Buscar

A química dos perfumes e a música

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A química dos perfumes e a música
A princípio, a química dos perfumes e a música combinam segundo o perfumista Christophe Laudamiel combinar as essências para produzir fragrâncias equivale aos acordes essenciais de uma boa música. Na música, por exemplo, compõem-se uma tríade com três notas musicais tocadas em intervalos de uma terça entre cada uma. Quando você toca um tríade o efeito é harmonioso nas pessoas. Mas, se houver grandes diferenças nas frequências, nossos ouvidos detectam imediatamente. Assim, perde-se a harmonia. 
Mas e o perfume será a mesma coisa?
Então, no caso dos perfumes a tríade de uma fragrância baseia-se nas substâncias muito voláteis. Assim, o primeiro componente são os cítricos que tem pressão de vapor 187-18 Pa. Recomenda-se como segundo componente fragrâncias com pressão de vapor de 13-2,7 Pa (por exemplo, jasmim) e o terceiro componente substância com pressão de vapor de 2,7-0,11 Pa (por exemplo, sândalo). 
Em princípio, consideram-se as duas últimas fragrâncias como as notas da tríades médias e inferiores respectivamente. Assim que se forma a tríade de uma fragrância de um perfume. Então, é interessante que todas as fragrâncias sejam liberadas e cheiradas sequencialmente por uma pessoa. Portanto, a relação exponencial entre pressão de vapor e temperatura, descrita pela equação de Clausius-Clapeyron, é uma variável importante para a formulação de perfumes. Dessa forma, manter a pressão de vapor é essencial para a obtenção de um perfume harmonioso. 
Agora, o que são “Feromônios as substâncias que atraem pessoas”?
O termo “fragrância” ou “parfum” representa uma mistura complexa de dezenas de produtos químicos. Além disso, a fragrância é parte integrante dos produtos cosméticos e, muitas vezes, a sua escolha de um perfume depende do cheiro que ela tem. Portanto, as fragrâncias tem um papel importante para mascarar aqueles odores indesejáveis. Ou seja, produtos químicos como ácidos graxos, óleos essenciais e surfactantes estão nas fragrâncias para melhorar o cheiro. Assim, os óleos essenciais são vitais na indústria cosmética, pois além dar aromas agradáveis ​​a diversos produtos, eles atuam como conservantes. 
Bom, quem não quer conquistar alguém? Agora, você sabia que os humanos podem distinguir mais de 1 trilhão de aromas? Então, o olfato é uma parte essencial da nossa vida, mas dos nossos cinco sentidos, é talvez o mais subestimado, mas com um poder único de estimular as emoções, desencadear memórias, para atrair, confortar ou excitar. Por outro lado, para perfumista como Christophe Laudamiel, as essências para produzir fragrâncias equivalem aos acordes de uma boa música. Além disso, dentro da perfumaria temos o Almíscar e o Chanel No 5, dois ícones de muito sucesso entre as pessoas. Portanto, o uso de fragrâncias é um fenômeno humano global e histórico. 
Então o que o termo fragrância?
Em um fragrância pode ter cerca de 3.000 produtos químicos fazendo parte de perfumes, colônias e desodorantes. Mesmo os produtos comercializados como “sem perfume” ou “sem cheiro” podem de fato conter fragrância junto com um agente de mascaramento que impede o cérebro de perceber o odor. Além de seu uso em cosméticos, as fragrâncias são encontradas em vários produtos de consumo, principalmente em detergentes para roupas e amaciantes e produtos de limpeza.
Quais são as principais fragrâncias
· Cítricos Florais (frutados): são extraídos de cascas de frutas, por exemplo: lima; limão; laranja; pomelo; tangerina; mandarina; entre outras.
· Florais Aldeídos: são extraídos de flores naturais ou desenvolvidas em laboratórios.
· Fougère: são elaborados de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira. Por isso, nós conhecemos fougère como amadeirados. Quando você vai comprar um perfume masculino, o primeiro perfume que a vendedora a mostra para você é um amadeirado.
· Chipre Florais: são fabricados com musgos, por exemplo de carvalho. Bom, você irá encontrar essas fragrâncias em muitos perfumes clássicos e sofisticados.
· Orientais Florais: são misturas constituídas normalmente por tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Você irá encontrar essas fragrâncias em perfume que inspiram sofisticação, mistérios e super sensuais.
· Couros Secos: são fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas, por exemplo, do tabaco, de madeiras, couros e musgos.
· Aldeídos Florais: são misturas sintéticas usadas em perfumes muito clássicos e sofisticados. Caso você esteja procurando um perfume com certo frescor inicial característico e picante você encontrará nessas fragrâncias.
· Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que formam uma fragrância híbrida. Suas matérias primas são condimentos, por exemplo, cominho; manjericão; cravo; canela; noz-moscada.
·

Continue navegando