Buscar

A1 avaliação física

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
AVALIAÇÃO FÍSICA
Atividade 1
MARIA EDUARDA BUENO MOREIRA
Canoas
2024
Teste Cooper 12 minutos
Em 1968, o médico e preparador físico norte-americano Dr. Kenneth Cooper criou um teste de corrida de 12 minutos para classificar o nível de aptidão física dos integrantes das forças armadas americanas.
O nome “Cooper” foi usado em homenagem ao criador do teste. Posteriormente, o nome passou a ser usado para avaliar atletas e pacientes que desejavam entender melhor seu condicionamento físico. Além disso, a expressão “fazer um cooper” também se tornou um sinônimo de “fazer uma corrida”. 
O teste de Cooper tem como objetivo avaliar a capacidade cardiorrespiratória do indíviduo através da análise da distância percorrida durante 12 minutos, em uma corrida ou caminhada, sendo utilizado para avaliar o condicionamento físico da pessoa.
Este permite ainda determinar indiretamente o volume de oxigênio máximo (VO2 máx), que corresponde à capacidade máxima de captação, transporte e utilização de oxigênio, durante o exercício físico, sendo um bom indicador da capacidade cardiovascular da pessoa.
Como é feito o teste
Para fazer o teste de Cooper, a pessoa deve correr ou caminhar, sem interrupções, durante 12 minutos, numa esteira ou em uma pista de corrida mantendo um ritmo ideal de caminhada ou corrida. Após este período, deve ser registada a distância que foi percorrida.
A distância percorrida e, então, aplicada em uma fórmula que é utilizada para calcular o VO2 máximo, sendo então verificada a capacidade aeróbica da pessoa. Assim, para calcular o VO2 máximo levando em consideração a distância percorrida em metros pela pessoa em 12 minutos, deve-se colocar a distância (D) na fórmula seguinte: VO2 max = (D – 504)/ 45.
Resultados:
A partir do resultado, a capacidade cardiorrespiratória pode ser classificada como muito fraca, fraca, média, boa ou excelente. Entenda melhor na tabela abaixo:
Referências: 
https://melhorcomsaude.com.br/teste-de-cooper-o-que-e-e-para-que-serve/
Tua Saúde;
Treino em foco: https://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-da-corrida/treinamento-de-corrida-para-o-taf/
Vitat: https://vitat.com.br/teste-de-cooper/
image0.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando