Logo Passei Direto
Buscar

Prova Psicologia do Desenvolvimento do Aprendizado

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Barros (2008) conclui que: “Parece haver períodos de prontidão para a aprendizagem de várias tarefas, como controlar as excreções, ler, escrever, andar de bicicleta, etc. Antes de o organismo atingir o desenvolvimento apropriado para a realização de determinada tarefa, não é possível sua aprendizagem” (p. 42).
Nesse sentido, leia as assertivas abaixo e verifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Atualmente não temos dúvidas sobre o papel tanto da hereditariedade, quanto do ambiente no desenvolvimento humano. Entretanto, não foi sempre assim.
( ) Os psicólogos favoráveis à hereditariedade acreditavam que todos os traços psicológicos seriam transmitidos geneticamente, tendo o meio onde isso ocorre, pouca ou nenhuma, participação.
( ) Os defensores da influência do ambiente afirmavam que a personalidade seria moldada a partir das circunstâncias em que a pessoa fosse criada e assim a genética não teria relevância.
( ) Os defensores da hereditariedade, como John Locke (1968), comparavam a mente humana no nascimento a uma “tábula rasa”.
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V
e) V – V – V – F.

Na linha oposta à dos behavioristas, como estudamos em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, surge uma concepção de ensino e aprendizagem, cujo autor mais representativo ficou conhecido pelo conceito que elaborou de aprendizagem significativa, que quer dizer ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
Quem é o autor que, conforme estudamos, elaborou o conceito de aprendizagem significativa?
a) David Ausubel (1918-2008).
b) Carl Rogers (1902-1987).
c) Henri Wallon (1879-1962).
d) Lev Vygostsky (1896-1934).
e) Sigmund Freud (1856-1939).

Imagine a vida humana como uma linha do tempo que é estudada pela Psicologia: Cada número indicado 1, 2, 3... representa um evento importante em nossas vidas, por ex: 1: nascer; 2: aprender a andar etc. Agora, leia o trecho abaixo:
A _______________________ é a área da Psicologia que se dispõe a tentar compreender e responder questões sobre como o ser humano nasce, cresce e se adapta ao meio, como reage de acordo com cada fase da sua existência, e como se constitui. Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna corretamente?
a) Psicologia Científica.
b) Psicologia Social.
c) Psicologia do Desenvolvimento.
d) Psicologia da Educação.
e) Psicologia da Aprendizagem.

Leia as assertivas abaixo: I. Educação Especial é reconhecida na legislação educacional como uma modalidade de ensino que se preocupa com os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiências. II. A história da educação especial começou a ser traçada no século XVI, com médicos e pedagogos que, desafiando os conceitos vigentes na época, acreditaram nas possibilidades de indivíduos até então considerados ineducáveis. III. O século XVI privilegia o cuidado e não a educação propriamente dita, e a institucionalização em asilos e manicômios foi a principal resposta social para tratamento dos indivíduos considerados desviantes.
São consideradas corretas:
a) I e II
b) Todas as alternativas
c) I e III
d) II e III

Um professor no ensino fundamental precisa estar atento para as expressões não verbais dos alunos, pois isso é de grande valia para: I. Auxiliar o professor a perceber a melhor maneira de incentivar os alunos a participarem das aulas. II. Auxiliar o professor a planejar suas aulas, tendo em vista a compreensão a respeito dos modos como os alunos aprendem. III. Perceber o aluno que está desatento e chamar sua atenção. IV. Imaginar o que está se passando na mente dos alunos, com base nas expressões não verbais.
São corretas:
a) I e III
b) I e II
c) II e IV
d) I e IV

Atualmente, no contexto brasileiro, a Educação Especial tem como principal premissa a Educação Inclusiva. A educação inclusiva é uma política que assegura o acesso de alunos (público-alvo da educação especial) às escolas comuns. Além do acesso à escola, a referida política traz instrumentos para garantir a esses alunos o acesso ao conhecimento escolar.
Em meio ao contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir: É correto o que se afirma APENAS em:
I. A Educação Especial é reconhecida na legislação educacional como uma modalidade de ensino que se preocupa com os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência.
II. No Brasil, as discussões sobre a Educação Inclusiva acontecem com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com as reformas educacionais, efetivadas com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.
III. Educação Inclusiva é um conceito amplo, que envolve políticas e ações inclusivas que valorizam a diversidade.
IV. Na Educação Inclusiva os alunos, público-alvo da Educação Especial, que estudam nas escolas comuns e no contra turno podem, quando necessário, frequentar o atendimento educacional especializado.
V. Conforme a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) qualquer aluno com dificuldade de aprendizagem é considerado público-alvo da educação especial.
a) II, III, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II, III e V.
e) I, II, III e IV.

No Brasil, o movimento da Educação Inclusiva ganha forças a partir dos anos 1990. O(s) principal(is) documento(s) que norteia(m) esse movimento é (são):
a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996
b) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
c) Constituição Federal de 1988
d) Todos os anteriores

A psicanálise é uma teoria que busca explicar a personalidade humana. As noções de psicanálise podem auxiliar o professor a compreender os comportamentos emocionais de seus alunos.
Com base nisso, avalie as afirmacoes a seguir: É correto o que se afirma em:
I. Na fase de latência, as crianças encontram prazer em atividades como brincar, relacionar-se com os amigos e estudar. Nesta fase, a educação proporciona prazer às crianças e os professores devem investir em atividades que exploram o mundo à volta da criança.
II. O afeto faz parte das relações entre professor e aluno e, por isso, é importante que o professor conheça seus alunos, suas histórias de vida, suas preferências, etc., a fim de estabelecer um bom ambiente de ensino-aprendizagem.
III. Para a aprendizagem ocorrer, as questões cognitivas são mais importantes que as afetivas e devem ser privilegiadas pelo professor.
IV. O professor deve organizar as atividades escolares de modo a favorecer um bom ambiente na sala de aula, com atividades que respeitem as individualidades de seus alunos.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

Uma criança está com sua mãe no mercado. A criança pede a ela para comprar sorvete. A mãe explica que não irá comprar, pois a criança estava um pouco resfriada. A criança começa a chorar e a espernear no meio do mercado. A mãe, constrangida com a cena, compra o sorvete para a criança. Neste caso:
São verdadeiras:
I. A mãe reforçou o comportamento da criança e este tenderá a se repetir outras vezes.
II. A birra da criança é um comportamento aprendido.
III. A aprendizagem da criança ocorreu por condicionamento operante.
IV. Se a mãe tivesse ignorado o comportamento da criança, este provavelmente não voltaria a se repetir.
a) I, II e IV
b) I, II e III
c) I, III e IV
d) I, II, III e IV

