Buscar

Grau diminutivo dos substantivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACILITANDO O PORTUGUÊS
GRAU DIMINUTIVO DOS SUBSTANTIVOS
Explorando o Mundo dos Graus: Diminutivo e Aumentativo
Os substantivos, essas palavras que nos permitem dar nomes a objetos, seres e sentimentos, são notáveis por sua versatilidade. Eles podem mudar de forma de diversas maneiras, incluindo flexões de número, gênero e grau. Hoje, vamos explorar o fascinante universo do grau, que se manifesta de três maneiras distintas: o grau normal, diminutivo e aumentativo.
Grau Normal: Comecemos pelo grau normal, que descreve objetos e seres em seu tamanho padrão. Um exemplo simples é a palavra "janela."
Grau Diminutivo: O grau diminutivo é utilizado quando queremos falar sobre objetos ou seres em um tamanho reduzido, muitas vezes para expressar carinho, diminuição ou até mesmo ironia. Vejamos a palavra "janela" novamente:
· Grau Diminutivo Sintético: janelinha
· Grau Diminutivo Analítico: janela pequena
Além desses, existem muitos sufixos que podem indicar o grau diminutivo, como "-zinho/a," "-ico/a," "-inho/a," e assim por diante. Aqui estão alguns exemplos fascinantes:
· Abelha: abelhita, abelhazinha, abelhinha
· Lobo: lobinho, lobato, lobacho
· Sapo: sapinho, sapoleta, sapito
Grau Aumentativo: Por outro lado, o grau aumentativo é empregado para descrever objetos ou seres em tamanho ampliado. Muitas vezes, é usado para enfatizar a grandeza ou a extensão. Novamente, nosso ponto de partida é a palavra "janela."
· Grau Aumentativo Sintético: janelão
· Grau Aumentativo Analítico: janela grande
Além dos exemplos acima, temos uma variedade de sufixos que indicam o grau aumentativo, incluindo "-ão," "-zão/a," "-alhão/a," "-arrão," e outros. Aqui estão algumas palavras que ilustram essa ideia:
· Boca: bocarra, bocaça, boqueirão
· Homem: homenzarrão, homão, homúnculo
· Muro: muralha, murão, muraço
Lembre-se de que o uso desses graus pode carregar conotações emocionais ou até pejorativas, dependendo do contexto. Portanto, escolha sabiamente ao adicionar esses toques especiais ao seu discurso.
A língua é um campo fértil para a criatividade, e a exploração dos graus é apenas uma das muitas maneiras de tornar a comunicação mais rica e colorida. Portanto, vá em frente e brinque com essas palavras, transformando-as em histórias e descrições que refletem o mundo de forma única.

Outros materiais