Buscar

Introdução à avaliação física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à avaliação física
1. 
A avaliação física é um importante processo na prática dos profissionais de Educação Física. Ao aplicá-la, o profissional consegue direcionar e estabelecer parâmetros para inúmeros objetivos.
Observe as seguintes afirmações referentes à relevância da avaliação física:
I – A avaliação física permite selecionar indivíduos para formar grupos homogêneos ou heterogêneos.
II – A avaliação física permite ao avaliado e ao avaliador identificarem se os objetivos estão sendo alcançados.
​​​​​​​III – A avaliação física permite a elaboração de um programa adequado ao avaliado.
Agora, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. A avaliação física representa inúmeros benefícios, sendo uma ferramenta importante no processo de prescrição de exercícios físicos. Entre suas funções, a avaliação física permite identificar qual o melhor programa para o avaliado e se tal programa está atingindo os objetivos traçados; permite planejar mudanças nos programas de atividade física e classificar os avaliados em grupos homogêneos e heterogêneos.
2. 
Embora sejam recorrentemente confundidos, na atualidade, os conceitos medida, teste e avaliação dizem respeito a procedimentos distintos e que devem ser levados em consideração pelo profissional que atua com o movimento humano.
Frente a isso, observe e relacione as colunas a seguir.
(I) Medida
(II) Teste
(III) Avaliação
(   ) Consiste na descrição de fenômenos do seu ponto de vista quantitativo e numérico.
(   )  É a forma menos abrangente e que se desenvolve por meio de situações previamente definidas, organizadas e padronizadas.
​​​​​​​(   )  Diz respeito ao processo de julgamento e de dar significado aos dados obtidos, quantitativa e qualitativamente.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
D. 
I, II, III.
A sequência correta é I, II e III. Embora sejam usualmente utilizados como sinônimos, os termos testar, medir e avaliar representam processos diferentes. Medir consiste em obter informações quantitativas sobre algo que é avaliado; testar refere-se ao processo de obtenção de informações por meio de situações planejadas e padronizadas; e avaliar consiste em compreeender o que os dados significam, dando sentido a eles.
3. 
Um professor de Educação Física, ao realizar um reteste com um avaliado, não encontrou o seu adipômetro para efetuar as medidas das dobras cutâneas. Por esse motivo, fez a busca em seu ambiente de trabalho e encontrou um modelo igual ao seu, porém muito antigo. Ao realizar a avaliação do seu cliente, da mesma forma como faz e seguindo os protocolos específicos para essa medida, identificou que a espessura das dobras cutâneas não estava de acordo com o progresso que o avaliado vinha demonstrando há semanas. Frente a isso, é possível afirmar que:​​​​​​​
B. 
pode ter ocorrido um erro de equipamento, dada a data de fabricação do instrumento.
Considerando o caso em questão, é possível afirmar que pode ter ocorrido um erro de equipamento, já que se trata de um instrumento antigo e com o tempo, pode perder a sua precisão. As outras opções se tornam inviáveis já que, pelas informações obtidas, o avaliador conhece os procedimentos e age de acordo com os protocolos específicos do teste abordado. 
4. 
Embora sejam muitos os protocolos para realizar a avaliação física, nem todos eles se propõe ao mesmo objetivo. Assim, o profissional de Educação Física deve conhecer os mais utilizados e realizar critérios de seleção, organização e administração dos testes.
Observe as seguintes afirmativas referentes aos critérios de seleção, organização e administração; assinale V, de verdadeiro, para as afirmativas corretas e F, de falso, para as afirmativas incorretas.
(   ) O profissional pode modificar os testes, sem que isso represente mudanças na comparação com os resultados de referência para o teste em questão.
(   ) Ao selecionar um teste, o profissional deve optar por aqueles que apresentem validade, confiabilidade e reprodutibilidade.
(   ) Sempre que for submetido a algum teste, o avaliado deve estar ciente dos procedimentos que deve realizar, inclusive em relação às atitudes anteriores ao teste, como evitar exercícios físicos, no caso de avaliações de esforço máximo ou submáximo.
​​​​​​​(   )  Fatores como o ambiente em que será aplicada a avaliação e horário do dia são pouco significativos na aplicação de algum teste ou reteste.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
C. 
F, V, V e F. 
A sequência correta é F, V, V e F. Ao escolher, organizar e administrar um teste, o profissional de Educação Física deve seguir os protocolos específicos para o teste realizado, seguindo as orientações padronizadas, informando o avaliado sobre as atitudes que deve tomar antes, durante e depois do teste e considerando a adequação do ambiente e do período do dia em que o executa. 
5. 
Um novo aluno se matriculou em uma academia. Seguindo os preceitos da atividade física, o professor indicou que ele fizesse uma avaliação, para definir o melhor programa de treinamento, a fim de atingir seus objetivos. Considerando os tipos de avaliação, o teste aplicado pelo professor envolve uma:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
avaliação diagnóstica, uma vez que apresentará ao seu aluno sua condição e o programa de treinamento adequado para o seu estado físico. 
São três os tipos de avaliação: a avaliação diagnóstica, que busca identificar o estado geral do avaliado e estabelecer o melhor programa de treinamento; a avaliação formativa, que busca identificar o progresso do avaliado, servindo também como uma ferramenta motivadora; e a avaliação somática, geralmente ao final do programa ou período de treinamento, que busca identificar se os objetivos foram alcançados, traçando os pontos fortes e fracos durante o percurso.

Continue navegando