A dificuldade em diagnosticar a deficiência mental tem gerado diversas revisões e discussões sobre seus conceitos e métricas para adaptações escolares, pois ela não se dá somente de maneira física ou intelectual e sua investigação precisa ser realizada por diversos profissionais de forma conjunta.
Sobre o tema tratado no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O aluno com deficiência mental também deve participar de todos os processos de planejamento e execução das atividades desenvolvidas, tendo seus avanços mais bem avaliados conforme a adequação das atividades às suas limitações.
II. O trabalho escolar inclusivo gera uma forma de harmonia e união dos alunos, desenvolvendo o respeito e a capacidade de cada um em trabalhar em conjunto e observar que as diferenças são motivo de benefícios e não de tristeza ou exclusões.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Conheça Marcelo e seus pais e um pouco da história dessa família: Marcelo tem 7 anos e seus pais gostam muito de ler e entendem a importância da leitura em nossas vidas e, por isso, decidiram montar uma variada biblioteca em sua casa. Por sempre ver os pais lendo em seus momentos de lazer, o menino ficou curioso e começou a se interessar por saber de onde vinhas as histórias que os pais contavam. Marcelo, então, começou a ler junto com os pais e sempre pedia livros infantis de presente. Os pais sempre o parabenizavam quando ele terminava uma leitura e aos fins de semana o levavam para caminhar no parque e realizar atividades ao ar livre. Na escola, o pequeno não teve dificuldade em ler os livros solicitados pela professora.
De acordo com o exemplo, podemos afirmar que os pais de Marcelo:
a) estavam reforçando, negativamente, o comportamento do filho.
b) o obrigavam a ler durante a semana e o proibiam de ler aos fins de semana.
c) estavam reforçando, positivamente, o comportamento do filho.
d) ensinaram ao menino que somente a leitura é uma atividade de lazer interessante.
e) em nenhum momento preocuparam-se em preparar um ambiente propício ao desenvolvimento do prazer pela leitura.

João, garoto de 13 anos, está matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental. Ele tem uma forma própria de organizar suas atividades escolares – ouve música, assiste TV, faz as tarefas escolares, tudo ao mesmo tempo. Isso é possível, pois João está na adolescência e:
São corretas:
I. Essa fase da vida não pode ser vista simplesmente como uma transição entre a infância e a vida adulta, pois é uma fase crítica, que requer atenção e estudo.
II. Essa fase precisa ser compreendida como uma construção histórica e social.
III. A adolescência parece coincidir com a suspensão de um compromisso estável, com um tipo de aproximação nômade em relação ao tempo, espaço e cultura.
IV. Diferente da criança, o adolescente tem outra maneira de perceber o mundo e desenvolve uma outra forma de pensamento.
a) Todas as alternativas
b) I, III e IV
c) I, II e III
d) II, III e IV

No contexto escolar, pode ocorrer de um aluno apresentar algumas dificuldades tanto no processo de aprendizagem como nas relações com os pares e professores. Nestas situações, o papel do professor torna-se fundamental para auxiliar o desenvolvimento integral do aluno.
Tendo isso em vista, o professor, ao observar uma dificuldade em seu aluno, deverá
a) observar o aluno, ressaltando seus pontos positivos e incentivando-o a realizar as tarefas escolares a seu modo, pois cada aluno tem um ritmo de aprendizagem.
b) encaminhar o aluno para uma escola de educação especial, pois a escola comum deve ser frequentada por alunos que apresentem bom rendimento escolar.
c) sempre que possível, corrigir o aluno, a fim de auxiliá-lo em seu processo de desenvolvimento.
d) deixar claro para o aluno que a escola é lugar de aprender e que o professor tem um conteúdo a ser ensinado, por isso não pode investir seu tempo para auxiliar o aluno com dificuldades.
e) ignorar as ações do aluno que evidenciem a sua dificuldade, pois assim, o aluno ao não receber a atenção do professor, poderá ter os comportamentos indesejáveis, extintos.

Leia as assertivas abaixo a respeito da relação família x escola:
São corretas:
I. A família (ou o ambiente de referência do convívio da criança) é a maior fonte de informações que se pode ter sobre as características, dificuldades e potencialidades do aluno.
II. A comunicação entre a escola e a família é um instrumento que nunca deve ser negligenciado, pois pode desde evitar situações que trazem sofrimento à criança até colaborar para sua evolução como cidadão.
III. De maneira geral, as relações entre as famílias de classes populares e a escola têm sido marcadas por tensões e falta de parcerias eficazes. Diante do baixo desempenho dos alunos ou dos problemas de disciplina, os professores acabam culpando a família.
IV. É preciso que escola e família se abram para o diálogo, que interajam, que criem um espaço intercultural. A escola precisa estar aberta para escutar o outro (aluno, família) e para construir diálogos.
a) I, II, III e IV
b) II, III e IV
c) I, III
d) I, II e III

(ENADE, 2017) A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Ela irá desenvolver com alunos do 5º. Ano do EF o tema força e movimento, em Ciências, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
a) Utilizar um livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
b) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e movimento, apresentando exemplos.
c) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar a avaliação do conteúdo trabalhado.
d) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
e) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.

Piaget, Vigotski e Wallon são teóricos que exercem grande influência nas práticas pedagógicas. Piaget, biólogo de formação, interessou-se por entender como a criança adquire conhecimento e como o conhecimento ocorre. Vigotski, psicólogo russo, buscou compreender o desenvolvimento humano, como sendo um processo de origem cultural. Wallon, médico e psicólogo francês, interessou-se pelo desenvolvimento infantil, com ênfase às questões da afetividade.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Wallon estudou as emoções e o modo como elas influenciam o desenvolvimento da criança.
II. Piaget e Vigotski organizam o desenvolvimento em quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
III. Wallon, Piaget e Vigotski se aproximam pelas suas ideias sobre a interação humana, mas se distanciam pois têm conceitos diferentes sobre a mediação.
IV. Para Vigotski, o professor tem um papel fundamental de mediar as relações do aluno com seu objeto de conhecimento.
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

Quando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã.
Em relação à educação de alunos com deficiência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Alunos com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação são matriculados nas escolas comuns.
II. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, implantada no Brasil em 2008, garante o acesso desses alunos nessas escolas e considera a educação inclusiva um modelo fundamentado na concepção de direitos humanos.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Uma turma do 9º ano do ensino fundamental está vivendo um conflito na escola, pois não concordam com uma nova regra a respeito do uso de celulares em sala de aula, que acaba de ser proibido. Os alunos se reúnem em grupo para contestar a regra e organizar um movimento a fim de reverter a situação.
Isso ocorre, pois esses alunos estão na adolescência, período do ciclo vital no qual:
a) São indisciplinados e não aceitam perder.
b) São imaturos e não compreendem as regras.
c) Estão em fase de transição para a vida adulta e passam a questionar as regras e valores antigos.
d) São individualistas e excêntricos.

Os adeptos da educação inclusiva, consideram que a melhor colocação para os alunos seria sempre na classe comum, embora admitindo a possibilidade de serviços de suportes, ou mesmo ambientes diferenciados (tais como classes de recursos, classes especiais parciais ou autocontidas, escolas especiais ou residenciais).
O trecho acima refere-se ao fato de que alunos público-alvo da educação especial, na perspectiva da política da Educação Inclusiva, devem estar na classe comum, mas têm direito aos serviços de apoio. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê:
a) Atendimento Educacional Especializado aos alunos que tiverem alguma dificuldade de aprendizagem.
b) Atendimento Educacional Especializado ou Atendimento nas salas comuns, a depender do diagnóstico.
c) Atendimento Educacional Especializado ofertado em salas de recursos ou instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativo para os alunos com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com altas/habilidades superdotação.
d) Atendimento Individualizado aos alunos com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com superdotação.

O ambiente escolar é multicultural, com diversidades de gênero, religião, aspectos socioeconômicos, étnico-raciais, com diferenças nos processos de aprendizagem, pessoas com deficiências, limitações, superdotados. Enfim, é um espaço marcado por singularidades. Cada ser humano tem sua história, seu jeito de aprender, pensar, agir, sentir e perceber o mundo ao seu redor.
Nesse sentido, como a escola deve trabalhar?
a) A escola precisa respeitar todas as diferenças e trabalhar de forma a atender a todos os alunos com equidade.
b) Na atualidade, começamos a notar crianças com alguma dificuldade de aprendizagem. Elas não fazem parte do público-alvo da escola regular.
c) A escola regular precisa respeitar as diferenças. Entretanto, isso não significa adequar-se para receber crianças ditas “especiais”, que devem ir para escolar especiais também.
d) À escola cabe não atender aos alunos que não se encaixem em seu modo secular de trabalho.
e) A expansão e obrigatoriedade de escolarização básica tem que atender somente aqueles que se adaptam aos programas educacionais já estabelecidos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Barros (2008) conclui que: “Parece haver períodos de prontidão para a aprendizagem de várias tarefas, como controlar as excreções, ler, escrever, andar de bicicleta, etc. Antes de o organismo atingir o desenvolvimento apropriado para a realização de determinada tarefa, não é possível sua aprendizagem” (p. 42).
Nesse sentido, leia as assertivas abaixo e verifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Atualmente não temos dúvidas sobre o papel tanto da hereditariedade, quanto do ambiente no desenvolvimento humano. Entretanto, não foi sempre assim.
( ) Os psicólogos favoráveis à hereditariedade acreditavam que todos os traços psicológicos seriam transmitidos geneticamente, tendo o meio onde isso ocorre, pouca ou nenhuma, participação.
( ) Os defensores da influência do ambiente afirmavam que a personalidade seria moldada a partir das circunstâncias em que a pessoa fosse criada e assim a genética não teria relevância.
( ) Os defensores da hereditariedade, como John Locke (1968), comparavam a mente humana no nascimento a uma “tábula rasa”.
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V
e) V – V – V – F.

Na linha oposta à dos behavioristas, como estudamos em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, surge uma concepção de ensino e aprendizagem, cujo autor mais representativo ficou conhecido pelo conceito que elaborou de aprendizagem significativa, que quer dizer ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
Quem é o autor que, conforme estudamos, elaborou o conceito de aprendizagem significativa?
a) David Ausubel (1918-2008).
b) Carl Rogers (1902-1987).
c) Henri Wallon (1879-1962).
d) Lev Vygostsky (1896-1934).
e) Sigmund Freud (1856-1939).

Imagine a vida humana como uma linha do tempo que é estudada pela Psicologia: Cada número indicado 1, 2, 3... representa um evento importante em nossas vidas, por ex: 1: nascer; 2: aprender a andar etc. Agora, leia o trecho abaixo:
A _______________________ é a área da Psicologia que se dispõe a tentar compreender e responder questões sobre como o ser humano nasce, cresce e se adapta ao meio, como reage de acordo com cada fase da sua existência, e como se constitui. Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna corretamente?
a) Psicologia Científica.
b) Psicologia Social.
c) Psicologia do Desenvolvimento.
d) Psicologia da Educação.
e) Psicologia da Aprendizagem.

Leia as assertivas abaixo: I. Educação Especial é reconhecida na legislação educacional como uma modalidade de ensino que se preocupa com os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiências. II. A história da educação especial começou a ser traçada no século XVI, com médicos e pedagogos que, desafiando os conceitos vigentes na época, acreditaram nas possibilidades de indivíduos até então considerados ineducáveis. III. O século XVI privilegia o cuidado e não a educação propriamente dita, e a institucionalização em asilos e manicômios foi a principal resposta social para tratamento dos indivíduos considerados desviantes.
São consideradas corretas:
a) I e II
b) Todas as alternativas
c) I e III
d) II e III

Um professor no ensino fundamental precisa estar atento para as expressões não verbais dos alunos, pois isso é de grande valia para: I. Auxiliar o professor a perceber a melhor maneira de incentivar os alunos a participarem das aulas. II. Auxiliar o professor a planejar suas aulas, tendo em vista a compreensão a respeito dos modos como os alunos aprendem. III. Perceber o aluno que está desatento e chamar sua atenção. IV. Imaginar o que está se passando na mente dos alunos, com base nas expressões não verbais.
São corretas:
a) I e III
b) I e II
c) II e IV
d) I e IV

Atualmente, no contexto brasileiro, a Educação Especial tem como principal premissa a Educação Inclusiva. A educação inclusiva é uma política que assegura o acesso de alunos (público-alvo da educação especial) às escolas comuns. Além do acesso à escola, a referida política traz instrumentos para garantir a esses alunos o acesso ao conhecimento escolar.
Em meio ao contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir: É correto o que se afirma APENAS em:
I. A Educação Especial é reconhecida na legislação educacional como uma modalidade de ensino que se preocupa com os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência.
II. No Brasil, as discussões sobre a Educação Inclusiva acontecem com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com as reformas educacionais, efetivadas com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.
III. Educação Inclusiva é um conceito amplo, que envolve políticas e ações inclusivas que valorizam a diversidade.
IV. Na Educação Inclusiva os alunos, público-alvo da Educação Especial, que estudam nas escolas comuns e no contra turno podem, quando necessário, frequentar o atendimento educacional especializado.
V. Conforme a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) qualquer aluno com dificuldade de aprendizagem é considerado público-alvo da educação especial.
a) II, III, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II, III e V.
e) I, II, III e IV.

