Buscar

SISTEMAS PROCESSUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS PROCESSUAIS
Os sistemas processuais penais são métodos de pacificação social pelos quais várias comunidades, em diferentes lugares e momento da história resolviam seus problemas penais. Podemos ilustrar os tipos de sistemas processuais: sistema inquisitório, acusatório e o sistema misto.
O Sistema inquisitório, teve início no século XII, sendo como um sistema ditatoriais. A concentração de poderes em uma só pessoa, a função de acusar, defender e julgar estavam nas “mãos” do juiz inquisidor. É um juiz completamente parcial, nesta modalidade não existe o contraditório, é formada pela verdade real, a busca concreta, a gestão da prova era feita pelo próprio magistrado, sistema sigiloso e escrito. O acusado é um mero objeto do processo, não sendo considerado sujeito de direitos.
O Sistema acusatório, tem como característica a existência de partes distintas, tendo a função de acusar e a outra de defender, cabendo ao juiz apenas julgar. Aqui a figura do juiz é imparcial, os poderes são separados. O sistema de acusatório opta pela a busca da verdade, a gestão das provas é feita pelas partes, o juiz é inerte, não haja de ofício, a partes precisam de provocar. Vigora a publicidade, oralidade no julgamento. Direitos fundamentais como a observância e a ampla defesa.
Sistema Misto, chamado de sistema Francês, é a junção do sistema acusatório e o sistema inquisitório. Sendo a primeira fase inquisitorial e a segunda fase acusatória. Sendo a primeira fase sem publicidade e ampla defesa, com uma instrução escrita e secreta, sem acusação e contraditório. A segunda fase (acusatório), o órgão público (Mistério Público) apresenta a acusação, o réu se defende e o juiz julga.
Em regra geral, podemos afirmar que o sistema que o Brasil adota o sistema acusatório, pois a função de acusar, defender e julgar são exercidas por órgãos autônomos e independentes. O pacote de anticrime (lei 13.964/2019) acrescentou o artigo 3° A do CPP prevendo expressamente o sistema acusatório.
Por fim, expressando a minha opinião, sou de acordo com o sistema acusatório que vigora no Brasil, a sua base diz a respeito a observância da garantia constitucional do processo, pois há uma separação de funções, como trata o ART 5° inciso LIV da Constituição Federal 1988.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
LISBOA, Rafael. SISTEMAS PROCESSUAIS PENAIS - Acusatório, Inquisitório, Misto.Youtube.02. abril. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OsKvsrWS5EU&ab_channel=SimplificandoDireitoPenal. Acesso em 19 ago.2022

Continue navegando