Buscar

Socialização Oficial de Vivência Educativas -Introdução

Prévia do material em texto

Socialização 
Nome do Tutor (a) Alice Ribeiro Ferreira 
Nome dos alunos (as) Dafhine Macionilio Nunes Maciel 
Ediene Mary de Souza Pinto
Franciele de Cassia Batista Felix do Nascimento
Juliana Almeida Lima 
Raquel Fabiana Souto Teles Leal
1
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.
Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos.
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros.
Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas.
Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar 
e contribuir para o crescimento dos nossos alunos.
Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio.
Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto.
Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
3
TEMA PRINCIPAL DO SEMINÁRIO:
 Vivências Educativas! 
 TÍTULO DO TRABALHO: 
Como tornar as aulas mais atraentes!
RESUMO
 
A escola não deve ser apenas uma transmissora de conhecimentos, deve oferecer ambientes estimuladores, como materiais e métodos satisfatório, tornando, assim, o espaço um instrumento essencial para uma boa qualidade de ensino. Dentre elas, as atividades lúdicas, a tecnologia em geral e a criatividade do professor nas aulas, como também a relação afetiva entre o professor e aluno, onde propiciam o desenvolvimento positivo da criança, assegurando-lhe condições mais corretas para aprimorar suas competências.
Diante disso, resume-se nesta prática que a tecnologia é parte integrante da realidade atual e no âmbito da educação, isso não é diferente, pois pesquisas recentes demonstram que a utilização de métodos tecnológicos tem influenciado positivamente o cotidiano de professores e alunos.
INTRODUÇÃO
 
Temos como objetivo ao realizarmos este estudo, compreender quais práticas educativas desenvolvidas em sala de aula, tornam o aprendizado mais significativo, prazeroso e criativo. Permitindo que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira atraente e estimulante.
INTRODUÇÃO
 
Entender o papel do professor, como estimulador da criatividade e como a relação de afeto é indispensável neste processo. 
E quais as contribuições : da ludicidade e das tecnologias digitais. 
Para que o aluno deixe de ser um receptor de conteúdo, e se torne um investigador, participante e atuante.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
De acordo com as competências da BNCC - Base Nacional Comum Curricular uma delas é:
Compreender, utilizar, e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma critica significativo, reflexiva e ética nas diversas praticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2018,p.9).
 
“O lúdico deve permear os processos educativos que ocorrem ao longo de toda a educação básica. Particularmente, os anos iniciais do ensino fundamental se revestem de importância ainda maior, por ser um período no qual se realiza a transição da educação infantil [...]”(SARAMENTO e col OLIVEIRA,2021 p.127).
	A importância de usar a ludicidade na educação infantil é as habilidades que estas crianças irão desenvolver que são elas: os cognitivos, socioafetivas, psicomotoras entre outras, uma aula cheia de lúdico, prender a atenção dos pequenos, fazendo com que eles tenham interação na aula.
Contudo não tem como ir para sala de aula sem um bom planejamento e não tem como planejar sem conhecimento. 
 	 Segundo Antunes (2008) quando o professor sabe eleger um elenco de aprendizagem, seu trabalho fica mais fácil, e os interesses dos alunos pelas aulas, ganham uma dimensão de excelência, e tudo isso pela missão de amar o que se faz e compreender a quem se faz.
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Explorando o morango
 
Fonte: facebook território de aprendizagem na primeira infância 25/03/2023 link:https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02AgVmpYhyZHEYefi4HDAzcCcy4SY52GJf6UqqMEXYmBtuNLR98kLZMSAMtRNq8oNNl&id=100080045284142&mibextid=Nif5oz
 
A ludicidade, criatividade, o preparo do espaço físico, tornou o ambiente rico e prazeroso para que aquelas crianças que fossem participar dessa brincadeira despertassem o desejo de querer brincar, explorar o espaço e até mesmo usar sua criatividade. 
 
METODOLOGIA
 
Na construção deste artigo científico nos propusemos em como tornar as aulas mais atrativas. Nesse sentido fazer-se compreender no que se refere a esse processo. Em busca da construção do conhecimento a cerca do tema, analisamos e exploramos fontes reconhecidas no meio científico que nos respaldasse do entendimento da referida temática a fim de um melhor embasamento a respeito da temática deste estudo, tais como: análise de conteúdos de produções científicas, revistas, artigos, resumos, vídeos, matérias informais, reflexões de autores.
Exploramos também, alguns livros tais como: Tecnologias digitais na educação, Professores e Professauros e Provocações da sala de aula.
A partir desta compreensão, buscamos de modo sucinto, demonstrar como o processo de tornar as aulas mais atraentes está sendo utilizado nas escolas, aplicando a usabilidade de seus materiais e os métodos usados neste espaço. Contudo, confirma-se a necessidade da implantação de métodos que auxiliem na execução correta desta vivência, sendo o meio físico, um contribuinte para o desenvolvimento da autonomia, capacidade, sensibilidade, o experimentar, o descobrir e o criar deste discente.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
Descreva aqui quais foram os resultados alcançados com sua pesquisa.
CONCLUSÕES
 
Descreva aqui quais foram suas conclusões com a pesquisa.
Atenção acadêmico: RESULTADOS E DISCUSSÕES não é a mesma coisa que CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
 
Liste aqui todas as REFERÊNCIAS utilizadas no seu trabalho
Lembre – se: Elas devem estar em ordem alfabética

Mais conteúdos dessa disciplina