No Brasil, o movimento da Educação Inclusiva ganha forças a partir dos anos 1990. O(s) principal(is) documento(s) que norteia(m) esse movimento é (são):
a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996
b) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
c) Constituição Federal de 1988
d) Todos os anteriores

A psicanálise é uma teoria que busca explicar a personalidade humana. As noções de psicanálise podem auxiliar o professor a compreender os comportamentos emocionais de seus alunos.
Com base nisso, avalie as afirmacoes a seguir: É correto o que se afirma em:
I. Na fase de latência, as crianças encontram prazer em atividades como brincar, relacionar-se com os amigos e estudar. Nesta fase, a educação proporciona prazer às crianças e os professores devem investir em atividades que exploram o mundo à volta da criança.
II. O afeto faz parte das relações entre professor e aluno e, por isso, é importante que o professor conheça seus alunos, suas histórias de vida, suas preferências, etc., a fim de estabelecer um bom ambiente de ensino-aprendizagem.
III. Para a aprendizagem ocorrer, as questões cognitivas são mais importantes que as afetivas e devem ser privilegiadas pelo professor.
IV. O professor deve organizar as atividades escolares de modo a favorecer um bom ambiente na sala de aula, com atividades que respeitem as individualidades de seus alunos.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

Uma criança está com sua mãe no mercado. A criança pede a ela para comprar sorvete. A mãe explica que não irá comprar, pois a criança estava um pouco resfriada. A criança começa a chorar e a espernear no meio do mercado. A mãe, constrangida com a cena, compra o sorvete para a criança. Neste caso:
São verdadeiras:
I. A mãe reforçou o comportamento da criança e este tenderá a se repetir outras vezes.
II. A birra da criança é um comportamento aprendido.
III. A aprendizagem da criança ocorreu por condicionamento operante.
IV. Se a mãe tivesse ignorado o comportamento da criança, este provavelmente não voltaria a se repetir.
a) I, II e IV
b) I, II e III
c) I, III e IV
d) I, II, III e IV

A dificuldade em diagnosticar a deficiência mental tem gerado diversas revisões e discussões sobre seus conceitos e métricas para adaptações escolares, pois ela não se dá somente de maneira física ou intelectual e sua investigação precisa ser realizada por diversos profissionais de forma conjunta.
Sobre o tema tratado no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O aluno com deficiência mental também deve participar de todos os processos de planejamento e execução das atividades desenvolvidas, tendo seus avanços mais bem avaliados conforme a adequação das atividades às suas limitações.
II. O trabalho escolar inclusivo gera uma forma de harmonia e união dos alunos, desenvolvendo o respeito e a capacidade de cada um em trabalhar em conjunto e observar que as diferenças são motivo de benefícios e não de tristeza ou exclusões.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Conheça Marcelo e seus pais e um pouco da história dessa família: Marcelo tem 7 anos e seus pais gostam muito de ler e entendem a importância da leitura em nossas vidas e, por isso, decidiram montar uma variada biblioteca em sua casa. Por sempre ver os pais lendo em seus momentos de lazer, o menino ficou curioso e começou a se interessar por saber de onde vinhas as histórias que os pais contavam. Marcelo, então, começou a ler junto com os pais e sempre pedia livros infantis de presente. Os pais sempre o parabenizavam quando ele terminava uma leitura e aos fins de semana o levavam para caminhar no parque e realizar atividades ao ar livre. Na escola, o pequeno não teve dificuldade em ler os livros solicitados pela professora.
De acordo com o exemplo, podemos afirmar que os pais de Marcelo:
a) estavam reforçando, negativamente, o comportamento do filho.
b) o obrigavam a ler durante a semana e o proibiam de ler aos fins de semana.
c) estavam reforçando, positivamente, o comportamento do filho.
d) ensinaram ao menino que somente a leitura é uma atividade de lazer interessante.
e) em nenhum momento preocuparam-se em preparar um ambiente propício ao desenvolvimento do prazer pela leitura.

João, garoto de 13 anos, está matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental. Ele tem uma forma própria de organizar suas atividades escolares – ouve música, assiste TV, faz as tarefas escolares, tudo ao mesmo tempo. Isso é possível, pois João está na adolescência e:
São corretas:
I. Essa fase da vida não pode ser vista simplesmente como uma transição entre a infância e a vida adulta, pois é uma fase crítica, que requer atenção e estudo.
II. Essa fase precisa ser compreendida como uma construção histórica e social.
III. A adolescência parece coincidir com a suspensão de um compromisso estável, com um tipo de aproximação nômade em relação ao tempo, espaço e cultura.
IV. Diferente da criança, o adolescente tem outra maneira de perceber o mundo e desenvolve uma outra forma de pensamento.
a) Todas as alternativas
b) I, III e IV
c) I, II e III
d) II, III e IV

No contexto escolar, pode ocorrer de um aluno apresentar algumas dificuldades tanto no processo de aprendizagem como nas relações com os pares e professores. Nestas situações, o papel do professor torna-se fundamental para auxiliar o desenvolvimento integral do aluno.
Tendo isso em vista, o professor, ao observar uma dificuldade em seu aluno, deverá
a) observar o aluno, ressaltando seus pontos positivos e incentivando-o a realizar as tarefas escolares a seu modo, pois cada aluno tem um ritmo de aprendizagem.
b) encaminhar o aluno para uma escola de educação especial, pois a escola comum deve ser frequentada por alunos que apresentem bom rendimento escolar.
c) sempre que possível, corrigir o aluno, a fim de auxiliá-lo em seu processo de desenvolvimento.
d) deixar claro para o aluno que a escola é lugar de aprender e que o professor tem um conteúdo a ser ensinado, por isso não pode investir seu tempo para auxiliar o aluno com dificuldades.
e) ignorar as ações do aluno que evidenciem a sua dificuldade, pois assim, o aluno ao não receber a atenção do professor, poderá ter os comportamentos indesejáveis, extintos.

Leia as assertivas abaixo a respeito da relação família x escola:
São corretas:
I. A família (ou o ambiente de referência do convívio da criança) é a maior fonte de informações que se pode ter sobre as características, dificuldades e potencialidades do aluno.
II. A comunicação entre a escola e a família é um instrumento que nunca deve ser negligenciado, pois pode desde evitar situações que trazem sofrimento à criança até colaborar para sua evolução como cidadão.
III. De maneira geral, as relações entre as famílias de classes populares e a escola têm sido marcadas por tensões e falta de parcerias eficazes. Diante do baixo desempenho dos alunos ou dos problemas de disciplina, os professores acabam culpando a família.
IV. É preciso que escola e família se abram para o diálogo, que interajam, que criem um espaço intercultural. A escola precisa estar aberta para escutar o outro (aluno, família) e para construir diálogos.
a) I, II, III e IV
b) II, III e IV
c) I, III
d) I, II e III

(ENADE, 2017) A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Ela irá desenvolver com alunos do 5º. Ano do EF o tema força e movimento, em Ciências, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
a) Utilizar um livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
b) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e movimento, apresentando exemplos.
c) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar a avaliação do conteúdo trabalhado.
d) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
e) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.

