversos fatores em prol do avanço da aprendizagem tornando alunos mais integrados e incentivados pela busca de novos saberes. 
Além das afirmações acima essa interdisciplinaridade é uma janela que possibilita abrir espaço a todos os saberes existentes, entendendo o saber que o aluno já trás consigo e conectando com os novos saberes, conciliando ambos em busca de melhores resultados, sendo assim torna-se uma aprendizagem mais inclusa, atendendo a necessidade de todos os alunos, e tornando o ambiente escolar uma local mais igualitário.
3- Considerações finais:
*Nesta seção, faça uma avaliação geral sobre o que você aprendeu com a Atividade. Você pode apresentar aspectos positivos e negativos, por exemplo. Nesta parte você deverá escrever no mínimo um parágrafo articulado à temática proposta em seu Seminário “INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.
De acordo com as leituras dos conteúdos propostos, a contextualização com o filme assistido, e também a palestra no you tube de modo geral é possível afirmar que esse seminário visa em pensar em diversas metodologias, outras maneiras do espaço, a didática dos professores em prol de atender a singularidade de cada indivíduo. 
Esse aspecto da interdisciplinaridade é positivo para abraçar todas as causas, assim como a Mayra Gaiato aborda a imensidão de camadas e níveis de dificuldades entre leve, moderadas e graves, além dos diferentes tipos de expecto de diagnósticos, essa pauta abordada serve para entendermos a necessidade dessa interdisciplinaridade dentro do ambiente escolar, pois é através do uso correto da mesma que é possível realizar um ensino a aprendizagem de maneira mais eficaz, e incentivar todos os alunos a busca pelo saber e entenderem que todos podem aprender, uma verdade inclusão dentro do ambiente escolar. 
Tendo todos os aspectos em mente e após as referências trazidas diante a todo o seminário é possível afirmar que é de suma importância o olhar da gestão escolar mais voltado a todas as áreas, todos os alunos, além de faze-los entenderem o espaço a qual estão inseridos e sua importância para o desenvolvimento de futuros cidadãos críticos e aptos para viverem em sociedade de forma participativa e integrados, entendendo que somente a educação é capaz de transformar o cenário, com base aos assuntos abordados é muito importante essas atitudes para melhor índice de desenvolvimento escolar.
4-Referências:
*Nesta última seção, liste todas as Referências que foram citadas no Relatório. Para isso, utilize as normas da ABNT (Veja na pasta “material obrigatório”).
Filme assistido na plataforma prime vídeo: Welcome to Prime Video
Palestra fornecida na plataforma e you tube: 
https://www.youtube.com/watch?v=vNcpd0mR4iE&pp=ygUxRXNjb2xhczogYWNvbGhpbWVudG8sIGluY2x1c8OjbyBlIGRlc2Vudm9sdmltZW50bw%3D%3D
E-book Interdisciplinaridade, Trabalho Investigativo e Educação (1).pdf
INSIRA AQUI O DOCUMENTO COMPROBATÓRIO EXIGIDO PARA O CÓDIGO DA AC REALIZADA (SE APLICA SOMENTE À ATIVIDADE CULTURAL 2) CONSULTE O GUIA DA DISCIPLINA.

Outros materiais