Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FÓRUM I
Pergunta: Apesar de parecer controverso há professores que são verdadeiros mestres da comunicação, entretanto, não possuem didática para lecionar e o contrário também pode acontecer. O professor possui excelente domínio da arte de ensinar, possui uma didática impecável, entretanto não consegue se comunicar de maneira convincente, como por exemplo, falar baixo durante a aula.
 
Dominar o conteúdo a ser lecionado, diferente do que muitos pensam, não é suficiente para que haja um bom desempenho de um professor em sala de aula. Desenvolver as técnicas de comunicação e socialização são fundamentais para uma melhor relação aluno e professor. Na sua opinião, o professor já sai da faculdade pronto para lecionar? Se não, o que poderia ser feito para melhorar? Você como futuro professor se sente preparado para dar aula e encarar os desafios? Discorra sobre o assunto.
Resposta: Muitos estudantes ao receber seu diploma acham que estão prontos para lecionar a aula mais perfeita de todas, o problema é que a teoria é completamente diferente da prática e ao se deparar com uma sala de aula com 45 alunos imperativos, com problemas emocionais, retraídos, faladores e entre outros fatores, esses mesmos professores iniciantes tendem a se ver perdidos e para não deixar a peteca cair precisão se adaptar o mais rápido possível a sua nova realidade. 
Os Estágios Curriculares Obrigatórios ajudam bastante na parte de se perceber a realidade em sala de aula, porém muitos professores não aceitam ou não gostam de receber estagiários em suas aulas pelo motivo de perder o controle em sala de aula, ou porque realmente não se sintam bem em ministrar uma aula com um futuro concorrente no futuro. Mas, mesmo o estágio não é o suficiente para entender e saber como desenvolver e aplicar uma aula produtiva. 
Quando comecei a lecionar senti muita dificuldade em como aplicar aulas de substituição e quando assinei um contrato para dar aula na Educação Infantil me vi completamente perdida, no início foi uma loucura com coordenadora botando defeito em tudo o que fazia e alunos indisciplinados, com o tempo percebi que aquilo não era um bicho de sete cabeças, só mais uma fase de aprendizado. 
Em minha opinião o estudante de licenciatura só vai realmente aprender como ministrar uma aula quando este estiver em uma sala de aula, as substituições ajudam bastante a ganhar experiência, só que tem o fato que raramente os alunos obedecem e se comportam com professores substitutos, valendo então a forma como irá reagir em situações difíceis, gritar, se estressar, colocar falta, mandar para a diretoria e outras punições nem sempre são as melhores opções, pois faz com que muitos educandos se rebelem e o educador seja visto como bravo, chato ou irritante pelos alunos das demais salas, a melhor tática é dialogar, impor limites e conquistar os alunos para que assim as próximas aulas se tornem produtivas e divertidas. 
FÓRUM II
Pergunta: Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que analisam os métodos mais convenientes a aplicar-se. A didática concretiza estes métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos em cada caso para chegar a uma determinada meta.
Didática significa simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto. 
 
Na sua opinião qual é a importância da disciplina de Didática na formação do professor? E na sala de aula, qual seria a importância da disciplina para seus alunos? Discorra sobre o assunto e dê exemplos.
Resposta: A didática é de suma importância para a formação dos professores, com ela o educador estará pronto para administrar uma aula em que perceberá a maneira diferenciado do aprendizado de cada aluno e assim achará formas de explicar o conteúdo de um jeito que todos entendam ou aplicará a disciplina de maneiras diferentes para atingir o maior número de aprendizado possível. 
Com a Didática os professores orientam os alunos a desenvolver sua capacidade crítica e as reflexíveis, mostrando uma análise sem rodeios do ensino e auxiliando os alunos a formularem seu próprio aprendizado, é uma troca de informações entre educandos e educador. 
A Didática proporciona uma melhora no ensino que a cada dia tende a decair pela falta de profissionais especializados, salários baixos e a desvalorização do professor, fora outros casos como a instabilidade emocional dos alunos, a falta de respeito mútuo, gestores que só exercem sua autoridade e mais nada ocasionando uma desmotivação por parte dos educadores. 
Para um ensino de qualidade, a Didática tem que ser aplicada não apenas por um professor e sim com todos, pois não adianta o professor de inglês aplicar uma aula onde todos participam e o de português querer ser o centro das atenções, o único detentor do saber. Relações como essas fazem os alunos perder o interesse pela disciplina e começar a empurra-la com a barriga perdendo assim um ano letivo ou mais.

Mais conteúdos dessa disciplina