Buscar

N3 - DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação discursiva – DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1- Formar-se professor envolve uma gama de saberes. A sala de aula é um universo complexo; cada uma analisada em sua singularidade. Planejar uma aula, portanto, requer múltiplos olhares. Um desses itens a ser considerado é o método. Disserte sobre o que são metodologias de ensino e o que envolve a escolha do método a ser empregado.
R. – A Metodologia pode ser definida como o caminho e/ou o direcionamento para que se possa realizar determinado trabalho e este caminho/direcionamento se constitui como um dos elementos preponderantes de todo o processo para que o trabalho em tela alcance, de fato, os objetivos que foram, previamente, delimitados. No ambiente educacional, é entendida como o campo que versa sobre a forma como o conhecimento é produzido durante o processo de ensino e aprendizagem nas relações didático-pedagógicas que se efetivam na relação professor-aluno e aluno-professor. Nesse sentido, o termo metodologia, quando utilizado na área da educação, depreende todos os mecanismos que os educadores lançam mão para que o processo de produção de conhecimento, por parte dos aprendentes, materialize-se no campo da sala de aula. 
No que se refere à escolha de um método a ser utilizado, constata-se que se faz necessário ter ciência da missão, da visão, dos valores defendidos pela escola que o docente está vinculado e que necessitam, de certa maneira, fazer parte do processo de formação dos alunos, uma vez que esses elementos são fundantes no documento curricular da instituição e refletem a realidade social, cultural, histórica em que esta está inserida. Outro fator preponderante que irá nortear o docente na escolha de seu método de ensino é constituído pelas bases filosóficas que permearam a sua preparação acadêmica, bem como os momentos de formação em serviço, os conhecidos momentos de formação continuada que são extremamente importantes para que haja um alinhamento didático-pedagógico entre todos os elos que compõem o ambiente educacional, buscando direcionar o trabalho, sempre, para aquilo que se acredita ser o melhor, o mais adequado para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
2- A escola e seus agentes pedagógicos devem, sempre que possível, reunir, discutir e planejar a escola como um todo. Esses aspectos envolvem pensar na realidade social, no tempo vivido, nas competências necessárias, entre inúmeros outros aspectos que devem fazer parte das discussões de planejamento. Um dos itens a ser discutido, certamente, é o currículo. A partir disso, disserte sobre o currículo e a relevância de ser discutido no interior da escola.
	R.- A discussão sobre currículo, embora permeada por uma série de especificidades, deve ter como ponto inicial a reflexão sobre a sua relação com o meio social, uma vez que o conhecimento que será produzido no ambiente escolar é proveniente dos saberes socialmente construídos e historicamente acumulados. Dessa forma, estando ligada diretamente à sociedade, a proposta curricular se constitui como um elemento mutável que, por isso, necessita ser revista pela comunidade escolar e adequada aos novos contextos impostos pela conjuntura social vivenciada em cada momento histórico. Vale salientar que a reflexão sobre o currículo envolve pensar e repensar, de maneira permanente e constante, todos os elos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem: o quê; como; por quê; para quê; onde; está sendo ensinado e está se aprendendo? Para finalizar, salienta-se que as discussões sobre o currículo devem ser promovidas coletivamente, fomentando a aproximação entre as diferentes áreas do conhecimento, já que, fora da sala de aula, na sociedade, os saberes não se processam de maneira fragmentada.

Continue navegando