Buscar

1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Sabemos que existem diversas perspectivas e teorias para conceber o que hoje conhecemos como ARTE. 
Todavia, se você é desafiado a pensar em uma resposta a partir dos estudos sobre a arte na educação, quais os aspectos que constituem a ARTE, em sua perspectiva?
É possível começar a definir arte através das especificidades de suas inúmeras afiliações de atividades relacionadas à emoção e criatividade humana. Aprofundando a definição do conceito de arte. Pode-se afirmar que o desenvolvimento de uma técnica precede a consolidação das várias formas existentes de arte. A expressão, ou aplicação destas habilidades da técnica, da criatividade e expressividade humana, acaba produzindo obras de arte que podem ser apreciadas e acessadas através de seus valores estéticos e emocionais.
Os aspectos que constituem a Arte revelam se na apreciação das obras que também possibilita perceber as condutas e desejos dos artistas que as produziram, permitindo, por meio de arranjos individuais, entrar em universos de desempenhos e desejos coletivos de sociedades passadas. A reprodução de cenas cotidianas através de pinturas, por exemplo, dá dimensões mais densas a pequenas coisas habituais do dia a dia, que teríamos grande dificuldade de conhecermos apenas baseado nos documentos ou história escritas.
2
Sabemos que a organização e a presença da arte na Educação Infantil e no Ensino Fundamental são diferentes, inclusive na estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
Sobre a Arte no Ensino Fundamental dentro da BNCC, como se estrutura este componente curricular no documento?

Outros materiais