Buscar

AVALIAÇÃO SAÚDE MENTAL DO ADULTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO – SAÚDE MENTAL DO ADULTO E DO IDOSO
No que se refere a saúde mental pode-se afirmar que:
Marque a opção correta.
Resposta Marcada :
Saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Nas últimas décadas, tem sido produzida muita investigação baseada num modelo de saúde mental assente num constructo de estrutura bidimensional, combinada numa lógica de continuum. A utilidade desta estrutura tem sido amplamente explorada, com base em duas dimensões:
1- Dimensão Negativa ou Distresse Psicológico
2- Dimensões, Percepções e Vulnerabilidade Pessoal.
3- Dimensão Positiva – Bem-Estar Psicológico.
4- Dimensões Negativas Associadas a Depressão.
Resposta Marcada :
São verdadeiras somente as alternativas 1 e 3.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Ao tentar definir quem é o adulo, é possível encontrar vários termos que são utilizados como sinônimos e auxiliam na definição dessa determinada fase da vida do ser humano: adultez, adultado, adultilidade, adultescência, andragogia, maturescência, antropolescência. O autor Silva classificou as faixas etárias que auxiliam na definição da fase adulta, conforme exposto abaixo, exceto:
Resposta Marcada :
Idoso Jovem (60 a 74 anos).
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Piancastelli, Di Spirito & Flisch, descreveram sobre cada fase vivenciada pelo adulto. Assinale as colunas de forma correspondente e posteriormente assinale a alternativa correta.
 
I – JOVEM ADULTO (19 A 21 ANOS)
II – ADULTOS (22 A 44 ANOS)
III – ADULTO DE MEIA-IDADE (45 A 60 ANOS)
 
( ) Encontra-se num período de prolongamento das experiências iniciadas nas fases anteriores, no que se refere aos cuidados com a família, com a carreira e com a vida afetiva. Para alguns adultos de meia-idade, essa fase pode significar um período de certa estabilidade na vida, condição que propicia a adoção de cuidados consigo próprio e para uma futura aposentadoria.
 
( ) Está numa fase intermediária entre a adolescência e a vida adulta e não apresenta ainda definidores da maturidade plena: uma carreira e uma vida afetiva construída, bem como condição de se sustentar financeiramente. Nos dias atuais, embora o jovem adulto seja independente, tanto financeira como emocionalmente, muitos ainda preferem morar com os pais e ainda prolongam seu período de estudos.
 
( ) Em contrapartida aos jovens adultos, provavelmente já terão abraçado uma carreira profissional e assumido um relacionamento afetivo ou se definido por permanecerem solteiros. Contudo, é importante evidenciar que, a partir dessa fase, muitas diferenças no estilo de vida entre os homens e as mulheres tomam contornos mais definidos, por exemplo, a consolidação profissional no mercado formal de trabalho pelos homens e a definição pela maternidade por parte das mulheres.
 
Resposta Marcada :
III, I e II
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Piancastelli, Di Spirito & Flisch, expuseram sobre a saúde do adulto nas diferentes fases. Assinale as colunas de forma correspondente e posteriormente assinale a alternativa correta.
 
I – JOVEM ADULTO (19 A 21 ANOS)
II – ADULTOS (22 A 44 ANOS)
III – ADULTO DE MEIA-IDADE (45 A 60 ANOS)
 
O diagnóstico de doenças, como as crônicas não transmissíveis, pode significar para o adulto nessa fase assumir posição de vítima ante os familiares e amigos, de afastamento social e de desmotivação da vida produtiva. Porém, esse diagnóstico pode ser a mola propulsora para a adoção de um estilo de vida saudável, no qual os contatos sociais se manifestam no trabalho e nas práticas de atividades físicas, e o bem-estar subjetivo se revela nos sorrisos e nas interações com as pessoas de diferentes faixas etárias.
 
Problemas relacionados a algumas doenças crônicas, como a hipertensão, o sobrepeso e a obesidade, podem emergir, bem como a vulnerabilidade psíquica pode tomar contorno de transtornos mentais. Para muitos adultos, essas condições são oportunidade para rever o modo de vida adotado.
 
