Buscar

Gestão e competitividade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão e competitividade II
1. March e Simon desenvolveram o modelo administrativo de tomada de decisão para explicar por que a tomada de decisão sempre é um processo de natureza incerta e arriscada – e por que os gestores raramente podem tomar decisões da maneira prescrita pelo modelo clássico. O modelo administrativo, na visão dos autores, se baseia em três importantes conceitos. Quais são eles?
Você acertou!
B. Racionalidade limitada, informações incompletas e solução satisfatória.
Os autores argumentam que as limitações da inteligência humana restringem a capacidade de determinar a decisão ótima; portanto, a racionalidade mencionada no modelo administrativo é limitada. Mesmo que os administradores tivessem a capacidade ilimitada de avaliar informações, ainda assim não seriam capazes de chegar à decisão ótima, pois teriam informações incompletas. Assim, como os administradores não tentam descobrir todas as alternativas em face dos fatores mencionados, eles adotam uma estratégia conhecida como "solução satisfatória", que explora uma amostra limitada de todas as possíveis alternativas.
2. O tipo de decisão racional é considerado comum no ambiente organizacional, pelo fato de os tomadores de decisão utilizarem a lógica, um olhar analítico e uma avaliação racional sob as opções possíveis. O que buscam os tomadores de decisões que optam por esse modelo de decisão?
Você acertou!
E. Fazer escolhas consistentes para geração máxima de valor dentro das possibilidades.
Escolhas consistentes que buscam a geração máxima de valor são características da tomada de decisões racional. Portanto, não há como afirmar que uma decisão foi tomada racionalmente sem o acesso às informações necessárias. Igualmente, a presença de pessoas mais sentimentais na equipe não assegura opções mais racionais de decisão. É importante frisar que as decisões racionais buscam obter os melhores resultados possíveis e, portanto, não apenas os resultados medianos. Por fim, o sentido humano e percepcional não é característico de uma tomada de decisões racional.
3. No processo decisório, um dos fatores que podem provocar dificuldades para a tomada de decisão racional é a incerteza, uma vez que a maior parte das decisões no ambiente organizacional é tomada com base em algum tipo de previsão – o que por si só produz incertezas no processo decisório, somadas à insuficiência de informações. Acerca da incerteza no ambiente decisório, com base nas assertivas a seguir, escolha a alternativa correta.
Você acertou!
D. A incerteza ambiental significa que os gestores não dispõem de informações suficientes sobre o ambiente para compreender ou prever o futuro.
Tendo em vista que as informações são um ponto-chave para tomar as decisões mais acertadas e, assim, ser mais competitivo no mercado, a incerteza se refere à escassez de informações. É importante frisar que a incerteza não decorre da mão de obra não qualificada e da falta de qualidade das matérias-primas; ela decorre da complexidade e do dinamismo do mundo dos negócios. Igualmente, com relação ao planejamento, este é requisito de gestão, não sendo adequado gerir uma organização sem devidamente planejar as suas ações. Em se tratando da correlação entre a incerteza e a existência de concorrentes no mercado, é importante frisar que a incerteza se refere à falta de informações sobre o ambiente, não estando somente relacionada à presença e às ações dos concorrentes. 
4. A pesquisa de mercado é um elemento importante do processo decisório, por ser um meio de obtenção de informações que subsidiem a tomada de decisões organizacional. É por meio da pesquisa de mercado que se pode conhecer e monitorar o comportamento do consumidor e do concorrente, por exemplo.
Assim, com relação às pesquisas de mercado, verifique as afirmativas a seguir:
I. Quanto mais informações se tem sobre um mercado, maiores são as chances de encontrar oportunidades. Por isso, é fundamental realizar pesquisas com consumidores, testar produtos em novos mercados e até utilizar pesquisas mais focadas para entender qual é a percepção dos consumidores sobre um serviço ou produto.
II. Todas as organizações podem encontrar oportunidades em muitos mercados, que exigem estudos e pesquisas mais profundas do que simplesmente achar que é possível ofertar seu produto ou serviço naquele local.
III. As pesquisas de mercado são um dos métodos mais completos de avaliação. Requerem entrevistas entre um especialista em avaliação e os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
IV. Os estudos permitem encontrar referências históricas, saber o que os concorrentes já fizeram e o que, por falta de conhecimento, não deu certo, quais produtos são desejados pelos clientes e até mesmo definir a comunicação que será utilizada, visando a dar ao consumidor a compreensão do que se oferta naquele mercado.
V. É por meio da pesquisa e da análise do mercado que será possível identificar as necessidades e os desejos ainda não atendidos dos potenciais clientes, ajustar as premissas nas quais o negócio está baseado e tomar decisões sobre estratégias de distribuição e precificação.
Está correto o que se afirma em:
Você acertou!
C. I, II, IV e V.
A definição que concebe a pesquisa de mercado como um método completo de avaliação não é adequada, pelo fato de esta não ser a definição de pesquisa de mercado, e sim de uma avaliação de desempenho dos funcionários. Sobre o volume de informações do mercado, tendo em vista que o consumidor sempre estará disposto a receber o melhor, quanto mais se conhece os consumidores potenciais, melhor será o entendimento do mercado e o relacionamento com eles. Acerca das oportunidades em muitos mercados, o que determinará a atuação de uma empresa é o conhecimento acerca do ambiente, se é favorável ou não. Sobre as referências históricas, é importante frisar que os estudos e as pesquisas de mercado são fundamentais na condução de um negócio. No que diz respeito a identificar as necessidades e os desejos de potenciais clientes, a pesquisa de mercado é o processo de coleta e análise de informações que ajuda o empreendedor na tomada de decisões estratégicas. Mesmo se a empresa ainda não está formada, a pesquisa e a análise de mercado são ferramentas muito úteis para o planejamento das ações empresariais.
5. O processo decisório é o meio pelo qual uma organização estrutura um conjunto de estratégias e ações com o objetivo de tomar decisões assertivas, alinhadas com o planejamento organizacional. Assim, mais do que experiência na área de atuação e domínio sobre os negócios, é preciso ter clareza com relação às etapas do processo decisório. Com base nas alternativas a seguir, identifique aquela que constitui uma das etapas do processo decisório gerencial:
I. Levantamento e análise das alternativas de decisão.
II. Reconhecimento da necessidade de tomar uma decisão.
III. Comunicação instantânea da decisão tomada aos funcionários da empresa.
IV. Implementação da decisão tomada.
V. Feedback e aprendizado decorrente da decisão tomada.
Você acertou!
C. I, III, IV e V.
Formalmente, não faz parte do processo decisório gerencial o reconhecimento da necessidade de tomar uma decisão, tendo em vista que nem todas as ações gerenciais são prontamente comunicadas a todos os membros da organização. No que diz respeito ao levantamento e à análise das alternativas de decisão, esses são fatores fundamentais no processo decisório. Da mesma forma, no que diz respeito à comunicação, esta é considerada o primeiro passo do processo decisório gerencial. Em se tratando da implementação da alternativa a ser seguida, esta também é uma das etapas do processo decisório gerencial. Por fim, o aprendizado após o feedback da decisão tomada é um fator muito importante do processo decisório, pois a partir dele podemos refletir e pensar em novas alternativas.

Continue navegando