Buscar

AV 1 - FORMAÇÃO INTERGRAL EM SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)No primeiro trimestre de 2023 mais de 400 mil casos prováveis de dengue foram registrados no Brasil. A taxa representa um aumento de mais de 53% em comparação ao mesmo período do ano passado. Números da Chikungunya também preocupam. Este cenário pode ser explicado devido à falha:
Alternativas:
a) No controle de determinantes sociais de saúde como educação, saneamento básico e coleta de lixo. Alternativa assinalada
b) Nas ações de promoção de saúde focalizadas no desenvolvimento de vacinas.
c) Nas ações de proteção contra a doença, por centrar esforços em ações individuais.
d) Nas ações de saúde, por adotarem o modelo biomédico.
e) Nas ações de saúde educativas quanto as normas de higiene.
2) Um dos princípios do Sistema único de Saúde (SUS), amplamente debatido não somente devido à sua importância na edificação SUS, mas também devido à multiplicidade de significados que abrange, reconhece a natureza biopsicossocial de cada indivíduo e, simultaneamente, leva em conta que cada pessoa vive em uma comunidade e é parte dela. Além disso, enfatiza que as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde devem ser planejadas considerando tanto as necessidades individuais quanto as coletivas. Todos estes aspectos fazem referência ao princípio:
Alternativas:
a) Equidade. 
b) Descentralização.
c) Regionalização.
d) Integralidade. Alternativa assinalada
e) Universalidade.
3) Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, envolve o equilíbrio entre corpo, mente e ambiente, permitindo que indivíduos alcancem seu potencial máximo e desfrutem de uma vida plena. A saúde engloba vitalidade, capacidade de lidar com desafios e a habilidade de se adaptar a mudanças. É um estado dinâmico que requer cuidados contínuos, estilo de vida saudável e atenção às necessidades emocionais e sociais. Neste contexto são necessárias ações de saúde pública e saúde coletiva para uma abordagem mais ampla de assistência em saúde. Portanto, essa perspectiva pressupõe que:
Alternativas:
a) Saúde pública se concentra principalmente na epidemiologia tradicional e na concepção biologicista da saúde, enquanto saúde coletiva elabora ações de atenção à saúde como práticas não apenas técnicas, mas também sociais. Alternativa assinalada
b) Saúde pública e saúde coletiva são termos intercambiáveis que se referem ao mesmo conceito de cuidados de saúde prestados à comunidade em geral. 
c) Saúde pública envolve a promoção da saúde por meio de campanhas de conscientização, enquanto que saúde coletiva se refere ao cuidado individual de pacientes em hospitais e clínicas.
d) Saúde pública se concentra exclusivamente nas doenças infecciosas, enquanto saúde coletiva aborda questões de saúde mental e emocional da população. Saúde pública trabalha com os problemas de saúde, adotando indicadores sanitários, enquanto que a saúde coletiva entende saúde sob a perspectiva de ausência de doenças.
4) O movimento da Reforma Sanitária no Brasil teve início nos anos 70 e consistiu em um conjunto de concepções sobre as mudanças necessárias na área da saúde. A proposta da Reforma Sanitária foi amplamente debatida na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e posteriormente oficializada na Constituição Federal de 1988. Diante disso, qual das opções abaixo representa o principal marco histórico desse processo?
Alternativas:
a) A centralização dos recursos para o Ministério da Saúde.
b) A criação do Sistema Único de Saúde. Alternativa assinalada
c) A criação do Ministério da Saúde.
d) A criação da ANVISA – agência nacional de vigilância sanitária.
e) A criação das secretarias estaduais de saúde.
5) Através da promoção da autonomia individual e coletiva, a Educação Popular em Saúde estabelece a conexão entre as pessoas e movimentos, impulsionando a busca por direitos de cidadania. Esse processo favorece o desenvolvimento e a transformação no dia a dia das pessoas. Durante uma reunião da equipe de saúde na Unidade Básica de Saúde, um dos participantes sugeriu adotar o modelo proposto pela Educação Popular em Saúde nas atividades educativas planejadas para a comunidade e o Conselho Gestor Participativo. Conforme esse modelo, a Educação Popular em Saúde contribui para as práticas de saúde coletiva ao permitir a realização de:
Alternativas:
a) Campanhas massivas sobre questões de saúde pública.
b) Práticas preventivas verticalizadas.
c) Participação popular na organização política necessária ao enfrentamento dos problemas. Alternativa assinalada
d) Participação popular nas práticas voltadas à modificação de hábitos individuais.
e) Formação dos trabalhadores de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina