Buscar

GRUPOLETICIA

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
3
 DESENVOLVIMENTO
4
CONCLUSÃO
26
REFERÊNCIAS
27
INTRODUÇÃO
A realização do presente trabalho teve por finalidade desenvolver uma pesquisa abrangendo várias áreas do profissional que irá atuar na área de administração. No trabalho poderá ser verificado uma comparação da teoria com a prática.
Primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre diversos assuntos tais como Teoria Científica e a Teoria Clássica, suas principais características e vantagens, serão abordados assuntos também como as competências e as habilidades administrativas do gestor.
Logo após, pesquisou-se sobre meios de comunicação dentro de uma empresa e principais características que influenciam no processo de tomada de decisões, como também assuntos sobre a influência da tecnologia na comunicação.
Em seguida envolvendo a área de recursos humanos pesquisou-se sobre os cargos e setores que compõe a empresa, o grau de relacionamento entre os colaboradores, as políticas de recursos humanos, a presença de grupo de trabalhos, os elementos da cultura organizacional, indicadores de clima organizacional, os instrumentos de pesquisa de clima organizacional e liderança.
Por fim realizado uma entrevista com o gerente do Restaurante 2001 localizado na cidade de Cruz Alta/RS e realizou-se uma observação sobre os aspectos englobados acima a fim de realizar um comparativo da teoria com a prática.
DESENVOLVIMENTO
Comparativo entre Teoria Científica e a Teoria Clássica
A Administração Científica constava em sua essência o intuito de realizar a ciência à administração. Registrava ênfase nas tarefas, visando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a diminuição dos custos de produção. Com a finalidade de possibilitar uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
Taylor visava, desta forma uma maneira de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem aumentar os custos de produção da empresa. Ele verificou que o sistema de gestão da época tinha muitas falhas, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.
Seu trabalho foi dividido em dois períodos:
1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.
2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.
Taylor propôs a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo buscava estabelecer uma metodologia que precisava ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas usadas.
Ferramenta gerada para possibilitar a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos precisos para à execução de cada operação em uma tarefa. Apresenta como principais vantagens: eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis; racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho; facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento.
Em 1911, Taylor mostra, em seu segundo livro “Principles of Scientific Management”, os princípios importantes da Administração Científica. Que são: 
- Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho precisa ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de diminuir e racionalizar sua execução.
- Princípio de preparo dos trabalhadores – busca os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
- Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
- Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
O desenho de cargos e tarefas verificou o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção, a padronização e as condições de trabalho que garantiam a eficiência. Verificou-se, também, que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o superior continuasse trabalhando como antes.
Existem três princípios fundamentais: 
- O princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração como emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado.
- O Princípio de economicidade: reduzia ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. 
- O Princípio da produtividade: consiste em aumentar o ritmo de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.
O conhecimento acerca da Administração ainda era bastante pequeno na época, existindo uma grande necessidade de informação em relação às questões administrativas. Para responder essa necessidade, Henri Fayol, que defendia princípios semelhantes aos de Taylor, elaborou e divulgou sua própria teoria, que dividia a empresa em seis atividades, levando a análise dos processos para toda a organização. Essas atividades eram as funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativa. Segundo Fayol, a função administrativa era a mais importante de todas e comandava as demais, definindo cada um de seus componentes da seguinte maneira:
> Planejamento: Trata-se de um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre os objetivos que a empresa buscará no futuro. Basicamente, estabelecia os objetivos e metas da organização e especificava o modo como eles seriam alcançados. Vale ressaltar também, que o planejamento possui diferentes níveis organizacionais (estratégico tático e operacional);
> Organização: De forma resumida, é considerado o instrumento de operacionalização do planejamento. É a estrutura organizacional que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos. Entende-se que é a maneira como a empresa coordena todos os seus recursos (humanos, financeiros, materiais etc.) alocando-os de acordo com o planejamento.
Comando: É a condução da empresa no sentido de atingir os objetivos visados. A função de comandar está diretamente ligada à autoridade e ao poder. Em seu sentido mais puro, trata-se de fazer com que os subordinados (colaboradores) executem o que precisa ser realizado, de forma clara e concisa e de acordo com os desejos da alta administração.
Coordenação: Podemos dizer, que significa reunir, unificar e harmonizar toda as atividades e esforços visando o alcance dos objetivos previamente traçados durante o planejamento da organização. A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços necessários por parte da empresa. Resume-se em ligação e união.
Controle: Conceitualmente falando, é a necessidade de verificar se os procedimentos estão de acordo com as regras e os princípios da empresa. Trata-se de estabelecer padrões e indicadores de desempenho que permitem assegurar que as atitudes tomadas são as que a empresa espera. Através do controle das atividades, é possível aumentar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as metas da organização.
Henri Fayol sempre dizia que seu êxito era resultado dos métodos que empregava e nada além disso. Assim como Frederick Taylor, Fayol usou os últimos anos de sua vida para mostrar que, com planejamento e processos adequados de gerência, os bons resultados seriam apenas consequência. Henri Fayol dizia também, que nenhuma das cinco funções essenciais de uma organização, finanças, produção, técnicas, contábeis e comerciais, tinham o encargo de elaborar o programa de ação geral da empresa, de constituir seu corpo social, ou de coordenar os esforços e harmonizar o trabalho, essas atribuições faziam parte unicamente à função administrativa.Henri Fayol auxiliou a desenvolver e divulgar conceitos inovadores para a época em que viveu, como por exemplo, a divisão do trabalho e a divisão das funções administrativas. Ele também criticou a metodologia existente e mostrou de que modo ela interferia nos sistemas organizacionais das empresas ao redor do mundo. O autor ainda foi um crítico do excessivo estudo matemático nos cursos de engenharia, dizendo que a escrita era mais fundamental do que certos aspectos. Enquanto a Escola Clássica da Administração Científica de Taylor tinha ênfase na tarefa realizada por cada operário, a Teoria Clássica de Fayol tinha ênfase na estrutura da organização, já que sua teoria partiu da abordagem sintética e universal da empresa, chegando a possuir uma visão estrutural da mesma.