Não apresentam sérios problemas de saúde, uma vez que nessa fase há menos ocorrência de doenças crônicas, por outro lado, eles estão mais expostos aos acidentes de trânsito, à violência urbana, aos conflitos com outros jovens, ao aumento do peso, aos traumas esportivos, às doenças sexualmente transmissíveis e ao consumo de álcool, drogas e tabaco.
Resposta Marcada :
3, 2, e 1
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Texto 1
Quatorze porcento da carga mundial de doenças foram atribuídas às doenças neuropsiquiátricas, onde a maioria de natureza cronicamente incapacitante como a depressão e outros transtornos mentais comuns (transtornos neuróticos, somatoformes e os relacionados ao estresse), as doenças por uso de álcool e outras substâncias psicoativas e as psicoses. A importância dos transtornos mentais tem sido subestimada devido à inadequada apreciação da conexão entre doença mental e outras condições de saúde. As doenças mentais aumentam o risco de haver doenças comunicáveis e não comunicáveis, e contribui para as lesões intencionais e não intencionais.
 
Texto 2
Os transtornos do humor, os transtornos por uso de álcool e outras substâncias psicoativas a esquizofrenia e a demência, são os transtornos que mais contribuem para os anos de vida perdidos por incapacidade, entre 31,7% de todos os anos perdidos por incapacidade. A interação entre doenças mentais e incapacidade é mais complexa e extensiva do que se supõe, por exemplo, a depressão prediz o começo e progressão das incapacidades física e social, inversamente, a incapacidade é um importante fator de risco prospectivo para a depressão em jovens adultos.
Analise os textos e assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada :
Ambos os textos são verdadeiros e o texto 2 complementa o primeiro.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
O Envelhecimento Humano envolve uma série de mudanças nos processos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Nessa fase de desenvolvimento, é importante fazer a distinção entre envelhecimento normal e patológico. Selecione a alternativa com a sequência correta.
(1) Envelhecimento Normal
(2) Envelhecimento Patológico
( ) Pode ser acompanhado por declínio em algumas habilidades cognitivas.
( ) Demência e depressão, são mais comuns nessa fase.
( ) Ocorrência de doenças crônicas, cardiovasculares, da circulação sanguínea, da pressão arterial, dos ossos e das articulações são comuns.
( ) Incluem alterações na memória e nos recursos de processamento de informações
( ) Prejuízos na memória episódica e nas funções cognitivas
Resposta Marcada :
1-2-2-1-1
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
“Idoso” é um termo que indica uma pessoa com uma vivência traduzida em muitos anos. Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade. A Organização Mundial de Saúde subdivide a fase do idoso em três estágios, sendo eles:
Resposta Marcada :
Idoso: 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos e Velhice extrema: 90 anos em diante.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Texto 1
No final da década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a utilizar o conceito de “envelhecimento ativo”, buscando incluir outros fatores que afetam o envelhecimento além dos cuidados médicos. Pode ser entendido como um processo de otimização de oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida com o envelhecimento.
Texto 2
Em decorrência do envelhecimento da população, o Brasil está enfrentando progressivamente uma substituição das doenças infecciosas e transmissíveis por doenças crônicas e degenerativas (IBGE, 2010). As doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus, as doenças cerebrovasculares, as doenças respiratórias
obstrutivas, a asma e as neoplasias, bem como o alcoolismo, a dependência química, a tuberculose e a hanseníase são classificadas, pela OMS, como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Analise os textos e assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada :
Ambos os textos são verdadeiros e o texto 2 complementa o primeiro.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Os problemas neuropsiquiátricos são bastantes comuns em idosos, a sua importância se dá mediante o significativo prejuízo que eles provocam na qualidade de vida dos pacientes e seus cuidadores, além de gerar imenso custo social e econômico… Por essas doenças serem “tão prevalentes e pela complexidade de seu manejo, os problemas neuropsiquiátricos são considerados o quarto dos cinco “gigantes da geriatria”. Abaixo estão os problemas neuropsiquiátricos citados, exceto:
Resposta Marcada :
Derrames
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Total10 / 10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando