Buscar

ME laboratoriais líquor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ME LABORATORIAIS - LÍQUOR
MEDICINA 2022.1
ALUNA: Bianca Lima de Souza
1 – QUAIS AS FUNÇÕES DO LCR, COMO É PRODUZIDO E ONDE PODE SER
ENCONTRADO.
FUNÇÕES: O líquido cefalorraquidiano (LCR) ou cerebrospinal serve como amortecedor de choque hidráulico, causando a difusão para o crânio das forças externas que poderiam causar lesão grave. O LCR também ajuda a regular a pressão intracraniana (PCI), leva nutrientes aos tecidos nervosos e remove escórias. 
COMO É PRODUZIDO: O plexo coróide produz cerca de 70% do LCR por ultrafiltração e secreção. O revestimento ependimário dos ventrículos e do espaço subaracnóideo cerebral produz o restante do volume de LCR. A produção diária aproximada de LCR é de 500 mℓ, embora haja apenas 90 a 150 mℓ no sistema em um dado momento. A reabsorção de LCR ocorre nas vilosidades aracnóideas.
ONDE PODE SER ENCONTRADO: O líquido cefalorraquidiano (LCR) está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.
2 – QUAL VOLUME MÉDIO?
ADULTO: 100-150 mℓ
NEONATOS: 10-60 mℓ
3 – QUAL A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO LCR?
Sua composição química não se assemelha a um ultrafiltrado do plasma. Algumas substâncias químicas no LCR são controladas por sistemas de transporte específicos (p. ex., K+, Ca2+, Mg2+), enquanto outras substâncias (p. ex., glicose, ureia, creatinina) difundem-se livremente. As proteínas entram no LCR por difusão passiva em uma velocidade dependente do gradiente de concentração plasma:LCR. 
A maioria dos constituintes do LCR é encontrada em concentrações iguais ou inferiores às encontradas no plasma sanguíneo, exceto pelas concentrações de cloreto, que geralmente são maiores.
4 – QUAIS PODEM SER OS OBJETIVOS PARA SE COLETAR O LCR?
Objetivo de diagnosticar infecções bacterianas, viróticas ou micóticas, processos imunoalérgicos, abscessos e neuroleucemias; determinar o prognóstico de infiltrações leucêmicas do SNC e metástases tumorais; Além disso, pode ser usado para o acompanhamento do tratamento de neuroleucemias e meningite micótica.
 
5 – ONDE PODE SER FEITA A COLETA?
Há considerável acúmulo no saco lombar. Esse saco, situado na altura das vértebras L4 e L5, é o local habitualmente puncionado para coletar amostras de LCR, porque a lesão do sistema nervoso é menos provável nessa área. 
Em lactentes, a medula espinal está situada em posição mais caudal do que em adultos, portanto, deve ser realizada uma punção lombar baixa nesses pacientes.
6 – PARA QUE SERVE O MANÔMETRO NESSA COLETA? EXPLIQUE EM
DETALHES CITANDO UMA SITUAÇÃO GRAVE QUE PODE OCORRER SEM O
USO. QUAL A PRESSÃO NORMAL?
Para puncionar deve-se introduzir uma agulha com estilete na linha média entre as vértebras do espaço lombar e avançar lentamente até penetrar no espaço subaracnóideo. Depois disso, deve-se retificar as pernas do paciente, retirar o estilete, deixando a agulha no espaço subaracnóideo, e acoplar um manômetro à agulha para registrar a pressão de abertura do LCR.
Uma vez atingido o local desejado, o estilete deverá ser retirado para permitir que o LCR goteje nos tubos de coleta. O LCR nunca deve ser aspirado, pois a pressão provocada pode ocasionar hemorragia. 
A pressão normal medida deve estar entre 90-180mmHg.
7 – QUANTOS TUBOS DEVEM SER COLETADOS DE LCR? PARA QUÊ?
O padrão-ouro requer a coleta de 3 tubos de líquor. Um dos tubos deverá ser usado para exames bioquímicos e imunológicos (frasco estéril); outro para exames microbiológicos (frasco estéril); e um terceiro frasco para exames hematológicos (frasco estéril, com EDTA).
8 – QUAL ASPECTO NORMAL E O PATOLÓGICO?
NORMAL: Límpido, cristalino, transparente e incolor ou "água de rocha". Não coagula nem forma precipitado.
PATOLÓGICO: Ligeiramente turvo, turvo ou opaco (meningite aguda), purulento (aguda mais avançada), hemorrágico (subaracnoidiano ou punção) e xantocrômico (após hemorragia). 
9 – O QUE É PLEOCITOSE?
Aumento do número de células do líquor.
Ligeira: 10/mm³
Moderada: 50/mm³ 
Intensa: >100/mm³
10 – O QUE É XANTOCROMIA?
A xantocromia é a coloração rosa-claro a amarelo-escura do LCR, pode ser causada por diversos fatores.
11 – ANEXE AQUI FOTO DOS TUBOS COM CORES VARIADAS DE LCR COM
EXPLICAÇÃO SOBRE O QUE PODE CAUSAR A VARIAÇÃO DE COR
 
Sangue: O sangue está misturado de maneira uniforme nos três tubos na hemorragia subaracnóidea e cerebral, mas a limpidez do LCR não descarta a possibilidade de hemorragia intracraniana.
Turvação: é graduada de 1+ (discretamente turvo) a 4+ (muito turvo) e pode ser causada por:
· Leucócitos (pleocitose)
· Eritrócitos
· Microrganismos
· Proteína
· Gordura peridural aspirada 
· Meio de contraste
Xantocromia: coloração rosa-claro a amarelo-escura, pode ser causada por:
· Oxiemoglobina de hemácias lisadas no LCR antes da punção lombar
· Metemoglobina (o ferro presente no grupo heme da molécula de hemoglobina é o Fe3+, não o estado Fe2+
· Bilirrubina (> 6 mg/dℓ ou > 103 μmol/ℓ) (produto do catabolismo normal do heme)
· Aumento da proteína (> 150 mg/dℓ ou > 1.500 mg/ℓ)
· Melanina, pigmento que proporciona cor a pele, pelos e cabelos (melanocarcinoma meníngeo)
· Caroteno (carotenemia sistêmica)
· Hemorragia prévia em 2 a 36 horas (p. ex., punção traumática > 72 horas antes)
12 – O QUE É LEUCOMETRIA E HEMATIMETRIA?
LEUCOMETRIA: É a contagem global dos leucócitos (leucometria) que nos dá o quantitativo absoluto de todos os leucócitos encontrados, em mm3. O valor de referência para adulto é de até 5/mm³ e para RN é de até 30/mm³.
HEMATIMETRIA: É a contagem dos corpúsculos sanguíneos existentes numa determinada quantidade de sangue. O valor de referência para adulto é de até 1/mm³ e para RN é de até 150/mm³.
13 – QUAIS AS CÉLULAS QUE PODEM APARECER DE FORMA ANORMAL NO
LCR?
Anormalmente podem aparecer macrófagos, células ependimárias, células do plexo coróide e células malignas. Além disso, algumas doenças podem causar a entrada no líquido cefalorraquidiano de elementos comumente restritos pela barreira hematoencefálica, como eritrócitos, leucócitos e bilirrubina. 
14 – PROTEÍNAS AUMENTADAS NO LCR O QUE PODE SIGNIFICAR?
O aumento da razão de albumina entre o LCR e o soro é sempre provocado por disfunção da barreira hematencefálica, porque a albumina é encontrada em grande quantidade no sangue. 
O teor aumentado de proteína no líquido cerebrospinal (> 50 mg/dL) é um índice significativo, mas não específico de doença; o teor proteico aumenta para > 500 mg/dL na meningite purulenta, na meningite tuberculosa avançada, no bloqueio total por tumor medular ou na punção hemorrágica. 
15 - GLICOSE AUMENTADA NO LCR O QUE PODE SIGNIFICAR?
O nível de glicose no LCR varia com os níveis sanguíneos de glicose. Em geral, corresponde a cerca de 60% do nível sanguíneo. Essa medida é útil para determinar se há comprometimento do transporte de glicose do plasma para o LCR, aumento do uso de glicose no SNC e utilização da glicose por leucócitos e microrganismos. A hiperglicorraquia pode ser ocasionada por encefalite virótica, trauma e diabetes mellitus. 
16 – RELACIONE A MENINGITE BACTERIANA E VIRAL COM A QUANTIDADE
DE CÉLULAS DE DEFESA E SEUS TIPOS NO LCR.
Os linfócitos podem estar aumentados em meningites viróticas, tuberculosas, fúngicas e bacteriana inicial; Os monócitos estão alterados na meningite bacteriana crônica e virótica; Os segmentados estão alterados na meningite bacteriana e virótica inicial. A pleocitose estará elevada na meningite bacteriana e moderada na meningite virótica.

Outros materiais