Para Fayol, a administração não se direcionava apenas ao topo de uma organização, pelo contrário, ela atingia por todos os níveis hierárquicos. Uma de suas principais concepções era a de que, a administração se direcionava de uma questão de medida, ponderação e bom senso. Por fim, vale dizer que, após o surgimento da abordagem neoclássica da administração, aconteceu uma pequena alteração nas cinco funções previamente estabelecidas por Fayol, uma vez que os autores do movimento neoclássico compreendiam que as funções de comandar e coordenar tinham o mesmo sentido singular de "direção". Assim, o famoso POC3 fora compactado no PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), respectivamente.
As competências duráveis do Administrador 
Para um administrador alcance sucesso, além de disciplina e habilidades, precisa ter as três competências duráveis:
Conhecimento - O acesso a informação, viver experiências, ler sempre, reciclar e possuir uma rede de relacionamento significável são requisitos básicos, é de suma importância também a quantidade e qualidade de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. O conhecimento se modifica a cada momento em decorrência da mudança e da inovação que acontece com uma irapidez cada vez maior, o profissional necessita atualizar-se sempre. Isso significa aprender a aprender, a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais e, acima de tudo, reciclar-se constantemente para não se transformar em antigo e ultrapassado em seus conceitos. O ideal é que o conhecimento seja estatizado e esteja a disposição para toda a empresa. O conhecimento é preciso e indispensável, mas não é suficiente para o sucesso profissional. Ele necessita ser somado a duas outras competências duráveis: a perspectiva e a atitude. 
Perspectiva - É resumidamente fazer a teoria virar prática, é ver as oportunidades que nem sempre são verificadas pelas pessoas comuns e torná-las em novos produtos, serviços ou ações pessoais, é inovar, criar, colocar o conhecimento em ação. A perspectiva é a condição pessoal que faz com que o administrador seja capaz de visualizar situações e sugerir soluções criativas e inovadoras. É a perspectiva que dá autonomia e independência ao administrador. Porém, o conhecimento e a perspectiva são de suma importância e trabalham junto com uma terceira competência durável, a atitude. 
Atitude – É necessário um estilo pessoal, fazer as coisas acontecerem, empreender e ter impulso e determinação. É o comportamento pessoal do administrador perante às situações com que acontecem no seu trabalho. Aparenta o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a forma de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente. Engloba o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar constantemente, com mente de empreendedor, o inconformismo com a situação atual e,além disso, a facilidade de trabalhar com outras pessoas. Desta forma que torna o administrador em um agente de mudança nas empresas e organizações e não simplesmente um agente de conservação. Sendo assim, essas três competências duráveis fazem o administrador conduzir ao sucesso nas suas atividades. 
Habilidades Administrativas
Para se envolver em posições nas empresas, praticar seus papéis e procurar as melhores formas de Administrar, o Administrador deve crescer e utilizar várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador necessita das três habilidades.
Verifica-se que para realizar bem seu trabalho, o Administrador necessita ter conhecimento as três habilidades e usá-la de acordo com sua posição na empresa.
Segue abaixo um a conceituação das três habilidades:
Habilidades Técnicas: são as habilidades relacionadas à realização do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para fazer seu trabalho operacional.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.
Avaliando assim, as habilidades técnicas são as de suma importância para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.
Habilidades Humanas: são as habilidades indispensáveis para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas interagem bem em equipes e realizam suas tarefas de forma eficiente e eficaz como líderes.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.
Habilidades humanas são consideradas fundamentais para o bom exercício da liderança organizacional.
Habilidades Conceituais: são as habilidades fundamentais para ao proprietário, presidente, ou seja, para os principais cargos de uma empresa. São essas habilidades que enchergam a visão da organização como um todo, inspirado diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3): "Habilidade conceitual: está diretamente relacionada na capacidade de entender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."
As habilidades conceituais são fundamentais aos Administradores de Topo.
Comunicação e Linguagem na empresa
Nos dias atuais, sabe-se que a comunicação é de suma importância para que a empresa se desenvolva, e para que esta consiga atingir o sucesso é necessário que os dois tipos de comunicação, formal e informal, sejam olhados com atenção.
A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é direcionada para a alta administração. A mensagem é passada e recebida dentro dos canais formalmente definidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda realizada por escrito e precisamente registrada através de correspondências ou formulários.
Enquanto que a comunicação informal, é aquela realizada espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, "sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários adquirirem mais informações, ou seja, pelos conhecidos 'boatos e rumores'"
Normalmente, a comunicação informal possui mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Com ela pode-se adquirir mais rapidamente verificar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma idéia mais abrangente do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança. 
Com o uso destes dois tipos de comunicação em uma empresa, pode-se verificar a eficácia de cada um, e os obstáculos a serem passados, para realizar da melhor forma os fluxos comunicacionais.
Existem barreirassão podem influenciar na comunicação que causa dificuldade e prejudica o desenvolvimento da comunicação. 
Em termos organizacionais, além de encontrarmos as barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo, que podem ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica, são encontradas ainda outras especificas, aplicadas mais à comunicação organizacional. 
Essas barreiras são classificadas de muitas formas, sendo aqui colocadas quatro classes de barreiras:
Barreiras pessoais: se engloba a personalidade de cada um, seus valores e a forma como cada indivíduo se comporta na organização. Tudo isso pode ajudar ou não a comunicação.
Barreiras administrativas/burocráticas: vem da mesma forma como a organização pretende atuar e repassam suas informações. 
O excesso e sobrecarga de informações: são aquelas de forma exagerada de informações, podem ser por de papeis administrativos e institucionais ou reuniões desnecessárias, impresso ou eletrônico, acabam por saturar o receptor. Assim, avalia-se que a falta de seleção das informações confunde o público e não repassa a informação correta.
Comunicações incompletas e parciais: são vistas nas informações com pouca confiança gerando duvidas, nas informações não repassadas ou omitidas, naquelas que foram alteradas.
As informações têm-se mostrado de suma importância e se tornando de fundamental diferencial competitivo nas organizações empresariais, ou seja, seu uso serve também para sobrevivência e manutenção na realidade de toda e qualquer empresa. 
O processo de tomada de decisões possui como sua referencia e consulta as informações sobre o mercado, economia, comportamento, moda entre outros fatores determinantes para mudança e adaptação do produto ou serviço no mercado organizacional. 
Importância da Comunicação Interna
Atualmente, a comunicação interna é uma das principais preocupações nas empresas. Os processos mais estratégicos direcionados à construção ou à demolição da imagem empresarial estão diretamente relacionadas como a forma como os colaboradores realizam o seu trabalho e relacionam com seus clientes. Não adianta elaborar as estratégias modernas e bem desenvolvidas se as mesmas não forem entendidas pelos colaboradores.
Em Nassar (2003), a atividade da Comunicação Interna, uma das áreas da Comunicação Empresarial, vem exigindo um espaço cada vez maior dentro das empresas. Não se aceita mais que uma organização moderna não repasse as informações da instituição para seus funcionários. E nesse ambiente interno, a confiança entre gestores e colaboradores é o norte principal para uma comunicação eficaz, pois na comunicação, a confiança dá consistência às mensagens.
Ressalta-se que, sendo assim, as empresas entenderam o quanto é fundamental para colaboradores conhecerem o que os líderes desejam alcançar no futuro e o que cada um pode realizar para que as metas se tornem realidade. 
A comunicação interna pode ser definida como aquela direcionada ao público interno da organização, inclusive os funcionários, sendo considerado como principal objetivo é favorecer a máxima integração entre a organização e seus empregados. 
Sendo assim, a cultura organizacional é mais facilmente construída e reforçada a partir de uma comunicação interna eficaz, com metas e objetivos comuns que motivem os colaboradores e, desta forma, influenciem na produtividade da empresa. Os meios de comunicação corporativa se profissionalizaram, a preocupação em informar aumentou de forma inovadora e criativa, atuando como fator estratégico nas organizações.
As principais características de uma comunicação eficaz exige habilidades para interpretar, ouvir, usar e aceitar estilos diferentes de comunicação, que possuem a tendência de proporcionar atitudes mais adequadas em diferentes situações na rotina da empresa. A excelente comunicação interna pode ser vista de forma criatividade, à inovação e à aprendizagem. Como também a comunicação interna pode ser um indicador de modernidade da cultura organizacional, devendo ser encarada como responsabilidade de todos, em todos os níveis hierárquicos.
Finalmente as empresas inicial a sua percepção que a comunicação interna pode gerar uma ligação forte entre os colaboradores e um vínculo com a organização, gerando assim uma força produtiva que tende a influenciar a definição de suas metas e objetivos. Afinal, ainda de acordo com Belerini (2003), o lucro obtido do vínculo com o cliente externo é gerado pela relação com o cliente interno. Sendo assim, a empresa contar com um processo de comunicação bem planejado e executado tende a gerar impacto positivo no desempenho individual dos empregados. Este planejamento, deve basear-se na clareza, transparência e simplicidade da linguagem.
A comunicação é influenciada pelas novas tecnologias
Atualmente, como todos conseguem visualizar é muito rápido o avanço das novas tecnologias da sociedade. A tecnologia de informação e comunicação adapta, em uma sociedade globalizada, o conhecimento de diversas culturas, uma melhoria dos meios de comunicação e uma rapidez cada vez maior, pois, vale ressaltar que nos dias atuais as informações são recebidas de maneira rápida por todo o mundo e, esta tecnologia favorece também o conhecimento de diversas culturas de um modo que anteriormente a estas invenções não era possível. 
Os meios de comunicação como por exemplo a televisão, o rádio, a Internet, entre outros, de certa maneira incentivam a sociedade ao consumo. Acontecendo, então, a massificação de hábitos, costumes e atitudes, fazendo com que certa sociedade seja exemplo a ser seguido por outras. 
À vezes, o avanço das tecnologias de informação e comunicação é visto somente pela sociedade, pois essa tecnologia não proporciona a interação consistente dos indivíduos. 
Uma das principais mudanças proporcionadas pelo uso das tecnologias de informação e comunicação mostrou um novo comportamento dos usuários em relação ao uso da biblioteca e das fontes de informação. A biblioteca constitui-se como uma parte integrante da sociedade que acompanha o desenvolvimento social, econômico e tecnológico, passando a utilizar técnicas e processos automatizados, resultando em uma nova relação de armazenamento, registro, disseminação e recuperação da informação. Surgindo, então, uma nova forma de comunicação através dos meios tecnológicos, proporcionando o dinamismo e a rapidez na busca e nas formas de comunicação, causando um impacto na vida cotidiana.
A sociedade pode adquirir o acesso à informação de diversas maneiras. Essas informações podem ser proporcionadas em variados meios de comunicação, como a Internet, a televisão e o rádio. Os benefícios que essas tecnologias propõem para a sociedade podem comprometer o enriquecimento cultural dos indivíduos. A mídia freqüentemente confere a tudo aquilo que parece ter valor objetivo e publicitário uma subjetividade, que tende, por tanto, a escravizar a sociedade além de fazer com que esta adquira um caráter consciente (TARGINO, 1995). 
As tecnologias se transforam cada vez mais independentes da vontade humana, pois elas são mostradas como seres dominadores, ou seja, a tecnologia, que é produto do homem, adquiriu vida própria e uma certa superioridade racional sobre o ser humano (ARRUDA, 2001), atendendo perfeitamente às características atuais da sociedade capitalista e ao aumento do individualismo. 
Nos dias atuais, há diversas mudanças nas relações de trabalho e produção, que passam por transformações que estão ligadas ao desenvolvimento de novas tecnologias (COTRIM, 2002). 
O tempo livre da sociedade está cada vez mais sendo suprido pelo próprio sistema capitalista através do consumo em lazer e entretenimentos, sendo assim, o lazer significa, cada vez mais, consumo, o homem vive para consumir (ARRUDA, 2001). 
A nova divisão internacional do trabalho também apresentou alterações. O novo trabalhador deve estar pronto para aprender e adaptar-se a mudanças, além de ser preciso a alfabetização do ponto de vista digital (BAGGIO, 2000).desta forma, o mundo da tecnologia se torna, mais uma vez, uma forma de exclusão daquele que não tem conhecimentos para usá-la. Mas, para aquele que almeja aprender a utilizar tais tecnologias, o mundo da tecnologia se ajusta como inclusão digital, e tal alfabetização viabilizá a inclusão do indivíduo na sociedade e no meio de trabalho. 
A tecnologia é o agente das transformações e o responsável pela criação de novas linguagens, contribuindo para mudar o ambiente natural, os padrões de trabalho, os padrões de consumo e os padrões de lazer exercendo influência ao homem de maneiras diferenciadas (TARGINO, 1995). 
A transição das tecnologias e das instituições sociais é o reflexo de uma mudança, de uma passagem de um estágio ao outro. As Tecnologias de Informação e Comunicação revolucionaram os séculos XIX e XX, transformando o mundo em uma grande sociedade globalizada (BORGES, 2000). O saber é, atualmente, produzido justamente para ser vendido (CARVALHO, KANISKI, 2000). 
Importância no processo de tomada de decisões
De acordo com CASSARO (2003),uma definição universal, genérico, válido para qualquer sistema físico, material, é o seguinte: sistema é um conjunto de partes e componentes, logicamente estruturados, com o objetivode atender a um dado objetivo”. No campo empresarial, podemos dizer que: “sistema é um conjunto de funções obviamente estruturadas, com o objetivo de atender a determinados objetivos”. Assim, pode-se verificar que toda empresa é um sistema, um grande sistema, um macro-sistema. Pode-se dizer que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outras na medida em que tenha melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoal de alta e média administração, capacitado e motivado a se usar destas informações para as suas tomadas de decisões. 
Segundo CASSARRO (2003) necessário se torna recordar que gerente é a pessoa a quem investimos para que tome decisões, se possível corretas. Quer dizer, o gerente precisa decidir, mesmo com a possibilidade de errar. Tomar decisões definem-se em correr riscos e maiores serão as margens de risco que o gerente corre, quanto mais alto ele estiver na estrutura hierárquica da empresa. Outro fator fundamental a considerar é o que chamados “ciclo das atividades empresariais. Resumidamente, as atividades empresariais seguem o seguinte ciclo: funções estas que apenas podem ser adequadamente cumpridas se tiver coordenação. Além disso, existem áreas, em qualquer empresa, que se orientam basicamente para a execução, por exemplo, compras, produção, vendas, etc. Enquanto outras áreas chamam a si o comando das ações, que é o caso de planejamento e controle. Assim, compreendem-se como sistemas gerenciais de informações aqueles que permitem adequando comando, controle e coordenação do ciclo gerencial. Uma decisão nada mais é do que uma escolha entre alternativas, seguindo a critérios previamente definidos. Estas opções poderão ser os objetivos, os programas ou as políticas em uma atividade de planejamento ou os recursos, estrutura e procedimentos em uma atividade organizacional. 
A tomada de decisões ainda engloba um ciclo e é importante a existência de informações adequadas a cada uma das fases do ciclo.
Abaixo segue o ciclo de tomada de decisões: Muitas vezes poderá ser importante ou mesmo preciso o uso de modelos para a tomada de decisão. Os modelos nos possibilitam simular o que poderia acontecer se determinadas variáveis pudessem a ocorrer. Conforme dito, o controle nada mais é do que a contínua comparação entre os resultados adquiridos e aqueles que eram aguardados, estimulando, se necessário, se aconteça à correção de desvios porventura ocorridos. É de conhecimento de todos a importância das informações, em cada uma das fases do processo de tomadas de decisões. O fato de se poder contar com informações adequadas e precisas é de importância indispensável para o sucesso da empresa e, em conseqüência, do gerente. Todo e qualquer sistema possui dois grandes conjuntos de informações: as operativas e as gerenciais. 
Conforme MAÑAS (2002), as informações e o conhecimento possuem recursos estratégicos essenciais para o sucesso de uma empresa. É necessário a adaptação da empresa no ambiente de grande ou pequena concorrência. O empresário precisa claramente definidos alguns conceitos para poder compartilhar, efetivamente, com os demais recursos humanos da sua empresa e, assim, ter maiores possibilidades de mantê-la por um longo período, bastante competitiva. A integração de informações e conhecimentos. Conceitua-se como sistema de informação sendo o conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias de informação, dos procedimentos e métodos que poderia possibilitar à empresa dispor, no tempo desejado, das informações que precisa para seu funcionamento atual e para sua evolução. De acordo com MAÑAS (2002) a vantagem perante da concorrência, usando a informação e o conhecimento. Quando uma empresa começa a verificar que o número de reclamações de clientes é muito alto, que o seu pessoal não se importa muito pelo seu próprio trabalho, que considera somente a rentabilidade, ela não consegue verificar de maneira abrangente as causas e as conseqüências disto. A informação passou-se em recurso fundamental em qualquer organização. Esta afirmação é feita por diferentes administradores ao avaliarem profundamente essa questão. A estrutura das empresas possuem, então, entre suas principais funções, a ligação produtos-distribuição, ou seja, fazer circular a informação. Resumindo, não existe gerenciamento possível sem informação. 
Na visão de STORPER (1993), se fundamenta-se através de fatores como a tecnologia, instituições e políticas. Economias bem sucedidas são as que tem formas endógenas de produção baseadas em recursos tecnológicos, organizacionais e institucionais específicos de cada região, os quais não constituem simples cópias de uma suposta “melhor prática” desenvolvida nos países centrais. Essas especificidades se traduzem em externalidades hard de tecnologia de produção e das relações insumo-produto e externalidades soft representadas pelas “convenções”: práticas organizacionais e instituições políticas de coordenação das diretrizes econômicas locais. Ambos componentes são dinâmicos, não se apresentam como estoques e sim como trajetórias. A questão importante mora na distinção das atividades propulsoras e sua organização no território local. Atualmente, é possível por duas visões de tendências econômicas: a que está focalizada na produção industrial e a pós-industrial centrada no terciário avançado, com ênfase no modo de produção e no conjunto capital financeiro e serviços ofertados às empresas. 
Avalia-se que através das pesquisas e análises encontradas que a informação é determinante para toda e qualquer organização manter-se aberta e funcionando atendendo todas as necessidades e ordenamentos do mercado globalizado. O processo de decisão baseia-se na quantidade e qualidade das informações colhidas e verificadas sobre o produto ou serviço praticado no mercado. Entre todas as condições adquiridas que determinam as informações na tomada de decisão pelo gestor empresarial está o processo da informação, como a informação é tratada, ordenada e manipulada no mundo empresarial. 
Políticas de Recursos Humanos
Atualmente, o fator humano dentro das empresas um tema frequentemente avaliado, principalmente questões de comportamento e as relações no ambiente corporativo. Colaborando para o bom funcionamento das empresas, as políticas de RH são regras definidas para administrar funções e fazer os colaboradores de uma organização realizam seu papel de forma eficiente, de acordo com os objetivos definidos pela empresa.
As políticas de Recursos Humanos são realizadas por ações, Servem para possibilitar a resolução dos problemas que acabam acontecendo frequentemente no mundo organizacional. Para evitar conflitos dentro deste ambiente, é necessário definir práticas com objetivo de administraros comportamentos internos e potencializar o capital humano, tendo como objetivo selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção das metas da organização.
Porém, as polícias de Recursos Humanos de uma empresa podem variar de acordo com a sua cultura organizacional. Para que o objetivo da empresa tenha possibilidade de ser atingido de forma eficiente, é necessário definir uma competente e eficaz política de RH. Isso precisa investimentos e recomposição integral de conhecimento organizacional tanto operacional quanto gerencial.
Segue algumas políticas adotadas pelas empresas: valorização do potencial humano para gerar ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuir e se comprometer com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais; salário condizente com o que o mercado oferece; bonificação por performance; progressão na carreira; remuneração nos padrões do mercado; benefícios educacionais; assistência médica; treinamentos de capacitação; promoção de cargos; dar feedbacks com freqüência; promoção de desafios. 
Por se definir como um processo validado e muito usado por profissionais da área de RH, o coaching favorece os relacionamentos interpessoais dentro das empresas, trabalhando o fator humano como o principal recurso para o sucesso organizacional.
Grupos 
Conforme Maximiano (2009), toda organização constitui-se de um grupo de pessoas. “Um grupo é um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que compartilha alguma característica”. 
De acordo com Maximiano (2009) e Oliveira (2006), nas organizações os grupos são classificados em duas categorias: formais e informais. 
Grupos Formais: os grupos formais são aqueles elaborados pela administração para equipar as unidades de trabalho, ou seja, são grupos que mostram um grau de hierarquia previamente planejada e representada no organograma da organização. 
Maximiano (2009) e Carvalho & Serafim (1995) mostram que os principais tipos de grupos formais são: 
- Grupos permanentes: estes grupos são permanentes na empresa, e seus membros desempenham funções nas áreas de recursos humanos, financeira, compras ou outras áreas permanentes da organização. 
- Grupos temporários: são grupos destinados para realização de uma tarefa que durará apenas determinado tempo. 
Grupos Informais: os grupos informais são aqueles que aparecem das relações sociais entre os membros da organização de forma espontânea e, portanto não tem uma representação formal. Nesses grupos não existem chefes, mas sim líderes. 
Já segundo Carvalho e Serafim (1995) os grupos informais podem ser classificados em: 
- Grupos informais horizontais: formados por membros pertencentes à mesma categoria profissional ou em categorias próximas, que trabalham no mesmo ambiente físico. 
- Grupos informais verticais: formados por membros pertencentes a diferentes níveis dentro da organização. Estes grupos são formados devido à necessidade que seus integrantes têm uns dos outros para a realização de suas tarefas. 
- Grupos informais mistos: formados por membros de categorias profissionais, áreas de atuação e ambiente de trabalho diferentes. Estes grupos surgem para atendem interesses comuns entre seus membros que a estrutura formal não consegue suprir.
Segundo Oliveira (2006), os grupos informais mostram algumas vantagens: maior rapidez no processo decisório, menor distorção de informações, auxiliam na motivação e integração das pessoas na organização. Por outro lado, ele dificulta o controle das atividades por parte do grupo formal, além de estar sujeita a atritos mais facilmente. 
Elementos da Cultura Organizacional 
Os princípios da cultura organizacional é formado por crenças, valores éticos e morais, é composta por oito elementos que por meio da cultura, definem como a organização se expressa e se comporta.
Abaixo segue alguns desses princípios: 
- Valores: mostram o comportamento da organização, montando a essência da empresa. Devem ser utilizado de maneira estratégica a fim de atingir os resultados. Os valores são gerados muitas vezes pelos fundadores da organização e podem ser exemplos de valores organizacionais  transparência, credibilidade, criatividade, entre outros.
- Crenças: estão ligadas com a percepção entre a organização e seus funcionários, produto, clientes. É o que a empresa aceita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização. Eles se estão presentes de uma forma implícita sem ser clara e objetiva. 
- Ritos, rituais e cerimônias: são as atividades sequenciais que acontecem dentro das organizações com objetivos específicos, gerando uma cultura mais visível e reforçando os principais valores da organização. Trabalham com o imaginário das pessoas, motivam os funcionários e também reduzem os conflitos. 
- Estórias e mitos: são contos sobre os fatos que aconteceram na organização, podendo ser verdadeiros ou não. Geralmente, as estórias são definidas em fatos reais e mostram como se devem resolver os problemas e como as decisões devem ser tomadas. Já os mitos, podem existir uma realidade distorcida sem uma sustentação de algum fato ocorrido.
- Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação.
- Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno. Um exemplo bastante visto como um tabu nas organizações é o namoro entre colegas de trabalho, que muitas vezes é proibido. 
- Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.
- Comunicação: Como ultimo elemento da cultura organizacional, a comunicação é muito importante, pois se baseia na troca de informações e pode ser tanto informal, por meio de conversas, como formal, por meio de entrevistas e reuniões.
Pesquisa Organizacional
A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é um instrumento cada vez mais usado pelos profissionais de RH, pois com estes recursos é possível identificar os pontos fortes e aqueles que necessitam ser melhorados nas organizações. Porém, alguns profissionais questionam-se quais os indicadores que devem ser trabalhados nas questões mostradas aos colaboradores. Mostra-se assim, sugestões de temas importantes para serem tratados em uma PCO. Vale salientar que cada organização escolherá os que atenderem suas necessidades e sua realidade: comunicação interna; Feedback; transparência nos processos corporativos; relacionamento com o gestor; Integração empresa-colaborador; imagem institucional / Orgulho em fazer parte da empresa; integração entre departamentos; espírito de equipe / camaradagem; imparcialidade; condições do ambiente de trabalho (limpeza e organização); Remuneração e benefícios; carga horária; recrutamento interno / oportunidade de ascensão profissional; oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional; valorização / reconhecimento profissional; estímulo à criatividade; empregabilidade; Segurança no Trabalho; qualidade de Vida no Trabalho / bem-estar e Diversidade interna.
Estilos de liderança
Existem várias teorias sobre os estilos de liderança, abaixo segue algumas características relacionadas aos estilos de liderança autocrática, democrática e liberal: 
- Autocrática: apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; o líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; o líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; o líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
- Democrática: as diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder; o próprio grupo esboça as providênciase as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates; a divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho; o líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas; o líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 
- Liberal: há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder; a participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder; o líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos; o líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado. 
Geralmente os líderes usam de poder, influência e autoridade para conseguirem fazer que as pessoas ou até mesmo grupos a façam as atividades conforme seu desejo ou necessidade.
Porém o mais importante para que se desenvolva a liderança é que o indivíduo possua conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo, pois assim com certeza seu poder de persuasão será ainda maior.
Conforme CHIAVENATO (2006) "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar".
Restaurante 2001
A pesquisa foi desenvolvida no Restaurante 2001 localizado no município de Cruz Alta/RS, o restaurante teve fundação no ano de 2007 e desde então vem registrando um ótimo crescimento e a ampliação do negócio é realizada constantemente, empresa de médio porte conta com uma equipe de 40 funcionários. O Restaurante 2001 realiza atendimento ao meio-dia através de Buffet e a noite com pedidos.
