Buscar

Avaliação Final Dircursiva - Gestão de Pessoas e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:889813) Gestão de Pessoas e Liderança (174470)
Prova: 70649092 – PESO: 4,00 – NOTA:
Período para responder: 27/09/2023 - 13/10/2023
Parte superior do formulário
1- Ao falarmos da educação continuada, mencionamos a educação a distância, a educação corporativa, a universidade corporativa, o coaching e, por último, a gestão do conhecimento. Todos esses elementos proporcionam aprendizado às pessoas. Dessa forma, as pessoas se qualificam e aumentam o capital intelectual nas organizações. 
Baseado nesta ideia, explique por que a gestão do conhecimento deve ser considerada uma estratégia organizacional.
RESPOSTA:
A educação continuada também é definida como algo que englobaria as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização, aquisição de novas informações, com atividades de duração definida e através de metodologias tradicionais.
A gestão do conhecimento se refere às informações e ao conhecimento que as pessoas adquirem ao longo de suas vidas e também das suas experiências vividas no campo profissional, no que vivem na empresa. São dados informativos  que engrandecem o saber e o saber fazer, estruturando o indivíduo perante um grupo social no qual ele está inserido. Além disso, gestão do conhecimento abrange valores, crenças, objetivos e metas que o próprio indivíduo almeja. Sendo assim, a gestão do conhecimento permite a organização saber o que ela sabe e ter respostas rápidas em determinadas situações que sejam similares ou já conhecidas em sua história de vida.  É uma estratégia organizacional, pois, através da gestão do conhecimento, a empresa mede a sua eficiência, toma as decisões mais corretamente, encontra facilmente fontes de informações e respostas a problemas cotidianos e a grandes problemas. A gestão do conhecimento é a maneira como eu lido com as informações que eu vou aprendendo ao longo da vida. Ou seja, como eu lido de forma responsável com aquilo de útil que eu aprendo, e vou transformando em estratégia de organização.
Ao falarmos da educação continuada, mencionamos a educação a distância, a educação corporativa, a universidade corporativa, o coaching e, por último, a gestão do conhecimento. Todos esses elementos proporcionam aprendizado às pessoas. Dessa forma, as pessoas se qualificadam e aumentam o capital intelectual nas organizações. Baseado nesta ideia, explique por que a gestão do conhecimento deve ser considerada uma estratégia organizacional.​
Estratégia organizacional
A estratégia organizacional consiste não na maneira como eu organizo meus conhecimentos, mas sim como eu utilizo as informações que venho aprendendo ao longo da minha vida. Nem tudo que eu aprendo tem uma relevância, por isso tenho que aprender a saber aquilo que tem relevância no meu processo de aprendizado.
Quando eu entendo aquilo que tem essa relevância, poderei então aplicar esses conhecimentos na minha vida de uma maneira saudável que me traga uma gestão desses conhecimentos.
2- O planejamento pessoal permite que os responsáveis pela Gestão de Pessoas proporcionem a força de trabalho apropriada e necessária ao empregador. Sendo assim, trata-se de prever, sistematicamente, as ofertas e as demandas futuras de empregados para uma organização. 								 Cite e descreva três indicadores que devem ser considerados para o planejamento de pessoal de uma empresa.
Sobre planejamento pessoal
O planejamento de pessoal é fundamental para garantir que uma organização tenha a força de trabalho necessária para atender às suas demandas futuras. Três indicadores cruciais a serem considerados nesse processo são:
· Taxa de Rotatividade: Esse indicador avalia a taxa na qual os funcionários deixam a empresa. Uma alta rotatividade pode indicar problemas de retenção de talentos e custos adicionais com recrutamento e treinamento.
· Taxa de Absenteísmo: Esta métrica mede a frequência com que os funcionários faltam ao trabalho sem justificativa. Um alto índice de absenteísmo pode afetar a produtividade e a continuidade das operações.
· Projeção de Crescimento Organizacional: Com base nas metas e planos da empresa, é essencial projetar o crescimento futuro. Isso envolve a identificação de novos cargos, habilidades necessárias e o momento certo para expandir a equipe.

Continue navegando