Buscar

Sociologia Contemporânea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o conteúdo principal
 
 ... 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Painel lateral
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Calendário Acadêmico
 
 
 Cursos Presenciais (Disciplinas EAD 20/40%)
 
 Cursos 100% EAD 2023.2
 
 Cursos de Saúde 2023.2
 
 
 
 Utilitários
 
 
 Simulador de notas EAD
 
 Revisão de Provas
 
	YouTube
 
 
 
 
 	
 
 
 
 
 0
 
 
 
 0
 
 
 
 Notificações
 
 
 
 
 
 
 Marcar tudo como lido
 
 
 
 
 
 
 Preferências de notificação
 
 
 
 
 
 Você não tem nenhuma notificação
 
 
 
 
 
 Mostrar todos
 
 
 
 
 	
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 LAISA FERREIRA DE ATAIDES DA COSTA
 
 
  
 
 
 
 Painel
 
 
 
 
 
 Perfil
 
 
 
 
 
 Notas
 
 
 
 
 
 Mensagens
 
 
 
 
 
 Preferências
 
 
  
 
 
 
 Sair
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Sociologia Contemporânea - Módulo 03_A
 
 
 
 
 
 	Página inicial
	Disciplinas e Espaços
	GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
	2023-3
	Sociologia Contemporânea - Módulo 03_A
	Avaliações
	P1 -- Prova On-line (Acessar)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 	Iniciado em	sábado, 16 set 2023, 21:24
	Estado	Finalizada
	Concluída em	sábado, 16 set 2023, 22:13
	Tempo empregado	48 minutos 26 segundos
	Notas	3,00/8,00
	Avaliar	3,75 de um máximo de 10,00(38%)
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
Essa abordagem sociológica parte de pressuposto de que a relação entre indivíduos e estruturas não são polos separados e opostos, mas como elementos cujas ações podem, ao mesmo tempos, ser estruturadas e estruturantes, ou seja, ser moldadas e moldar outras ações. Existem dinâmicas que moldam os comportamentos individuais, promovidas pelas estruturas sociais, mas existem movimentos subjetivos que alteram as estruturas, especialmente quando derivados das lutas sociais. Mediante essa definição, podemos identificá-la como:
Escolha uma opção:
Abordagem Funcionalista de Durkheim. 
Abordagem histórico–crítica de Marx. 
Abordagem da construção social da realidade de Peter Berger e Thomas Luckmann. 
Abordagem construtivista estruturalista de Peirre Bourdieu. 
Abordagem configuracional de Nobert Elias. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A abordagem construtivista estruturalista de Bourdieu pauta-se em uma leitura que não colocasse o indivíduo e as estruturas como polos separados e opostos, nem como elementos preponderantes sobre os outros, mas sim como elementos cujas ações podem, ao mesmo tempo, ser estruturados e estruturantes, ou seja, ser moldadas e moldar outras ações, configurando o estruturalismo construtivista ou o construtivismo estruturalista. 
A resposta correta é: Abordagem construtivista estruturalista de Peirre Bourdieu.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Segundo Polanyi (1957), o termo liberalismo “padece de um alto grau de polissemia, pois sua formação e maturação como doutrina econômica e ideologia social se desenvolveu ao longo dos séculos XVII a XX. Esse período de alta ebulição social, política e econômica assistiu ao surgimento do Estado Nação, à ascensão da burguesia, ao surgimento e predominância do mercado como principal instituição política e econômica e à progressiva internacionalização da economia e do comércio” (p. 163).
Com base no exposto, o liberalismo sustenta-se em qual conjunto de valores:
Escolha uma opção:
Propriedade coletiva, liberdade e individualismo. 
Propriedade privada, liberdade e individualismo. 
Liberdade, democracia e movimentos sociais. 
Solidariedade, propriedade privada e economia solidária. 
Individualismo negativo, Liberdade e coletivismo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Individualismo (articula o sucesso a responsabilidade individual); propriedade privada (o direito à propriedade a todos aqueles que se esforçam e trabalham para tal); liberdade (baseada na ideia da mão invisível do mercado, retirando o Estado como o grande regulador da economia).
A resposta correta é: Propriedade privada, liberdade e individualismo.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Seu princípio organizacional da produção busca sempre o “engajamento estimulado” do trabalho, o assalariado “estável”. Assenta-se em diversos tipos de Programas de gerenciamento pela Qualidade Total, pelas novas formas de pagamento e remuneração flexível, pela terceirização na busca de uma produção “enxuta”. 
Com base nessa definição, esse sistema de organização da produção pode ser identificado como: 
Escolha uma opção:
Fordismo. 
Taylorismo. 
Meritocrático. 
Socialismo. 
Toyotismo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
O Toyotismo tem como base a qualidade e a flexibilidade. Busca o maior envolvimento do operário com a atividade realizada permitindo um comprometimento com a qualidade buscando reduzir a distância entre concepção e execução.
A resposta correta é: Toyotismo.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
Para a pesquisa Ricardo Antunes “a classe trabalhadora fragmentou-se, heterogeneizou-se e complexificou-se ainda mais.  Tornou-se mais qualificada em vários setores, como na siderurgia, onde houve uma relativa intelectualização do trabalho, mas desqualificou-se e precarizou-se em diversos ramos, como na indústria automobilística, onde o ferramenteiro não tem mais a mesma importância, sem falar na redução dos inspetores de qualidade, gráficos, mineiros, portuários, trabalhadores da construção naval, etc. Criou-se, de um lado, em escala minoritária, o trabalhador “polivalente e multifuncional”, capaz de operar máquinas com controle numérico [...]. De outro lado, uma massa precarizada, sem qualificação, que hoje é atingida pelo desemprego estrutural. (Antunes, 2013, p. 189).
Com base na análise do pesquisador e no material estudado, infere-se que o mundo do trabalho está passando por mudanças consideráveis como: 
Assinale a alternativa INCORRETA. 
Escolha uma opção:
Com a desregulamentação do trabalho podemos observar formas de horizontalização do capital produtivo e a flexibilização do trabalho. 
No contexto de maior racionalização do capital é possível observar uma maior precarização do trabalho. 
Expansão do terceiro setor, das formas de trabalho voluntário e do trabalho domiciliar. 
O perfil tradicional de trabalhador vem perdendo espaço com a reestruturação produtiva. 
Uma valorização e equiparação salarial do trabalho feminino ao masculino, visto que as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A mutação do trabalho vem acompanhada com a perspectiva de que há uma expansão do trabalho feminino, mas em grande parte em postos precarizados. Não obstante, essa tendência não acompanhou os salários. As mulheres recebem em média salários inferiores aos recebidos pelos trabalhadores do sexo masculino.
