Buscar

Casos Clinicos - Aula pratica NDA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Casos Clínicos:
	Caso 1:
	Mayara mãe de A.L.G., vem observando que após a entrada dele na escola, seus hábitos alimentares estão diferentes. Arthur que adorava comer frutas e verduras começa a rejeitar esses alimentos, porque alguns coleguinhas da escola não possuem esse hábito. Com o intuito de trabalhar a educação nutricional com seu filho, Mayara procurou um nutricionista. Durante a consulta com a nutricionista foi realizada a aplicação da anamnese para avaliar as características clinicas e alimentares e avaliação nutricional. 
Arthur tem 4 anos, pensado 16 kg e 1,00 metro de estatura. Após a analises nas curvas da OMS recomendada para criança, observou-se os seguintes parâmetros: P/I: escore: >- 2 e <0, E/I :escore z: >-2 e <0 P/E:escore z: >-2 e <0 IMC/I: >-2 e <+1. Após avaliação nutricional Arthur foi diagnosticado com peso e estatura adequadas para idade. 
Diante do diagnóstico nutricional, a nutricionista precisa calcular o cardápio para promoção da alimentação saudável, visando a manutenção de peso. 
A partir dos conhecimentos adquiridos em aula e conhecendo a fase de vida pré-escolar, calcule a necessidade de energia, macronutrientes em gramas e quilocalorias e os micronutrientes mais importantes na fase da infância. Calcule um cardápio de acordo com os critérios abordados na disciplina, utilizando tabelas de medidas caseiras e a tabela de composição dos alimentos (TACO), devendo apresentar uma substituição para cada alimento. Por fim, faça a adequação das necessidades recomendadas e atingidas pelo cardápio planejado, devendo adequar dentro do limite de recomendação aceitável (97% - 103%). 
	Caso 2:
	
F.M.M, 31 anos, adora pedalar. Diariamente pedala 20 km, tendo como fator de atividade física =ATIVO. Porém não segue uma rotina alimentar adequada e por isso resolveu mudar seu estilo de vida. Apesar de apresenta-se aparentemente saudável, procurou o nutricionista Danilo com o objetivo de melhorar sua performance e qualidade alimentar. Durante a consulta, Danilo aplicou anamnese e realizou a avaliação nutricional. Flavio tem 77 kg, estatura de 1,81m e PC de 88 cm. Desta forma, o paciente se encontrava com IMC de 23, 50 kg/m², apresentando eutrofia e com baixo risco cardiovascular. Foi observado o consumo elevado de alimentos ricos em açúcar e baixo consumo de frutas, legumes e verduras na aplicação do recordatório 24h. Diante do caso acima, calcule o cardápio para promoção da alimentação saudável, visando a manutenção de peso. 
A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas, calcule a necessidade de energia, macronutrientes em gramas e quilocalorias e os micronutrientes mais importantes nessa fase. Calcule um cardápio de acordo com os critérios abordados na disciplina, utilizando tabelas de medidas caseiras e a tabela de composição dos alimentos (TACO), devendo apresentar uma substituição para cada alimento. Por fim, faça a adequação das necessidades recomendadas e atingidas pelo cardápio planejado, devendo adequar dentro do limite de recomendação aceitável (97% - 103%). 
	Caso 3:
	
J.F.S, 70 anos, medindo 1,68 m, pesando 66 kg, com PC de 94 cm e apresentando um nível de atividade física sedentária, resolveu procurar um nutricionista visando um estilo de vida mais saudável para prevenção de doenças e maior longevidade. Na consulta com a nutricionista, a mesma observou que João tinha a dentição preservada, não necessitando de modificação da consistência dos alimentos. Na avaliação antropométrica foi possível observar que João apresentava eutrofia segundo o IMC (23,38 kg/m) e risco aumentado para complicações metabólicas. Ao avaliar seus hábitos alimentares, identificou refeições em horários irregulares, consumo excessivo de sódio, excesso de alimentos com carboidratos simples e gordura, além disso, João consumia poucas fontes das vitaminas e minerais como o cálcio, que são essenciais na terceira idade. Após a consulta, a nutricionista Paloma calculou sua necessidade energética e de macro e micronutrientes que deveriam ser atingidas.
Realize os cálculos e encontre com Paloma esses valores, que deverão ser a meta no planejamento da dieta de João. Faça e adeque o cardápio quantitativo de acordo com as necessidades calculadas. 
	Caso 4:
	
Marcela, 18 anos, descobriu a pouco tempo que se encontra gestante. Com a notícia, resolveu procurar um profissional especializado em nutrição materno infantil para um adequado acompanhamento dela e do bebê, uma vez que estava ganhando peso muito rápido e após a gestação começou a ter azia de forma frequente. Marcela sempre gostou de atividade física e após a gestação começou a realizar pilates com um nível leve, sendo considerada nesse período POUCO ATIVA. Durante a consulta a nutricionista identificou que Marcela possuía IMC pré gestacional dentro da eutrofia, com peso pré-gestacional de 60 kg e altura de 1,66, porém já havia ganhado 5 kg e se encontrava com 16 semanas (2° trimestre gestacional). Após a avaliação do IMC para idade gestacional foi possível identificar que Marcela ainda estava no estado nutricional de eutrofia, porém seria necessário o planejamento de uma dieta visando o ganho de peso adequado por semana e promovendo a ingestão correta de macro e micronutrientes, melhorando os sintomas que podem ser encontrados durante a gestação.
A partir dos conhecimentos adquiridos em aula e conhecendo a fase gestacional, calcule a necessidade de energia, com o adicional indicado do trimestre, macronutrientes em gramas e quilocalorias e os micronutrientes mais importante nessa fase. Calcule um cardápio de acordo com os critérios abordados na disciplina, utilizando tabelas de medidas caseiras e a tabela de composição dos alimentos (TACO), devendo apresentar uma substituição para cada alimento. Por fim, faça a adequação das necessidades recomendadas e atingidas pelo cardápio planejado, devendo adequar dentro do limite de recomendação aceitável (97% - 103%).

Outros materiais