Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE PROPOSTAS INOVADORAS
Não importa qual o problema que sua empresa está enfrentando: é certo que alguém, em algum lugar do planeta, já tenha passado por uma situação parecida. e essa pessoa chegou a alguma solução. boa ou ruim, a experiência dos outros pode auxiliar você a tomar uma decisão agora. É possível, por exemplo, seguir uma estratégia que já se provou bem-sucedida antes. Ou evitar um caminho equivocado. Ou, ainda, combinar ideias diferentes e encontrar uma saída totalmente original.
Um case de sucesso ou fracasso traz informações valiosas sobre os mercados, as economias e o comportamento humano. Conhecê-lo, além de abrir a cabeça, permite enxergar alternativas às quais talvez você e sua equipe não chegassem sozinhas.
Num mundo em que todos têm acesso às mesmas informações (pesquisa de mercado, dados do consumidor, modelos de gestão e etc.), dispor de dados extras pode representar uma enorme vantagem competitiva, principalmente em ambientes turbulentos e incertos, nos quais os executivos são obrigados, muitas vezes, a tomar decisões num piscar de olhos, com base em muita intuição e discernimento pessoal. Planejamento, inovação, tecnologia e conhecimentos são alguns fatores presentes no ecossistema de empreendedorismo que devem ser refinados e atualizados constantemente para que sua empresa ande conectada com as novidades e movimento do mercado. Inventar requer originalidade. Inovar, nem sempre: algumas ideias são, na verdade, velhas fórmulas resgatas e combinadas. Por exemplo, a linha de montagem de Henry Ford, segundo o próprio, é apenas um punhado de descobertas de outros homens reunidas no mesmo local. O mouse e os ícones que fizeram o sucesso da Apple nos anos 1980 foram criados originalmente pela Xerox. O que o Steve Jobs fez foi viabilizar as novidades em suas máquinas. Isso não tira o mérito das pessoas. É quase impossível fazer uma grande inovação sem se basear em algo já realizado e planejado por outros. Por isso, ao buscar a solução para um problema, não pressione a equipe para reinventar a roda: permita-se pensar pequeno, resgatar ideias conhecidas, planejar e utilizar soluções inovadoras para velhos problemas. Inovar exige disciplina, flexibilidade, estratégica, direção e planejamento.
Durante boa parte do século XX, a Olivetti liderou mundialmente o segmento de equipamentos para escritório. Suas máquinas de escrever tinham presença obrigatória em organizações de todos os tamanhos. Nos anos 1970, no entanto, a empresa ignorou o surgimento dos computadores e continuou investindo em máquinas de escrever. Quando percebeu que deveria mudar já havia sido atropelada pelos fabricantes de PCs. Para sobreviver, a empresa se viu obrigada e mudar de segmento e hoje, a máquina de escrever é peça de museu.
Você sabia que o Steve Jobs, quando era apenas um estudante e não fazia a menor ideia de que carreira seguir, cursou aulas de caligrafia? Aprofundou-se nos diversos tipos de letras sem a menor esperança de aplicação prática daquilo no futuro. E foi justamente isso que o permitiu projetar o Macintosh. Em um entrevista ele afirmou que o Mac nunca teria tantos tipos de fontes proporcionalmente espaçadas se ele não tivesse frequentado aquele curso na faculdade. E como a Windows apenas o copiou, é provável que nenhum computador os tivesse hoje.
Nesses tempos ultra competitivos em que vivemos, somente o empreendedor apaixonado poderá encontrar aquele benefício extra de que o produto ou serviço tanto precisa.
Para planejar é preciso conhecimento. Empresas, marcas, ideias, inovação.
Vamos Praticar
O tema empreendedorismo requer ações voltadas para planejamento, gestão, ideias, inovação e outros como você já pode ver. Algumas questões também podem ser norteadoras e estratégicas para o caminho do sucesso. Com base no que foi estudado na unidade II, responda:
A) No seu ponto de vista, que proposta inovadora poderia ter evitado a Olivetti mudar o segmento de atuação?
B) Como seria a elaboração do planejamento para essa proposta inovadora?
C) Que questões norteadoras você usaria na definição das estratégias no planejamento proposto para inovar na empresa? Quais seriam as estratégias?
Ao final disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
Referências
DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas: Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades . Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

Mais conteúdos dessa disciplina