Buscar

Atividade Prática II - Administração de Produtos e Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática em Administração de Produtos e Serviços
Aluno(a): YULO GOMES GONÇALVES
Data: .
Avaliação Prática II
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1(uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação:
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Cláudia é publicitária e há muito tempo trabalha em uma grande agência de propaganda, na qual desempenha uma função de elevada importância e reconhecimento. Contudo, possui um sonho: abrir seu próprio negócio. Recentemente, descobriu uma oportunidade que, além de potencialmente lucrativa, despertou seu interesse em empreender. Cláudia vai montar um negócio de cosméticos. A chave de tanto interesse está no produto, que é algo diferente do convencional: são produtos de higiene e beleza baseados em ingredientes naturais, em uma concepção mais sustentável; tendência muito forte atualmente.
Cláudia já fez vários cursos sobre o assunto e aprendeu o suficiente sobre a produção, mas ainda precisa de apoio na parte administrativa, incluindo a montagem do projeto do negócio (processos). Ela, então, procura auxílio de uma empresa de assessoria especializada em negócios novos e inovadores.
Você trabalha nessa empresa de assessoria e foi designado a ajudar Cláudia nessa etapa inicial de seu negócio. Na condição de consultor, como você sugere que ela proceda? Quais aspectos indicará a ela para que sejam analisados?
Ajudar Cláudia a montar seu negócio de cosméticos com ingredientes naturais e ávidos é um desafio. Aqui estão os passos e aspectos que posso sugerir a ela considerar durante a fase inicial do projeto do negócio:
Plano de Negócios: Iniciamos com um plano de negócios sólido. Isso inclui a visão, missão e objetivos do negócio, bem como estratégias para alcançá-los. Realizaremos uma análise de mercado para entender a concorrência, o público-alvo e as tendências do mercado de cosméticos naturais.
Estabeleceremos metas realistas e projetaremos um plano de fluxo de caixa para entender as necessidades de financiamento.
Pesquisa de mercado: Realizaremos a pesquisas de mercado para entender o comportamento do consumidor e as demandas por produtos naturais e ecológicos. Identificaremos oportunidades de nicho no mercado que seu produto pode preencher.
Posicionamento da Marca: Definição da identidade da marca, incluindo nome, logotipo e valores. Escolha de como a marca sera percebida pelos consumidores.
Produtos e Fornecedores: Avaliação de fornecedores de ingredientes naturais. Certificação de que atendem aos padrões éticos e de qualidade que nós desejamos para a marca.
Desenvolvimento de uma linha de produtos atraentes, levando em consideração a embalagem e os benefícios para o cliente.
Produção e Qualidade: Estabeleceremos processos de produção eficientes e sustentáveis. Implementação de controles de qualidade rigorosos para garantir que seus produtos atendam aos padrões prometidos.
Marketing e Vendas: Criação uma estratégia de marketing que inclua canais online e offline.
Planejamento da promoção da sustentabilidade e dos ingredientes naturais na estratégia de marketing.
Financiamento e Orçamento: Orçar quanto de capital é necessário para iniciar o negócio e como será financiado. Estabelecer um orçamento para as despesas iniciais e operacionais.
Jurídico e Regulatório: Consultoria de um advogado ou especialista em regulamentações para garantir que os produtos atendam a todos os requisitos legais e regulamentares.
Equipe e Parceiros: Identificar as habilidades necessárias e montar uma equipe talentosa. Considere a possibilidade de parcerias estratégicas com outras empresas.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Definir políticas e práticas para a produção, embalagem e distribuição de produtos. Considerar estratégias de responsabilidade social corporativa.
Plano de Crescimento a Longo Prazo: Pensar além do lançamento inicial e criar um plano de crescimento a longo prazo para o negócio.
Treinamento e Desenvolvimento Pessoal: Certificar-se de que Cláudia e sua equipe recebam treinamento adequado para lidar com as tarefas administrativas e operacionais.
Acompanhamento e Avaliação: Estabelecer métricas de desempenho e sistemas de acompanhamento para avaliar o progresso e fazer ajustes quando necessário.
Compliance e Ética: Manter-se atualizado sobre questões éticas e de conformidade relacionadas à indústria de cosméticos.
Resiliência e Adaptação: Estar preparado para lidar com desafios e ser flexível para se adaptar às mudanças no mercado.
Lembre-se Cláudia de que, embora seja importante fazer um planejamento detalhado, também é fundamental ser flexível e estar disposto a aprender e se adaptar ao longo do tempo. O empreendedorismo é um processo contínuo de aprendizado e melhoria.
Pratica em Administração de Produtos e Serviços
Pratica em Avaliação no Setor Público

Outros materiais