Buscar

RESOLUCAO DE CASO (N1) FERNANDA NASCIMENTO SILVA RA 2023110465 - SET2023

Prévia do material em texto

O COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), é uma entidade sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos com o objetivo de prevenir e evitar quaisquer fraudes nos procedimentos internos, sendo hoje estratégia e ações de governança e gerenciamento de riscos mais utilizado pelas organizações, ele tem o padrão de entendimento que é composto por cinco componentes, sendo eles: ambiente de controle, avaliação de risco, atividade de controle, informações, comunicações e monitoramento, todos desenvolvidos para o aperfeiçoamento do controle interno.
Outra ferramenta é o Cobit desenvolvido com o intuito de manter a integridade das empresas, que junto dos investimentos feitos para o aperfeiçoamento em Tecnologia da Informação (TI), serve para diminuir surgimentos de possíveis riscos a integridade organizacional, suas bases estruturais são formadas por modelos de processos e modelos de governança de TI, permite que a empresa atue de forma mais assertiva, uma vez que existe essa junção. 
O COBIT segue essas diretrizes; Prover valor para as partes interessadas; Abordagem holística; Sistema de governança dinâmico; Governança distinta do gerenciamento; Adaptar-se às necessidades da empresa; Sistema de governança fim-a-fim. Para Nakagawa (1993, p. 48), “[...] o planejamento é o ato de tomar decisões antecipando-se à ocorrência de eventos reais, envolvendo a escolha de uma entre as várias alternativas de ações possíveis, formuladas no contexto dos diversos cenários futuros prováveis”.
Concluímos que, uma empresa que pretende ser referência no mercado e não tem uma gestão eficaz irá ruir em pouco tempo, e para que isso não aconteça os métodos deverão ser adotados e todos os recursos analisados por pessoas capacitadas. Adotando essa prática, a pessoa que estiver na linha de frente para gerir a empresa terá condições de tomar decisões assertivas e assim ajudar a organização a atingir o sucesso e lucro desejado.
Tendo os dois recursos como o COSO e o COBTI de aprimoramento para o controle interno, a gestão da empresa poderá analisar e definir qual atende melhor seu negócio.
Referências
NAKAGAWA, M. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas, implementação. São Paulo: Atlas, 1993. 
Roteiro de Estudos. Disponível em: https://ambienteacademico.com.br/mod/url/view.php?id=1051537 acesso em 17 de setembro de 2023.
https://portaldeauditoria.com.br/coso-gerenciamento-de-riscos-corporativa-estrutura-integrada/ acesso em 18 de setembro de 2023.

Continue navegando