A resposta correta é: Uma valorização e equiparação salarial do trabalho feminino ao masculino, visto que as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
“Utilizando a imagem dos participantes dum jogo como metáfora das pessoas que formam as sociedades é mais fácil repensar as ideias estáticas que se associam à maior parte dos conceitos correntes usados neste contexto. Elas deverão transformar-se nos conceitos muito mais versáteis de que necessitamos, se queremos melhorar o equipamento mental com que tentamos resolver os problemas da sociologia. Só precisamos de comparar as possibilidades imaginativas de conceitos tão estáticos como o de indivíduo e sociedade, ou o de ego e sistema, com as possibilidades imaginativas abertas pelo uso metafórico de várias imagens de jogos e de jogadores; a comparação ajuda-nos a compreender que estes modelos serviram para desenvolver as potências imaginativas. (Elias, 1980, p.100)
Considerando a abordagem configuracional da obra de Norbert Elias, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
A abordagem configuracional trabalha com a formação de grupos sociais que representam os interesses das classes dominantes em qualquer contexto histórico. 
A abordagem configuracional se baseia nas análises de como o poder, as emoções, o conhecimento e a história imprimem marcas no comportamento social, pautado no movimento entre conflito e consenso. 
A abordagem configuracional trabalha com o campo político cuja a configuração é bastante variável frente a estrutura social. 
A abordagem configuracional analisa os condicionamentos estruturais que permitem a dominação pela via da violência estrutural. 
A abordagem configuracional trabalha com a ideia de que a estrutura de classes é o elemento essencial da estrutura social que se solidifica pela força do Estado, mas também através dos elementos culturais de um povo. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A abordagem configuracional elimina a antítese entre o indivíduo e a sociedade na determinação dos comportamentos e fenômenos sociais. Essa abordagem também se baseia nas leituras de como elementos como o poder, as emoções, o conhecimento e a história imprimem marcas no comportamento social, pautado constantemente como movimento entre o conflito e o consenso.
A resposta correta é: A abordagem configuracional se baseia nas análises de como o poder, as emoções, o conhecimento e a história imprimem marcas no comportamento social, pautado no movimento entre conflito e consenso.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
A Escola de Chicago desenvolveu uma matriz teórico-metodológica que trabalhava na perspectiva de que “o equilíbrio biótico e o equilíbrio social se mantêm uma vez alcançados, e dos processos pelos quais, quando o equilíbrio biótico e o equilíbrio social são perturbados, se faz a transição de uma ordem relativamente estável para outra" (Park, 1948, 36). Essa abordagem sociológica ficou conhecida como: 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
Abordagem Geracional. 
Abordagem Organizacional. 
Abordagem Cultural. 
Abordagem Ecológica. 
Abordagem Marxista. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A abordagem ecológica compreendia a cidade como um organismo social. Compreendiam que as pessoas com culturas semelhantes se agrupam em áreas específicas da cidade, ou seja, compreendiam que o estilo de vida dos indivíduos seria determinado pelo seu habitat social. Partiam do pressuposto de que o comportamento humano estaria relacionado, portanto, à posição que os indivíduos ocupam no meio social urbano.
A resposta correta é: Abordagem Ecológica.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A Escola de Chicago se caracterizou por estudar:
Escolha uma opção:
A relação entre o espaço urbano e o comportamento dos indivíduos. 
Via métodos científicos desarticulados de pesquisas empíricas. 
A constituição da chamada sociologia indigenista como ramo de estudo especializado. 
O espaço urbano como um espaço estático. 
O refinamento e evolução da sociabilidade rural. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A escola de Chicago se dedicou a estudar a relação entre o espaço urbano e o comportamento dos indivíduos. Analisavam a vida na metrópole e foram os fundadores da sociologia urbana.
A resposta correta é: A relação entre o espaço urbano e o comportamento dos indivíduos.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
Segundo Alves (2013), “o capital busca reconstituir algo que era fundamental na manufatura, o velho nexo psicofísico do trabalho profissional qualificado: a “participação ativa da inteligência, da fantasia, da iniciativa do trabalho”, ou seja, aquilo que Frederick Taylor com sua OCT (Organização Científica do Trabalho) buscava romper, e o fordismo implementou com a linha de montagem e a especialização dos trabalhadores.  Enfim, a empresa toyotista busca hoje mobilizar “conhecimento, capacidade, atitudes e valores” necessários para que os trabalhadores possam intervir na produção, não apenas produzindo, mas agregando valor [...]. A precarização da pessoa-que-trabalha se manifesta hoje, por exemplo, pelo crescimento dos adoecimentos laborais, principalmente na forma de transtornos psicológicos”. 
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir: 
I – Os princípios da administração Taylorista assenta-se na valorização da execução das tarefas, na seleção do trabalhador articulando função e capacidades, articulação entre coordenação e trabalhadores. 
II – O sistema de organização do trabalho fordista tem como princípios a intensificação, a economicidade e a baixo produtividade da força de trabalho, visto a divisão altamente especializada desse sistema produtivo.   
III – o Toyotismo
apresenta três estratégias de eliminação de desperdícios: a racionalização da força de trabalho, o just in time e a produção padronizada. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Escolha uma opção:
As asserções II e II 
As asserções I e II são proposições verdadeiras. 
Somente a asserção III. 
Somente a asserção I. 
Somente a asserção II. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O sistema Taylorista tem como objetivo dinamizar e aumentar a lucratividade e a produtividade, implementando princípios da administração científica visando combater minimizar desperdícios de tempo e desorganização do trabalho.
A resposta correta é: Somente a asserção I.
Terminar revisão
 
 
 
 
 
 
 Pular <span id="mod_quiz_navblock_title">Navegação do questionário</span>
 
 Navegação do questionário
 
 Questão 1 Esta página Questão 2 Esta página Questão 3 Esta página Questão 4 Esta página Questão 5 Esta página Questão 6 Esta página Questão 7 Esta página Questão 8 Esta página 
Terminar revisão
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 	
 
 Seções do curso
 
 	
 
 Espaço de Interação
 
 
	
 
 Sala Virtual (Webinars)
 
 
	
 
 Conteúdo
 
 
	
 
 Avaliações
 
 
	
 
 Midiateca
 
 
	
 
 Biblioteca Virtual
 
 
 
	
 
 Participantes
 
 
	
 
 Notas
 
 
	
 
 Desativar navegação animada
 
 
	
 
 Preferência dos dados
 
 
 	
 
 Página inicial
 
 
	
 
 Painel
 
 
	
 
 Calendário
 
 
	
 
 Direitos Humanos e Serviço Social - Módulo 03_A
 
 
	
 
 Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II - Módulo 03_A
 
 
	
 
 Políticas Públicas - Módulo 03_A
 
 
	
 
 Serviço Social na Contemporaneidade - Módulo 03_A
 
 
	
 
 Sociologia Contemporânea - Módulo 03_A
 
 
	
 
 Oficina De Supervisão De Estágio III - Semestral_A
 
 
	
 
 Trabalho De Conclusão De Curso II - Semestral_A
 
 
	
 
 Educação Infantil: um lugar de interações e brincadeiras
 
 
	
 
 ESPAÇO DO ALUNO
 
 
	
 
 SERVIÇO SOCIAL 
 
 
	
 
 Disciplinas e Espaços
 
 	
 
 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
 
 
	
 
 EXTENSÃO
 
 
	
 
 PROGRAMAS E CURSOS
 
 
	
 
 ESPAÇO DAS COORDENAÇÕES
 
 
 
 
 
 
 
 Manter contato
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Orgulhosamente feito com
 
 
 
 Feito com por conecti.me

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando