Buscar

redação diferenças e igualdades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENÇAS E IGUALDADES
Nome: Sarah Julia Maitto Giasson 
Matricula: 47016245
Curso: Pedagogia 
É perceptível que, nos dias atuais, as desigualdades sociais vem se tornando cada vez mais presentes no cotidiano, expondo seus efeitos por toda a sociedade. Este fato pode se dar por raízes genéticas ou políticas, incluindo a distribuição desigual dos recursos, oportunidades e poder. De igual forma, é válido analisarmos e articularmos os princípios entre diferença e igualdade.
Segundo ao filósofo Jean-Jacques Rousseau, a espécie humana possui duas formas de desigualdade, uma chamada de natural ou física e outra chamada de moral ou política. O que Rousseau chama de desigualdades naturais – características físicas em geral – se vê como diferença, pois não depende de fatores financeiros ou morais. Já o que Rousseau chama de desigualdade moral ou política, são as desigualdades propriamente ditas.
As diferenças que cada ser humano apresenta, pela sua cor, raça, etnia, gênero, sexualidade, religião, entre outros, podem acabar originando a desigualdade, pois pela visão de alguns, diferenças são sinônimo de instabilidade, o que garante completa diferença no que diz relação a oportunidades, sejam elas profissionais, educacionais ou pessoais.
Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário que o governo disponibilize palestras e rodas de conversa em escolas e locais públicos, para que assim, crianças desde pequenas saibam incluir a todos, indiferente de suas características físicas e para que pessoas de todas as idades tenham noção e educação com a parte da população que apresenta dissemelhanças em relação a elas.
Referencias: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/djdgg7bsmyr5RGvFTcY37dv/?lang=pt
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/igualdade-nas-diferencas.htm
https://porvir.org/equidade-na-educacao-um-assunto-para-todos-inclusive-voce/

Outros materiais