Buscar

aeco missael 7 periodp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADI 1625
a) descrever detalhadamente o seu objeto de discussão
· Recentemente o STF retomou o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade 1625 que tramita desde de 1997. O que se discute através dessa ADI é a impossibilidade do término da relação de trabalho por iniciativa do empregador, sem que exista uma causa justificada, ou seja, que não exista um motivo. Essa justificativa deverá estar relacionada com a capacidade ou comportamento do trabalhador, bem como poderá estar baseada nas necessidades da empresa.
Assim, prevendo alguns procedimentos que deverão ser adotados pelos empregadores antes que ocorra o término do contrato de trabalho, dentro dos tais procedimentos, a impossibilidade de terminar a relação de trabalho por motivos relacionados com o comportamento ou desempenho do empregado, sem antes dar ao trabalhador a possibilidade de se defender das acusações feitas contra ele. Mesmo que o trabalhador considerar injustificado o término do contrato de trabalho, terá o direito de recorrer contra o empregado perante a um tribunal do trabalho.
b) informar em que fase se encontra o seu julgamento perante o Supremo
Diante do Supremo Federal, esse julgamento se encontra na fase de suspensão.
C) qual (ou quais) as consequências de sua procedência para o direito do trabalho e para as relações de emprego no Brasil.
De acordo com essa convenção, se for aprovada ficará muito mais burocrático, mais custoso para a empresa dispensar o empregado, pois a empresa agora terá que passar por um departamento jurídico, terá que redigir uma justificativa, onde na convenção diz: que essa justificativa terá que ser apreciada por uma organização independente. Se o STF aprovar essa convenção 158 a dispensa sem justa causa para o empregado, terá uma mudança significativa, não terá as mesmas verbas rescisórias como nos dias atuais. A parte mais fraca da relação de trabalhado será bastante prejudicada, pois as verbas rescisórias são a sua garantia do seu tempo de serviço.
O(A) aluno(a), ao final, deve se manifestar criticamente sobre o assunto.
A ADI 1625, trouxe informações relevantes para a relação de empregado e empregador, além de terem um custo para justificar a dispensa do empregado, acredito que geraria um aumento da demanda do poder judiciário, que o empregado poderá questionar a sua justificativa de dispensa. Ficará ruim para empresário e péssimo pro empregado: que poderá ficar preso à uma empresa ruim, sem receber a indenização pelo tempo de serviço, e a empresa também pode ficar atrelada a um péssimo funcionário com uma péssima relação empregado/empregador. Para a CLT , em seu artigo 477 sem um justo motivo para tal ato garantida ao empregado uma série de direitos rescisórios, à título de indenização pela despedida, conforme prevê o art. 477 da legislação trabalhista brasileira:
Há um incentivo a informalidade

Outros materiais