Buscar

Prévia do material em texto

Avaliação Final Discursiva 
1 Os serviços podem ser considerados o "coração" das unidades de informação, pois é através deles que atingimos o objetivo das bibliotecas, como o atendimento informacional dos usuários, conforme os seus tipos e características. Disserte sobre as novas tendências de serviços a serem oferecidos em bibliotecas ou em outros tipos de unidades de informação.
Resposta esperada 
Essas novas tendências surgem principalmente em decorrência do desenvolvimento tecnológico e de outras formas de utilização da biblioteca pelos usuários. Precisamos sempre estar atentos, não podemos ficar estacionados no tempo, nosso "carro-chefe" são as necessidades informacionais dos usuários, de quem atendemos e os potenciais usuários, que podem vir a necessitar de nossos serviços. É preciso acompanhar permanentemente as novas tendências. A cultura digital vem instigando pesquisadores do campo da ciência da informação, bem como bibliotecários a buscarem soluções para a ampliação e inovação de seus serviços. A ampliação do acesso à internet no uso dos computadores e outros aparelhos, em especial do celular, faz com que seja necessário repensar as formas de disponibilização das informações.
Minha resposta 
- Informação Líquida: os dados registrados em suportes digitais em atualização permanente, sem restrições de acesso, amplamente disponíveis e em formatos que possam ser compartilhados através de protocolos abertos. - Sociedade conectada: o atendimento e acesso de usuários através da internet. - Informação Híbrida: uma biblioteca que é apenas digital é tão inadequada como uma biblioteca que só oferece livros. Em ambos os casos, excluem uma parte da sociedade, modos de acesso ao conhecimento e práticas culturais. - Biblioteca desterritorializada: relaciona-se com as informações dispostas no espaço virtual, fazendo com que a biblioteca atenda a um público muito além do seu território. - Informação atemporal: pode ser consultada a qualquer momento. - Informação Síncrona: a comunicação que não exige a presença de ambos os envolvidos em tempo real, conectados a uma rede. Ela consiste em uma comunicação em que o comunicante envia uma mensagem, por meio de e-mail ou formulário, e que é respondida posteriormente, em momento oportuno. Necessita que dois ou mais envolvidos estejam conectados ao mesmo tempo no ambiente virtual, com a vantagem de possibilitar ao usuário receber respostas imediatas e ao bibliotecário, realizar uma entrevista mais minuciosa em relação aos questionamentos abordados. - Informação personalizável: implica satisfazer, da melhor forma possível, as necessidades dos usuários, possibilitando informações e recursos de acordo com o seu perfil. - Informação colaborativa: são estratégias e ferramentas que auxiliam no trabalho em equipe entre setores ou parceiros. 
2 A política de aquisição é uma das principais preocupações do bibliotecário. É a partir dela que são definidos os critérios de seleção, aquisição e descarte do acervo. O bibliotecário tem autonomia para realizar uma seleção quantitativa e qualitativa dos acervos, entretanto é uma posição ética contar com o apoio de uma comissão específica para realizar as incorporações. Disserte a respeito das três formas de composição de acervo nas unidades de informação.
Resposta esperada 
*Compra exige planejamento orçamentário para atualização e ampliação do acervo. *Doação é a oferta gratuita de livros à biblioteca, proveniente dos usuários, editoras e instituições particulares. *Permuta é a troca de acervo entre bibliotecas, realizada utilizando obras sem utilidade ou em excesso.
Minha resposta 
COMPRA: é preciso um planejamento orçamentário para ampliação e atualização do acervo. Observadas as orientações e somadas as necessidades da biblioteca, que se diferenciam bastante em relação aos seus tipos e especificidades, efetuam-se as compras. As bibliotecas universitárias têm maior controle sobre esse processo. O seu acervo é item de avaliação do Ministério da educação. DOAÇÃO: É a oferta gratuita de livros à biblioteca. As doações podem vir dos próprios usuários, de editoras, instituições, particulares, etc. Todo o material doado à biblioteca passa por uma avaliação prévia, anotando o nome do doador e a data que foi doado. É importante que a biblioteca divulgue sua receptividade a doações, e que promova campanhas nesse sentido. O responsável pela biblioteca esclarecerá aos doadores que os materiais recebidos por doação, se passarem pelos critérios da política de desenvolvimento de coleções, serão incorporados ao acervo; se não, poderão ser usados para permuta ou mesmo para recortes, enriquecendo a coleção de gravuras e recortes. A biblioteca deve sempre agradecer as doações recebidas. PERMUTA: é a troca de acervo entre bibliotecas, que se realiza utilizando obras sem utilidade ou com número excessivo de exemplares presentes. Deve ser feitas listas contendo o nome do autor e o título da obra, e estas divulgadas para outras bibliotecas. Com esse procedimento, ganha mais espaço nas estantes e adquirem-se, gratuitamente, obras de interesse para os leitores. 
Peso da Avaliação 4,00 
Prova 31753640 
Qtd. de Questões 2 
Nota 10,00

Mais conteúdos dessa disciplina