A aplicabilidade dentro da organização é da teoria Clássica de Fayol onde a empresa conta com equipe de contabilidade, financeira e Recursos Humanos. O gerente considera que atualmente para manter-se no mercado de trabalho a empresa precisa planejar, controlar, coordenar e monitorar. Estes são fundamentais instrumentos para o sucesso das organizações.
Na questão das habilidades e competências do gestor, verificou-se que o mesmo possui características das três competências essenciais que são elas conhecimento, perspectiva e atitude e, quando o assunto são as habilidades administrativas o gestor avalia que estes aspectos devem caminhar juntos para que a empresa alcance o sucesso, ou seja, o gestor deve dominar a área de atuação isso adquirindo conhecimento, pesquisando e investigando sobre seu ramo e em termos de habilidades o mesmo avalia que para não basta apenas ter o domínio do conhecimento pois o mesmo tem que ter em mente que precisa desenvolver as três habilidades, técnicas, conceituais e humanas, ou seja, saber aplicar os conceitos nas técnicas e saber também repassar aos seus colaboradores as metas e intuições da empresa.
Na questão de comunicação dentro da empresa é aplicada a comunicação formal e informal dentro da mesma, informações como reuniões, calendário da empresa já que possui horários diferenciados com atendimento a noites e finais de semana, desta forma as escalas de trabalho e folga, são enviadas por e-mail. E, infelizmente informal pois praticamente em todos os estabelecimentos acontece de existirem boatos e o comum vazamento de informações importante, porém o gerente diz que possui um amplo cuidado para que isso não aconteça dentro da empresa.
Em relação a comunicação em contato com seu meio externo, o gestor avalia que sim, pois acredita que no ramo que está atuando sem esta comunicação dificilmente a empresa iria atingir o sucesso, ou seja, o mesmo considera este um dos pontos chaves para o desenvolvimento de sua organização e, sempre está cobrando e orientando seus colaboradores sobre o assunto. 
No assunto sobre integração entre os setores o mesmo avalia que isso acontece pois os funcionários convivem um período muito grande dentro da organização e o mesmo avalia que, além de ser importante existir esta integração deixando claro que todos são importantes dentro da empresa a mesma ainda avalia que se não tivesse esta integração afetaria no atendimento aos clientes e, estes são os mais importantes em vista que se trata de atendimento ao público e também envolve a parte da alimentação da comunidade que é considerado um assunto que exige atenção redobrada tanto em atendimento como em qualidade dos seus serviços.
O gestor considera que a tecnologia influencia praticamente 100% das empresas atuais e que estão se mantendo modernas no mundo atual, ou seja, considera também que o processo de comunicação é influenciado por esta tecnologia. O processo de comunicação da empresa é realizada através de e-mails, registros em sistemas intranet e internet com página da empresa, estes são os principais meios de comunicação com o uso de tecnologia dentro da empresa.
No processo de tomada de decisões a empresa busca tomar-se de todas as informações que podem vir a influenciar ou que oportunize a empresa a alguma inovação buscando sempre melhor atender seu cliente, ou seja, o gerente conta que tem muita atenção a todas as tendências do mercado, seja um novo cardápio, um rodízio diferenciado entre outras oportunidades e, o mesmo considera que somente através da informação e pesquisa é que se consegue verificar as tendências e exigências dos seus clientes e da comunidade em geral.
Os cargos e setor existentes dentro da organização são: gerência, assistente administrativo-financeiro que executam as tarefas de gestão de pessoas, financeiro, após seguem os cargos de garçom, cozinheira e auxiliares e faxineira, vale a pena ressaltar que a empresa busca sempre viabilizar o crescimento do colaborador dentro da empresa sendo assim, quando acontece uma oportunidade realiza primeiramente um recrutamento interno para preenchimento da vaga somente após caso o colaborador não alcance as expectativas da empresa é que se efetua o recrutamento externo.
As políticas de recursos humanas ofertadas pela organização são bonificações de melhor atendente, desempenho do funcionário, premiação pelo funcionário que não registrou nenhuma falta no período de 3 meses sem justificativa, plano de saúde, progressão na carreira e treinamento de capacitação. Na organização existem grupos informais de trabalho pois a empresa pensa da maneira que os gestores não devem ser vistos como chefes mas sim como uma pessoa que está presente para auxiliar na tomada de decisões e com visão aberta para novas opiniões para aqueles funcionários que estão atrás do mesmo objetivo, ou seja do sucesso da organização. O mesmo ressalta ainda que atualmente as empresas precisam avaliar desta maneira a questão de gerência com colaboradores pois entende que os colaboradores podem conhecer uns diferenciais que estão do alcance e visão deles e que o gestor por ter inúmeras questões a resolver não esteja visualizando.
Na questão da cultura organizacional gestor compreende que no Restaurante aplica os valores, crenças, comunicação e normas. Entende-se que as empresas precisam aplicar estes processos dentro da empresa para ser visualizada com respeito e motivando os colaboradores da organização, mantendo valores para adquirir a credibilidade e fidelidade dos seus clientes.
Existem vários fatores da pesquisa organizacional aplicado dentro do Restaurante 2001 entre os considerados mais importantes são: feedback, orgulho em fazer parte da empresa, integração entre os departamentos, espírito de equipe, remuneração e benefícios, recrutamento interno, oportunidade de desenvolvimentoe crescimento profissional entre outros, porém o gestor cita que estes ele os considera como principais.
