Buscar

primeira atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Técnico Educacional Souza Marques – Curso de Análises Clínicas.
Disciplina de Parasitologia
Aluna: Lívia Ferreira
1. Qual é o nível de biossegurança que se enquadra um laboratório de diagnóstico parasitológico? Os laboratórios de diagnóstico parasitológico se encontram no nível 2 de biossegurança, em que diz respeito ao laboratório em contenção, onde são manipulados microrganismos da classe de risco 2 (agentes de risco moderado para as pessoas e para o meio ambiente).
2. Cite no mínimo três exemplos de parasitas que se enquadram no nível de biossegurança de um laboratório? Podemos citar como exemplo de parasitas que se enquadram no nível de biossegurança do laboratório a Ascaris lumbricoides, Entamoeba histolytica e Enterobius vermicularis.
3. Quais são as informações relevantes que devem conter no rótulo de identificação da amostra? Nome do paciente, idade, data e horário da coleta, tipo de amostra, se há ou não conservante.
4. O que podemos observar no exame macroscópio da amostra fecal? É possível verificar a consistência da amostra, odor, presença de elementos anormais, tais como sangue e muco, e até mesmo a presença de vermes adultos ou parte deles.
5. O que podemos observar no exame microscópio da amostra fecal? No exame microscópio vamos pesquisar e visualizar as formas parasitárias (ovos, cistos, trofozoitas), a presença de elementos figurados como hemácias e muco também é possível de ser observado.
6. Quais são os objetivos do exame direto na amostra fecal? O exame direto possui alguns objetivos, dentre eles podemos citar a avaliação da carga parasitária do paciente e promoção do diagnóstico rápido da quantidade de organismos infectantes, além da verificação da motilidade (tipos) dos organismos e diagnostico dos parasitas que podem ter sido perdido nas técnicas de concentração. 
7. Descreva o método da fita gomada e suas principais orientações. O método da fita gomada, ou método de Graham é utilizado para o diagnóstico de Enterobius vermiculares, uma vez que, o mesmo não faz a postura dos seus ovos na luz intestinal, e sim na região perianal no período da noite. Dessa forma, o exame é realizado utilizando uma lâmina com fita gomada transparente, que deve ser colocada com a parte adesiva para fora sobre o fundo de um tubo de ensaio. A prega anal do paciente é aberta e o lado adesivado é encostado várias vezes na região perianal. A fita é distendida sob uma lâmina microscópica com o lado do adesivo voltado para baixo, para se analisar com uma objetiva de 10x. As suas principais orientações é não usar nenhum medicamento no local e ir ao laboratório pela manhã antes de defecar ou tomar banho (ou qualquer higiene local).

Continue navegando