Buscar

ECONOMIA MONETÁRIA FINANCEIRA_UNIDADE III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2
ALUNO: LILIANE CRISTINA CARNEIRO DE MELLO
DISCIPLINA: ECONOMIA MONETÁRIA FINANCEIRA
ATIVIDADE III
O Banco Central busca controlar as taxas de inflação e de desemprego. No Brasil, os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus foram significantes, principalmente na elevação do número de desempregados. Nesse cenário, algumas deliberações foram necessárias com relação às políticas monetárias para minimizar os problemas causados pela pandemia. Quais foram as medidas tomadas pelo Banco Central para o controle da taxa de desemprego?
O Banco Central do Brasil adotou várias medidas de política monetária e econômicas para lidar com os impactos econômicos causados pela pandemia. Algumas das principais medidas incluíram:
Redução das taxas de juros: O Banco Central reduziu a taxa básica de juros, a Selic, para estimular o crédito e o investimento, levando a taxa para 2% em 2020.
Injeção de liquidez no sistema financeiro: O Banco Central forneceu liquidez adicional ao sistema financeiro por meio de operações de mercado aberto e empréstimos aos bancos comerciais. 
Programas de auxílio emergencial: O governo brasileiro implementou programas de auxílio emergencial para apoiar trabalhadores informais e vulneráveis que perderam suas fontes de renda devido à pandemia. 
Políticas de manutenção do emprego: Além das medidas de política monetária, o governo implementou políticas de manutenção do emprego, como a redução da jornada de trabalho e a suspensão temporária de contratos de trabalho, com o objetivo de evitar demissões em massa.

Outros materiais