O estilo de liderança aplicado da organização que o Restaurante 2001 encaixa-se é o democrático, pois verificou-se que o líder pensa que é preciso deixar os colaboradores formarem seus grupos para dividir as tarefas e deixando um encarregado para coordenar e o mesmo somente monitora essas ações.
CONCLUSÃO
O presente trabalho foi de suma importância pois além dos conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre letivo pode-se aplicar a teoria com a prática realizando uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa.
As empresas além da sua rentabilidade possuem diversos processos da organização que precisam ser bem avaliados e merecem uma atenção especial. 
Atualmente, todo empreendedor sabe que manter-se no mercado de trabalho precisa preocupar-se com seus colaboradores como questões motivacionais para que os mesmos desenvolvam suas atividades com entusiasmo e comprometimento.
Desta forma, o gerente do Restaurante 2001 colocou algumas questões que vimos no desenvolvimento do trabalho principalmente nas políticas de recursos humanos onde a mesma utiliza vários instrumentos para satisfazer os seus colaboradores.
Com o desenvolvimento do presente trabalho também pode-se verificar que a comunicação é muito importante dentro das organizações pois é um fator que poderá comprometer a visão da empresa perante seu ambiente externo e, não deixando de fora o ambiente interno também que deve estar motivado e bem informado para alcançar as metas da empresa.
Por fim, também não menos importante o estilo de liderança é fundamental para a organização, principalmente no mercado atual, pois além dos líderes precisarem ter um comportamento diferenciado precisam fazer com que seus colaboradores desenvolvam a atividade com eficiência e eficácia.
REFERÊNCIAS
ASSARRO, Antonio Carlos. Sistemas de Informações para Tomada de decisões. 3ª edição, São Paulo: Pioneira Thomson Learning 2003.
CARVALHO, A. V de & SERAFIM, O. C. G. Administração de Recursos Humanos. 2 ed. São Paulo: Pioneira,1995. 
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books, 1993.
MAÑAS, Antonio Vico. Administração de Sistemas e Informações. São Paulo: Érica, 1999. 
MAXIMIANO, A.C. A. Fundamentos de Administração . 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
MAXIMIANO, A.C. A. Além da Hierarquia: como implantar estratégias participativas para administrar a empresa enxuta.São Paulo: Atlas, 1995. 
MEIRELES, Manuel. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003.
NASSAR, Paulo. Comunicação Interna � A força das empresas. Aberje Editorial, São Paulo, 2003.
OLIVERIA, D. P R. Sistemas, Organizações e Métodos: uma abordagem gerencial. 
16ed. São Paulo:Atlas, 2006 
POSSI, Marcus. Gerenciamento projetos guia do profissional: aspectos humanos e interpessoais. Volume 2. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. 
STORPER, Michael. Desenvolvimento territorial na economia global do aprendizado: o desafio dos países em desenvolvimento. In: RIBEIRO, Luiz César de Queiroz (Org.). Globalização, fragmentação e reforma urbana: o futuro das cidades brasileiras na crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. 
Watanabe, C. (2009, 19 de Setembro). Comunicação Formal e Informal. (texto colocado no Blog rpjr.blogspot.com) enviado para http://rpjr.blogspot.com/2009/ 09/comunicacao-formal-e-informal.html. Acedido em 26 de Outubro de 2009.
BORGES, Maria Alice Guimarães. A compreensão da sociedade da informação. Brasília, v. 29, n. 3, p. 25-32, set./dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a03v29n3.pdf>. Acesso em: 19 abril 2008. 
CARVALHO, Isabel Cristina Louzada; KANISKI, Ana Lúcia. A sociedade do conhecimento e acesso à informação: para que e para quem? Brasília, v. 29, n. 3, p. 33-39, set./dez. 2000. 
Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a04v29n3.pdf>. Acesso em: 19 abril 2008. 
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. 6 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. p. 275-277. KOHLS, 
Volnei Krause. O reflexo da sociedade em rede nas organizações: a tecnologia da informação, a felixibilização e a descentralização concentradora (de poder e riqueza). REAd – Edição 12 Vol. 5 No. 4 , Nov-Dez de 1999. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_293.pdf>. Acesso em: 19 abril de 2008. 
TARGINO, Maria das Graças. Novas tecnologias de comunicação: mitos, ritos ou ditos? 
Ciência da Informação - Vol 24, número 2, 1995 – Artigos. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/viewarticle.php?id=601> . Acesso em: 12 abril 2008. 
trabalho de produção textual em grupo
Trabalho de produção textual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; Comportamento Organizacional.
Orientador: Prof. Milene Rocha Lourenço 
		Prof. João Paulo Leite Barbosa
		Prof. Atonio Lemes Guerra Junior
		Prof. Ednéia de Cássia Santos Pinho
		Prof. Antonio Lemes Guerra Junior
		Prof. Wilson Sanches
		Prof. Maria Carolina de Araújo Antonio
		Prof. Claudiney José de Souza
		Prof. Shirley Heritt
Cruz Alta
2016
CATIANA SCAPIN FACCO
FABIANE FRANCISCA PINTON
GREICE DOS SANTOS AGERTT
JÉSSICA BEIERSBORS BUCHWLITZ
LETICIA DOS SANTOS KRINSKI
Cruz Alta
2016
CATIANA SCAPIN FACCO
FABIANE FRANCISCA PINTON
GREICE DOS SANTOS AGERTT
JÉSSICA BEIERSBORS BUCHWLITZ
LETICIA DOS SANTOS KRINSKI
Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em administração
trabalho de produção textual em grupo

Continue navegando