Buscar

Situação Problema 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Situação Problema 1
Doença Infectocontagiosa – Meningite
É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas.  Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. É importante pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a um dano no cérebro mais grave deixando sequelas. Para isso é necessário realizar exames para confirmar a meningite.
Sintomas
Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas. O paciente necessita receber o antibiótico o mais rápido possível. As meningites causadas por vírus são as mais frequentes. Em geral é de menor gravidade, embora alguns vírus apresentem casos graves, por vezes fatais. Normalmente evolui em 5 a 10 dias para a cura. Raramente deixam sequelas.
Exames para detectar a doença
É feita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório faz a análise das amostras para que seja detectado o agente que está causando a infecção. É possível analisar também, através da quantidade de leucócitos totais e de neutrófilos, assim como o aumento na concentração de proteína C reativa (PCR), que sugere infecção ativa
Como é transmitida?
A doença se transmite de uma pessoa para outra pela tosse, espirro e pelas mãos sujas, no caso de alguns vírus, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória.
Tratamentos
O tratamento para meningite bacteriana, é feito com antibióticos e corticoides, a dexametasona (um corticosteroide) é muitas vezes administrada para reduzir o inchaço no cérebro. As vacinas podem prevenir alguns tipos de meningite bacteriana. 
Como prevenir a disseminação
É necessário a prevenção e alguns cuidados, como por exemplo:
Lavar as mãos frequentemente – ao chegar do trabalho, antes de preparar, servir ou comer alimentos: depois de usar o banheiro, após auxiliar uma criança a utilizar o banheiro, após trocar fralda, após assoar o nariz, tossir ou espirrar, proteger o nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir; não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de preferência toalhas descartáveis; manter o ambiente limpo e arejado; lavar e desinfetar as frutas e verduras; limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada; utilizar filtro ou bebedouro para água potável; desinfetar filtros e bebedouros regularmente com água clorada; separar os utensílios de uso individual, em especial das crianças.
Referências Bibliográficas
https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Meningite
https://bvsms.saude.gov.br/meningite/#:~:text=N%C3%A3o%20h%C3%A1%20tratamento%20espec%C3%ADfico%20para,tratadas%20imediatamente%2C%20em%20ambiente%20hospitalar.
://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/meningite/meningite-bacteriana-aguda#:~:text=A%20meningite%20bacteriana%20aguda%20%C3%A9,corticoides%20administrados%20assim%20que%20poss%C3%ADvel.

Continue navegando