Buscar

Atividade Chernobyl

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFPE/CB/DBR
DISCIPLINA: RADIOBIOLOGIA A
SERIADO CHERNOBYL
GUIA DE ATIVIDADE
O seriado retrata a cronologia do acidente nuclear de Chernobyl, causas e consequências para população de Pripyat, Kieve os arredores da usina e para o mundo. Nos capítulos 1 e 3 temos várias descrições dos efeitos biológicos das radiações ionizantes. Nos capítulos 2 e 4 além dos efeitos biológicos das radiações é abordado o tema irradiação, contaminação, sistema de detecção das radiações e o funcionamento de um reator nuclear. No capítulo 5 temos o resumo da cronologia de ocorrência do acidente na usina de Chernobyl, os erros humanos e do reator, bem como o sistema de radioproteção.
Para o dia de hoje (13/08) iremos abordar os efeitos biológicos da radiação utilizando como texto base o seriado Chernobyl. Segue abaixo algumas perguntas importantes para guiarem vocês durante o seriado.  
1. Os trabalhadores da usina foram os primeiros a serem expostos a doses altas de radiação. Quais os sinais e sintomas apresentados por estes trabalhadores? Estes sinais e sintomas podem ser classificados como Imediatos ou tardios?
2. Os bombeiros e policiais formaram a linha de frente no combate ao incêndio na usina e consequentemente foram contaminados e irradiados por produtos de da fissão nuclear. Quais os sinais e sintomas apresentados por estes trabalhadores? Foram efeitos imediatos ou tardios?
3. Quais os efeitos biológicos tardios previstos para o professor Legasov e o secretário do governo Boris? Por que os efeitos biológicos sobre estas pessoas são tardios, mesmo eles estando na área do acidente?
4. No seriado a esposa de um bombeiro consegue ficar ao lado dele no hospital, negligenciando todas as normas de radioproteção. Quais os ricos e consequências ocorridas para a gestação dessa mulher?
5. Os corpos de todos os envolvidos neste acidente foram sepultados em caixões de chumbo e cobertos por concreto. Por que foi tomado esta medida?
6. Descreva sucintamente as medidas de radioproteção para trabalhadores e identifique os equipamentos utilizados para aferir a contaminação radioativa

Outros materiais