Buscar

COMO A CRIANÇA APRENDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMO A CRIANÇA APRENDE
1. Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que:
I. Desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.
II. Desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.
III. Desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento
IV. Desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.
V. Processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas o item V está certo.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Apenas os itens IV e V estão certo.
2. A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de idéia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d’água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes. A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
a) anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
b) associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
c) comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
d) desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
e) reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
3. Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações). Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar:
I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
É correto apenas o que se afirmar em:
a) I e II.
b) I e II.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV. 
4. Vigotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (adaptado)
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
a) destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
b) indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
c) anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
d) elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não desestimulá-los, corrigindo-os em seguida.
e) forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário. 
5. Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Esse pressuposto teórico, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social.
Considerando os pressupostos da teoria vygotskyana, avalie as afirmações a seguir.
a) O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
b) Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
c) A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
d) O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
e) A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo 
6. Ao investigar sobre a importância do livro didático enquanto instrumento de apoio aos professores de ciências no desenvolvimento de suas aulas no Ensino Fundamental, Siganski e colaboradores (2008) refletem sobre como este material pode contribuir para a melhoria do trabalho do professor em sala de aula. De acordo com os autores e suas reflexões apresentadas neste artigo, julgue os itens abaixo como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) e, em seguida, marque a opção CORRETA.
( ) O livro didático é apenas um dentre os materiais de ensino disponíveis para o ensino de Ciências, sendo que o aprendizado pelo aluno está relacionado com a maneira de utilização do livro pelo professor em sala de aula.
( ) Os livros didáticos atuais de Ciências apresentam a ciência de maneira contextualizada, e aliada da sociedade e da sua vida cotidiana, concebendo o método científico como um conjunto de regras fixas para encontrar a verdade.
É correto apenas o que se afirmar em: 
a) I e IV.
b) I e V.
c) II, III e IV.
d) I,II, III e V.
e) II, III, IV e V 
7. A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Essa professora irá desenvolver com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental uma aula de Ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista. Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora? 
a) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado.
b) Utilizar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
c) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
d) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.
e) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, apresentando exemplos.
8. Vários estudiosos deste século podem ser classificados como teóricos do Construtivismo. Entre eles, os principais são: Jean Piaget, Henri Wallon, L. S. Vigotsky, A. N. Leontiev, A. R. Luria e Emília Ferreiro. Esses dois últimos pesquisadores foram a fundo no estudo sobre a aquisição da escrita pela criança, sendo suas obras consideradas referenciais teóricos. Dos autores citados Piaget é, sem dúvida, o mais importante teórico do construtivismo. Sobre sua obra, analise as afirmativas a seguir:
I. Os dois pressupostosbásicos de sua obra são o Interacionismo e o Construtivismo Sequencial.
II. Para o biólogo desenvolvimento resulta de combinações entre aquilo que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio.
III. O eixo central de sua teoria sobre o desenvolvimento mental é justamente a interação entre organismo e o meio ambiente em que está inserido.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas
e) II, apenas

Outros materiais