Piaget, Vigotski e Wallon são teóricos que exercem grande influência nas práticas pedagógicas. Piaget, biólogo de formação, interessou-se por entender como a criança adquire conhecimento e como o conhecimento ocorre. Vigotski, psicólogo russo, buscou compreender o desenvolvimento humano, como sendo um processo de origem cultural. Wallon, médico e psicólogo francês, interessou-se pelo desenvolvimento infantil, com ênfase às questões da afetividade.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Wallon estudou as emoções e o modo como elas influenciam o desenvolvimento da criança.
II. Piaget e Vigotski organizam o desenvolvimento em quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
III. Wallon, Piaget e Vigotski se aproximam pelas suas ideias sobre a interação humana, mas se distanciam pois têm conceitos diferentes sobre a mediação.
IV. Para Vigotski, o professor tem um papel fundamental de mediar as relações do aluno com seu objeto de conhecimento.
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

Quando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã.
Em relação à educação de alunos com deficiência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Alunos com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação são matriculados nas escolas comuns.
II. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, implantada no Brasil em 2008, garante o acesso desses alunos nessas escolas e considera a educação inclusiva um modelo fundamentado na concepção de direitos humanos.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Uma turma do 9º ano do ensino fundamental está vivendo um conflito na escola, pois não concordam com uma nova regra a respeito do uso de celulares em sala de aula, que acaba de ser proibido. Os alunos se reúnem em grupo para contestar a regra e organizar um movimento a fim de reverter a situação.
Isso ocorre, pois esses alunos estão na adolescência, período do ciclo vital no qual:
a) São indisciplinados e não aceitam perder.
b) São imaturos e não compreendem as regras.
c) Estão em fase de transição para a vida adulta e passam a questionar as regras e valores antigos.
d) São individualistas e excêntricos.

Os adeptos da educação inclusiva, consideram que a melhor colocação para os alunos seria sempre na classe comum, embora admitindo a possibilidade de serviços de suportes, ou mesmo ambientes diferenciados (tais como classes de recursos, classes especiais parciais ou autocontidas, escolas especiais ou residenciais).
O trecho acima refere-se ao fato de que alunos público-alvo da educação especial, na perspectiva da política da Educação Inclusiva, devem estar na classe comum, mas têm direito aos serviços de apoio. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê:
a) Atendimento Educacional Especializado aos alunos que tiverem alguma dificuldade de aprendizagem.
b) Atendimento Educacional Especializado ou Atendimento nas salas comuns, a depender do diagnóstico.
c) Atendimento Educacional Especializado ofertado em salas de recursos ou instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativo para os alunos com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com altas/habilidades superdotação.
d) Atendimento Individualizado aos alunos com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com superdotação.

O ambiente escolar é multicultural, com diversidades de gênero, religião, aspectos socioeconômicos, étnico-raciais, com diferenças nos processos de aprendizagem, pessoas com deficiências, limitações, superdotados. Enfim, é um espaço marcado por singularidades. Cada ser humano tem sua história, seu jeito de aprender, pensar, agir, sentir e perceber o mundo ao seu redor.
Nesse sentido, como a escola deve trabalhar?
a) A escola precisa respeitar todas as diferenças e trabalhar de forma a atender a todos os alunos com equidade.
b) Na atualidade, começamos a notar crianças com alguma dificuldade de aprendizagem. Elas não fazem parte do público-alvo da escola regular.
c) A escola regular precisa respeitar as diferenças. Entretanto, isso não significa adequar-se para receber crianças ditas “especiais”, que devem ir para escolar especiais também.
d) À escola cabe não atender aos alunos que não se encaixem em seu modo secular de trabalho.
e) A expansão e obrigatoriedade de escolarização básica tem que atender somente aqueles que se adaptam aos programas educacionais já estabelecidos.

Prévia do material em texto

Prova Psicologia do Desenvolvimento do Aprendizado 
1- Leia o excerto do Texto “O conceito de afetividade de Henri Wallon”:
“Quando uma mãe abre os braços para receber um bebê que dá seus primeiros passos, expressa com gestos a intenção de acolhê-lo e ele reage caminhando em sua direção. Com esse movimento, a criança amplia seu conhecimento e é estimulada a aprender a andar. Assim como ela, toda pessoa é afetada tanto por elementos externos - o olhar do outro, um objeto que chama a atenção, uma informação que recebe do meio - quanto por sensações internas - medo, alegria, fome - e responde a eles. Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento. Diferentemente do que se pensa, o conceito não é sinônimo de carinho e amor” (SALLA, 2011, s/p. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/264/0-conceito-de-afetividade-de-henri-wallon. Acesso em: 10 mar 2020). 
Sobre o trabalho de Wallon, leia as assertivas que seguem:
 I. O conceito de afetividade diz respeito à capacidade do ser humano de ser afetado (de forma positiva ou negativa) seja por sensações internas ou externas. 
II. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
III. A afetividade tem como característica a ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão e é contagiante.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, III, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II, apenas. 
2- Barros (2008) conclui que: “Parece haver períodos de prontidão para a aprendizagem de várias tarefas, como controlar as excreções, ler, escrever, andar de bicicleta, etc. Antes de o organismo atingir o desenvolvimento apropriado para a realização de determinada tarefa, não é possível sua aprendizagem” (p. 42).
Nesse sentido, leia as assertivas abaixo e verifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
(   ) Atualmente não temos dúvidas sobre o papel tanto da hereditariedade, quanto do ambiente no desenvolvimento humano. Entretanto, não foi sempre assim.
(   ) Os psicólogos favoráveis à hereditariedade acreditavam que todos os traços psicológicos seriam transmitidos geneticamente, tendo o meio onde isso ocorre, pouca ou nenhuma, participação.
(   ) Os defensores da influência do ambiente afirmavam que a personalidade seria moldada a partir das circunstâncias em que a pessoa fosse criada e assim a genética não teria relevância.
(   ) Os defensores da hereditariedade, como John  Locke (1968), comparavam a mente humana no nascimento a uma “tábula rasa”.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V
e) V – V – V – F.  
3- Na linha oposta à dos behavioristas, como estudamos em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, surge uma concepção de ensino e aprendizagem, cujo autor mais representativo ficou conhecido pelo conceito que elaborou de aprendizagem significativa, que quer dizer ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
 Quem é o autor que, conforme estudamos, elaborou o conceito de aprendizagem significativa?
 
a) David Ausubel (1918-2008). 
b) Carl Rogers (1902-1987).
c) Henri Wallon (1879-1962).
d) Lev Vygostsky (1896-1934).
e) Sigmund Freud (1856-1939).
4- Imagine a vida humana como uma linha do tempo que é estudada pela Psicologia:
Cada número indicado 1, 2, 3... representa um evento importante em nossas vidas, por ex: 1: nascer; 2: aprender a andar etc. Agora, leia o trecho abaixo:
 
A _______________________ é a área da Psicologia que se dispõe a tentar compreender e responder questões sobre como o ser humano nasce, cresce e se adapta ao meio, como reage de acordo com cada fase da sua existência, e como se constitui.
 Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna corretamente?
a) Psicologia Científica.
b) Psicologia Social.
c) Psicologia do Desenvolvimento. 
d) Psicologia da Educação.
e) Psicologia da Aprendizagem.
5- Leia as assertivas abaixo:
I.	Educação Especial é reconhecida na legislação educacional como uma modalidade de ensino que se preocupa com os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiências.
II.	A história da educação especial começou a ser traçada no século XVI, com médicos e pedagogos que, desafiando os conceitos vigentes na época, acreditaram nas possibilidades de indivíduos até então considerados ineducáveis.
III.	O século XVI privilegia o cuidado e não a educação propriamente dita, e a institucionalização em asilos e manicômios foi a principal resposta social para tratamento dos indivíduos considerados desviantes.
São consideradas corretas:
a) I e II
b) Todas as alternativas 
c) I e III
d) II e III
6- Um professor no ensino fundamental precisa estar atento para as expressões não verbais dos alunos, pois isso é de grande valia para:
I.  Auxiliar o professor a perceber a melhor maneira de incentivar os alunos a participarem das aulas.
II. Auxiliar o professor a planejar suas aulas, tendo em vista a compreensão a respeito dos modos como os alunos aprendem.
III. Perceber o aluno que está desatento e chamar sua atenção.
IV. Imaginar o que está se passando na mente dos alunos, com base nas expressões não verbais.
São corretas:
a) I e III
b) I e II 
c) II e IV
d) I e IV
7- Atualmente, no contexto brasileiro, a Educação Especial tem como principal premissa a Educação Inclusiva. A educação inclusiva é uma política que assegura o acesso de alunos (público-alvo da educação especial) às escolas comuns. Além do acesso à escola, a referida política traz instrumentos para garantir a esses alunos o acesso ao conhecimento escolar.
Em meio ao contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A Educação Especial é reconhecida na legislação educacional como uma modalidade de ensino que se preocupa com os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência.
II. No Brasil, as discussões sobre a Educação Inclusiva acontecem com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com as reformas educacionais, efetivadas com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.
III. Educação Inclusiva é um conceito amplo, que envolve políticas e ações inclusivas que valorizam a diversidade.
IV. Na Educação Inclusiva os alunos, público-alvo da Educação Especial, que estudam nas escolas comuns e no contra turno podem, quando necessário, frequentar o atendimento educacional especializado.
V. Conforme a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) qualquer aluno com dificuldade de aprendizagem é considerado público-alvo da educação especial.
É correto o que se afirma APENAS em:
a) II, III, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II, III e V.
e) I, II, III e IV. 
8- No Brasil, o movimento da Educação Inclusiva ganha forças a partir dos anos 1990. O(s) principal(is) documento(s) que norteia(m) esse movimento é (são):
a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996
b) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
c) Constituição Federal de 1988
d) Todos os anteriores 
9- A psicanálise é uma teoria que busca explicar a personalidade humana. As noções de psicanálise podem auxiliar o professor a compreender os comportamentos emocionais de seus alunos. 
Com base nisso, avalie as afirmações a seguir:
I. Na fase de latência, as crianças encontram prazer em atividades como brincar, relacionar-se com os amigos e estudar. Nesta fase, a educação proporciona prazer às crianças e os professores devem investir em atividades que exploram o mundo à volta da criança. 
II. O afeto faz parte das relações entre professor e aluno e, por isso, é importante que o professor conheça seus alunos, suas histórias de vida, suas preferências, etc., a fim de estabelecer um bom ambiente de ensino-aprendizagem.
III. Para a aprendizagem ocorrer, as questões cognitivas são mais importantes que as afetivas e devem ser privilegiadaspelo professor.
IV. O professor deve organizar as atividades escolares de modo a favorecer um bom ambiente na sala de aula, com atividades que respeitem as individualidades de seus alunos. 
É correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas. 
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.
10- Uma criança está com sua mãe no mercado. A criança pede a ela para comprar sorvete. A mãe explica que não irá comprar, pois a criança estava um pouco resfriada. A criança começa a chorar e a espernear no meio do mercado. A mãe, constrangida com a cena, compra o sorvete para a criança. Neste caso:
I.	A mãe reforçou o comportamento da criança e este tenderá a se repetir outras vezes.
II.	A birra da criança é um comportamento aprendido.
III.	A aprendizagem da criança ocorreu por condicionamento operante.
IV.	Se a mãe tivesse ignorado o comportamento da criança, este provavelmente não voltaria a se repetir.
São verdadeiras:
a) I, II e IV
b) I, II e III
c) I, III e IV 
d) I, II, III e IV
11- A dificuldade em diagnosticar a deficiência mental tem gerado diversas revisões e discussões sobre seus conceitos e métricas para adaptações escolares, pois ela não se dá somente de maneira física ou intelectual e sua investigação precisa ser realizada por diversos profissionais de forma conjunta.  Sobre o tema tratado no trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 I.    O aluno com deficiência mental também deve participar de todos os processos de planejamento e execução das atividades desenvolvidas, tendo seus avanços mais bem avaliados conforme a adequação das atividades às suas limitações.
PORQUE
 II.   O trabalho escolar inclusivo gera uma forma de harmonia e união dos alunos, desenvolvendo o respeito e a capacidade de cada um em trabalhar em conjunto e observar que as diferenças são motivo de benefícios e não de tristeza ou exclusões.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
12-Conheça Marcelo e seus pais e um pouco da história dessa família:
Marcelo tem 7 anos e seus pais gostam muito de ler e entendem a importância da leitura em nossas vidas e, por isso, decidiram montar uma variada biblioteca em sua casa. Por sempre ver os pais lendo em seus momentos de lazer, o menino ficou curioso e começou a se interessar por saber de onde vinhas as histórias que os pais contavam. 
Marcelo, então, começou a ler junto com os pais e sempre pedia livros infantis de presente. Os pais sempre o parabenizavam quando ele terminava uma leitura e aos fins de semana o levavam para caminhar no parque e realizar atividades ao ar livre.
Na escola, o pequeno não teve dificuldade em ler os livros solicitados pela professora.
De acordo com o exemplo, podemos afirmar que os pais de Marcelo:
a) estavam reforçando, negativamente, o comportamento do filho.
b) o obrigavam a ler durante a semana e o proibiam de ler aos fins de semana.
c) estavam reforçando, positivamente, o comportamento do filho. 
d) ensinaram ao menino que somente a leitura é uma atividade de lazer interessante.
e) em nenhum momento preocuparam-se em preparar um ambiente propício ao desenvolvimento do prazer pela leitura.
13- João, garoto de 13 anos, está matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental. Ele tem uma forma própria de organizar suas atividades escolares – ouve música, assiste TV, faz as tarefas escolares, tudo ao mesmo tempo. Isso é possível, pois João está na adolescência e:
I.	Essa fase da vida não pode ser vista simplesmente como uma transição entre a infância e a vida adulta, pois é uma fase crítica, que requer atenção e estudo. 
II.	Essa fase precisa ser compreendida como uma construção histórica e social. 
III.	A adolescência parece coincidir com a suspensão de um compromisso estável, com um tipo de aproximação nômade em relação ao tempo, espaço e cultura. 
IV.	Diferente da criança, o adolescente tem outra maneira de perceber o mundo e desenvolve uma outra forma de pensamento.
São corretas:
a) Todas as alternativas 
b) I, III e IV
c) I, II e III
d) II, III e IV
14- No contexto escolar, pode ocorrer de um aluno apresentar algumas dificuldades tanto no processo de aprendizagem como nas relações com os pares e professores. Nestas situações, o papel do professor torna-se fundamental para auxiliar o desenvolvimento integral do aluno. 
Tendo isso em vista, o professor, ao observar uma dificuldade em seu aluno, deverá
a) observar o aluno, ressaltando seus pontos positivos e incentivando-o a realizar as tarefas escolares a seu modo, pois cada aluno tem um ritmo de aprendizagem. 
b) encaminhar o aluno para uma escola de educação especial, pois a escola comum deve ser frequentada por alunos que apresentem bom rendimento escolar.
c) sempre que possível, corrigir o aluno, a fim de auxiliá-lo em seu processo de desenvolvimento.
d) deixar claro para o aluno que a escola é lugar de aprender e que o professor tem um conteúdo a ser ensinado, por isso não pode investir seu tempo para auxiliar o aluno com dificuldades.
e) ignorar as ações do aluno que evidenciem a sua dificuldade, pois assim, o aluno ao não receber a atenção do professor, poderá ter os comportamentos indesejáveis, extintos.
15- Leia as assertivas abaixo a respeito da relação família x escola:
I.	A família (ou o ambiente de referência do convívio da criança) é a maior fonte de informações que se pode ter sobre as características, dificuldades e potencialidades do aluno. 
II.	A comunicação entre a escola e a família é um instrumento que nunca deve ser negligenciado, pois pode desde evitar situações que trazem sofrimento à criança até colaborar para sua evolução como cidadão.
III.	De maneira geral, as relações entre as famílias de classes populares e a escola têm sido marcadas por tensões e falta de parcerias eficazes. Diante do baixo desempenho dos alunos ou dos problemas de disciplina, os professores acabam culpando a família.
IV.	É preciso que escola e família se abram para o diálogo, que interajam, que criem um espaço intercultural. A escola precisa estar aberta para escutar o outro (aluno, família) e para construir diálogos. 
São corretas:
a) I, II, III e IV 
b) II, III e IV
c) I, III 
d) I, II e III
16- (ENADE, 2017) A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Ela irá desenvolver com alunos do 5º. Ano do EF o tema força e movimento, em Ciências, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
a) Utilizar um livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
b) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e movimento, apresentando exemplos. 
c) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar a avaliação do conteúdo trabalhado.
d) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
e) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado. 
17. Piaget, Vigotski e Wallon são teóricos que exercem grande influência nas práticas pedagógicas. Piaget, biólogo de formação, interessou-se por entender como a criança adquire conhecimento e como o conhecimento ocorre. Vigotski, psicólogo russo, buscou compreender o desenvolvimento humano, como sendo um processo de origem cultural. Wallon, médicoe psicólogo francês, interessou-se pelo desenvolvimento infantil, com ênfase às questões da afetividade. 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Wallon estudou as emoções e o modo como elas influenciam o desenvolvimento da criança.
II. Piaget e Vigotski organizam o desenvolvimento em quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
III. Wallon, Piaget e Vigotski se aproximam pelas suas ideias sobre a interação humana, mas se distanciam pois têm conceitos diferentes sobre a mediação.
IV. Para Vigotski, o professor tem um papel fundamental de mediar as relações do aluno com seu objeto de conhecimento.
É correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas. 
c) I, II, III e IV. 
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.
18. Quando o assunto é o ensino escolar dos alunos com deficiência intelectual, não é raro o questionamento sobre o modo de trabalhar com tais alunos. Embora a deficiência intelectual seja um desafio no ensino escolar em face de seu objetivo curricular, tanto na sala de aula comum quanto no atendimento educacional especializado, é possível estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã.
SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educação e pesquisa, v. 38, n. 4, p. 935-948, 2012.
 Em relação à educação de alunos com deficiência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 I. Alunos com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação são matriculados nas escolas comuns.
PORQUE
 II. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, implantada no Brasil em 2008, garante o acesso desses alunos nessas escolas e considera a educação inclusiva um modelo fundamentado na concepção de direitos humanos.	
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
19. Uma turma do 9º ano do ensino fundamental está vivendo um conflito na escola, pois não concordam com uma nova regra a respeito do uso de celulares em sala de aula, que acaba de ser proibido. Os alunos se reúnem em grupo para contestar a regra e organizar um movimento a fim de reverter a situação. Isso ocorre, pois esses alunos estão na adolescência, período do ciclo vital no qual:
a) São indisciplinados e não aceitam perder.
b) São imaturos e não compreendem as regras.
c) Estão em fase de transição para a vida adulta e passam a questionar as regras e valores antigos. 
d) São individualistas e excêntricos.
20.“...Os adeptos da educação inclusiva, consideram que a melhor colocação para os alunos seria sempre na classe comum, embora admitindo a possibilidade de serviços de suportes, ou mesmo ambientes diferenciados (tais como classes de recursos, classes especiais parciais ou autocontidas, escolas especiais ou residenciais).” (adaptado de MENDES, E. G., 2006, p. 394)
O trecho acima refere-se ao fato de que alunos público-alvo da educação especial, na perspectiva da política da Educação Inclusiva, devem estar na classe comum, mas têm direito aos serviços de apoio. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê:
a) Atendimento Educacional Especializado aos alunos que tiverem alguma dificuldade de aprendizagem.
b) Atendimento Educacional Especializado ou Atendimento nas salas comuns, a depender do diagnóstico.
c) Atendimento Educacional Especializado ofertado em salas de recursos ou instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativo para os alunos com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com altas/habilidades superdotação. 
d) Atendimento Individualizado aos alunos com deficiência, com transtorno do espectro do autismo e com supertodação.
21.O ambiente escolar é multicultural, com diversidades de gênero, religião, aspectos socioeconômicos, étnico-raciais, com diferenças nos processos de aprendizagem, pessoas com deficiências, limitações, superdotados. Enfim, é um espaço marcado por singularidades. Cada ser humano tem sua história, seu jeito de aprender, pensar, agir, sentir e perceber o mundo ao seu redor. Nesse sentido, como a escola deve trabalhar?
a) A escola precisa respeitar todas as diferenças e trabalhar de forma a atender a todos os alunos com equidade. 
b) Na atualidade, começamos a notar crianças com alguma dificuldade de aprendizagem. Elas não fazem parte do público-alvo da escola regular.
c) A escola regular precisa respeitar as diferenças. Entretanto, isso não significa adequar-se para receber crianças ditas “especiais”, que devem ir para escolar especiais também.
d) À escola cabe não atender aos alunos que não se encaixem em seu modo secular de trabalho.
e) A expansão e obrigatoriedade de escolarização básica tem que atender somente aqueles que se adaptam aos programas educacionais já estabelecidos.
22.Leia as assertivas a seguir:
I.	O processo de equilibrações sucessivas conduz as crianças a maneiras de agir e de pensar cada vez mais complexas e elaboradas.
II.	Piaget definiu três estágios de desenvolvimento: sensório-motor, operatório e formal
III.	Os estágios de desenvolvimento são flexíveis, podendo a criança passar de um a outro, a depender de sua capacidade de desenvolvimento.
IV.	Piaget não estudou o pensamento da criança motivado por um interesse na infância em si, pois o centro de seus estudos era o desenvolvimento do conhecimento. 
São corretas:
a) II e III
b) I e IV
c) I e III
d) III e IV
23.Tudo aquilo que a criança aprende com o adulto ou com outra criança mais velha vai sendo elaborado por ela, vai sendo incorporado a ela, transformando seus modos de agir e pensar. Essa frase diz respeito às ideias:
a) Do biólogo suíço J. Piaget, pois ele se preocupou em desenvolver uma teoria de elaboração de conhecimento.
b) Do psicanalista S. Freud, pois ele valoriza as relações entre a criança e o adulto, no processo de elaboração de conhecimento.
c) Do psicólogo americano Skinner, pois ele acredita que a aprendizagem é um comportamento que a criança aprende com o adulto. 
d) Do psicólogo russo Lev Vigotski, pois ele valoriza a aprendizagem conjunta no processo de elaboração de conhecimento.
24.Em uma sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, a professora está trabalhando com um conteúdo sobre as diferenças entre as zonas urbana e rural. Inicialmente, ela conversa com os alunos, a fim de saber quais conhecimentos prévios eles possuem sobre o tema. Em seguida, ela solicita que os alunos abram o livro texto e leiam sobre o assunto. A leitura permite que os alunos estabeleçam relações com os conhecimentos que já possuem. Ao incorporar as ideias e novos conceitos, ocorre uma modificação nos conhecimentos iniciais dos alunos. Sobre isso, é possível afirmar que:
I.	A professora se orienta pelas ideias da psicologia construtivista, pois parte do conhecimento prévio dos alunos e propõe uma leitura para que os alunos possam assimilar novos conhecimentos.
II.	Ao assimilarem os novos conhecimentos, ocorre nos alunos um processo de acomodação, isto é, os conhecimentos prévios são modificados pela assimilação de novos conceitos.
III.	Ao inserir um texto com novas ideias e conceitos, a professora intenciona provocar nos alunos conflitos entre o que eles já sabiam e o que precisam vir a conhecer sobre o tema.
IV.	Os conflitos são importantes, na medida em que permitem aos alunos buscarem meios de superação, alcançando novos conhecimentos. 
São corretas:
a) I, II e IV 
b)I, II, III e IV
c) II, III e IV
d) I e II 
25.Em nossa sociedade, a escola é uma instituição encarregada de possibilitar o contato sistemático e intenso das crianças com o sistema de leitura e de escrita, com os sistemas de contagem e de mensuração, com os conhecimentos acumulados e organizados pelas diversas disciplinas científicas, com os modos como esse tipo de conhecimento é elaborado e com alguns dos variados instrumentos de que essas ciências se utilizam – mapas, gráficos, réguas, computadores, etc. Pensando nisso e, com base na perspectiva histórico-cultural, é possível afirmar que:
I. As especificidades das relações de conhecimento produzidas na escola distinguem-se das relações de conhecimento cotidianas.
II. A criança chega à escola dominando inúmeros conhecimentos e, durante o processo de educação escolar a criança realiza reelaborações desses conhecimentos mediante o estabelecimento de uma nova relação cognitiva com o mundo e com o seu próprio pensamento.
III. Na escola, as relações de conhecimento são intencionais e planejadas e o papel do professor é acompanhar a criança, orientando suas ações, destacando elementos das situações em estudo, ensinando a criança a utilizar o mapa, os instrumentos de laboratório, etc.
IV. Em situações compartilhadas com o professor, o aluno aprende significados, modos de agir e de pensar, e começa a elaborar novos significados.
São corretas:
a) II, III e IV 
b) I e IV
c) I, II, III e IV
d) I, III e IV
26.Existem aspectos importantes a serem considerados pelos professores para que atendam às necessidades do aluno que enfrenta dificuldades, a maior parte, simples atitudes de uma rotina escolar.
Nesse sentido, há ações que podem ser tomadas diante de um aluno que apresenta dificuldades. Sobre elas, leia as assertivas usando V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
(   ) Ressaltar as dificuldades do aluno, distinguindo-os dos demais.
(   ) Corrigir o aluno com frequência perante a classe.
(   ) Mostrar paciência com o aluno com dificuldades.
(   ) Ignorar o aluno que não consegue superar sua dificuldade.
(   ) Estar sempre atento para verificar de que forma pode auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem.
 A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F – F – V – F – V. 
b) F – F – V – F – F.
c) V – V – F – V – F.
d) V – F – V – F – V.
e) F – V – F – V – V.
27. É possível dizer que a forma como vemos o mundo está diretamente ligada à maneira como nos enquadramos no núcleo familiar, à posição que ocupamos, às responsabilidades que assumimos, às experiências que vivenciamos. A família seria então a primeira escola da vida, e é nela que aprendemos como aprender. A partir disso, é imprescindível que haja uma expansão da vida familiar para a vida educacional e vice-versa, buscando integrar as duas realidades de forma espontânea e adaptada. (STOBÄUS; MOSQUERA, 2013).
Disponível em: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/FAMILIA.jpg. Acesso em: 03 abr 2020.
Diante do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.	Junto ao papel da escola, a família também tem um significado fundamental na cena escolar. 
PORQUE
II.	É preciso que a interação entre família e escola ocorra de forma que a segunda tenha consciência e reconheça o ambiente de onde provém seu aluno.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Gabarito
1- E
2- E
3- A
4- C
5- B
6- B
7- E
8- D
9- B
10- D
11- B
12- C
13- A
14- A
15- A
16- E
17- B
18- C
19- C
20- C
21- A
22- B
23- D
24- B
25- C
26- A
27- E

Mais conteúdos dessa disciplina