Buscar

A1 QUESTÕES MICRO

Prévia do material em texto

COCOS GRAM-NEGATIVOS
QUESTÃO 3 Valor da questão: 1,5 - Área de Conhecimento: Cocos Gram-negativos 
Os fatores de virulência relacionados com a aderência bacteriana à mucosa uretral são pili e proteínas Opa. A ausência de imunidade protetora, pelo fato de a bactéria sofrer variação antigênica, faz com que a educação sexual (práticas sexuais seguras) e uso de preservativos seja imprescindível na prevenção dessa doença. A ceftriaxona constitui o antimicrobiano de escolha para tratamento das infecções gonocócicas, porém aproximadamente 30% dessas infecções ocorrem concomitantemente com outros agentes, como Chlamydia trachomatis, que não apresenta peptideoglicano em sua parede, necessitando de antimicrobianos cuja ação não seja na parede celular bacteriana, e sim, na inibição da síntese proteica. 
QUESTÃO 8 Valor da questão: 0,5 Área de Conhecimento: Cocos Gram-negativos 
Alternativa b: Neisseria meningitidis 
COCOS GRAM-POSITIVOS 
QUESTÃO 3- Média taxonomia Valor da questão: 1,5 - Área de Conhecimento: Cocos Gram-positivos
Staphylococcus aureus. Propriedades do microrganismo (fatores de virulência): os ácidos teicoicos, as proteínas de superfície e a cápsula são importantes para a adesão dos microrganismos nas diferentes superfícies. Durante o processo de disseminação, o microrganismo conta com a participação da cápsula e das enzimas hialuronidase (degrada o cido hialurônico presente no tecido conjuntivo),coagulase (coagula o plasma) efibrinolisina ou estafiloquinase (degrada o coágulo). A cápsula, a proteína A (diminui a opsonização) e a enzima coagulase também auxiliam no escape da bactéria.
QUESTÃO 5 Valor da questão: 1,0 - Área de Conhecimento: Cocos Gram-positivos 
S.aureus: Abscessos, celulite, impetigo, bacteremia, osteomielite etc. S. mutans: cárie dental, endocardite. E. faecalis: infecções hospitalares (ITU, endocardite, 
QUESTÃO 7 Valor da questão: 0,5 Área de Conhecimento: Cocos Gram-positivos 
Alternativa b: Streptococcus pyogenes 
Citologia e Resistência Bacteriana
QUESTÃO 1 Valor da questão: 2,0 - Área de Conhecimento: Citologia e Resistência Bacteriana 
As bactérias Gram-positivas possuem parede celular com uma camada espessa de peptideoglicano e presença de ácido teicoico. As bactérias Gram-negativas possuem uma membrana externa de origem lipídica, contendo LPS (lipopolissacarídeo), com uma camada interna delgada de peptideoglicano. Entre a membrana externa e a membrana plasmática encontra-se o espaço periplasmático. Nas bactérias Gram-positivas, essas enzimas são secretadas para o meio extracelular, apresentando uma atividade menor quando comparadas às betalactamases produzidas por bactérias Gram-negativas, que situam-se no meio periplasmático, o que favorece uma maior concentração, com ação mais eficaz, contra os antimicrobianos que precisam atravessar esse espaço para atingir seu alvo. 
QUESTÃO 6- Baixa taxonomia Valor da questão: 1,0 - Área de Conhecimento: Citologia bacteriana
Gram-positivas: 70-75% de peptideoglicano, ácidos teicoicos e proteínas. Gram-negativas: membrana externa (LPS), uma camada de peptideoglicano, localizado no periplasma. Local de atuação das β-lactamases de bactérias Gram-negativas: periplasma.
QUESTÃO 10 Valor da questão: 0,5 Área de Conhecimento: Citologia bacteriana 
Alternativa d: bacilo. 
Estrutura bacteriana e Mecanismos de Resistência
QUESTÃO 1- Alta taxonomiaValor da questão: 2,0 - Área de Conhecimento: Estrutura bacteriana e Mecanismos de Resistência 
Degrada o peróxido de hidrogênio produzido por neutrófilos, protegendo-se da destruição por essas células.Pode inibir a fagocitose.Converte o fibrinogênio em fibrina e impede a fagocitose, já que os fagócitos não conseguem penetrar nos coágulos de fibrina. Causam danos aos neutrófiolos. Ativa o C pela via alternativa, contribuindo para a resposta inflamatória.Ativa o C e ajuda na aderência dos microrganismos às células da mucosa ao longo dos planos teciduais.Hidrolisa a matriz do tecido conjuntivo, facilitando a disseminação das bactérias ao longo dos planos teciduais.
A resistência à penicilina ocorre devido à produção de enzimas betalactamases, que inativam o anel betalactâmico. 
A oxacilina, apesar de antibiótico betalactâmico, é resistente à ação dessas enzimas.
QUESTÃO 9 Valor da questão: 0,5 Área de Conhecimento: Mecanismos de resistência bacteriana 
Alternativa a: inativação enzimática do antibiótico e alteração do alvo 
Questão 10 Valor da questão: 0,5 - Área de conhecimento: Mecanismos de resistência bacteriana
Alternativa c: produção de betalactamase, pois o ácido clavulânico é inibidor dessa enzima.
Estrutura bacteriana e Antimicrobianos
QUESTÃO 3- Média taxonomia	- Valor da questão: 1,5 - Área de Conhecimento: Estrutura bacteriana e Antimicrobianos
Bactéria desprovida de parede celular, o que justifica a não visualização pela técnica de Gram, pois esta baseia-se na composição da parede celular.
A eritromicina é a inibição da síntese proteica, ao ligar-se à subunidade 50S do ribossomo, o que justifica sua prescrição, pois o fato da bactéria não ter parede celular e não poder ser tratada com penicilina, implica na utilização de um antimicrobiano com afinidade por outro alvo bacteriano (ribossomo).
MICROBIOTA NORMAL
QUESTÃO 2 Valor da questão: 1,5 - Área de Conhecimento: V
A microbiota normal pode causar doenças se ocorrer rompimento do equilíbrio biológico, favorecendo a instalação de patógenos exógenos; desequilíbrio entre a microbiota residente indígena e a suplementar; migração de membros da microbiota para outros sítios anatômicos; uso de dispositivos invasivos, como sondas vesicais e cateteres, pode favorecer a entrada de bactérias na bexiga urinária e corrente sanguínea, respectivamente. 
QUESTÃO 2- Média taxonomia Valor da questão: 1,5 - Área de Conhecimento: Microbiota normal
O primeiro episódio apresentado pela paciente foi infecção urinária. Em condições normais a bexiga não apresenta microrganismos. A maioria das infecções urinárias comunitárias ocorre por migração de icrorganismos comuns na microbiota intestinal para vagina e uretra e atingem a bexiga.
O segundo episódio de infecção, candidíase vaginal, ocorreu provavelmente por umdesequilíbrio da microbiota vaginal (o que favoreceu o supercrescimento de Candida), devido ao antimicrobiano usado para tratar a infecção urinária.
QUESTÃO 2- Média taxonomia	Valor da questão: 1,5 - Área de Conhecimento: Microbiota normal
Proteção contra invasão, produção de enzimas e vitaminas, desenvolvimento do sistema imune, 
A microbiota normal pode causar doenças se ocorrer rompimento do equilíbrio biológico, favorecendo a instalação de patógenos exógenos; desequilíbrio entre a microbiota residente indígena e a suplementar; migração de membros da microbiota para outros sítios anatômicos; uso de dispositivos invasivos pode favorecer a entrada de bactérias na bexiga urinária e corrente sanguínea, respectivamente.
Crescimento Bacteriano
QUESTÃO 4 Valor da questão: 1,0 - Área de Conhecimento: Crescimento Bacteriano 
Fase Lag é a fase de adaptação, enquanto a fase estacionária é aquela que o número de bactérias novas equivale ao número de células mortas. 
QUESTÃO 7 - Baixa taxonomia		Valor da questão: 0,5 - Área de Conhecimento: Crescimento Bacteriano
Alternativa b: log e estacionária.
DST
QUESTÃO 4- Baixa taxonomiaValor da questão: 0,5 - Área de Conhecimento: DST
Espiroqueta. Sífilis secundária. VDRL e FTA/ABS ou ELISA.
QUESTÃO 6- Baixa taxonomia Valor da questão: 0,5 - Área de Conhecimento: DST
UNG (uretrite não gonocócica). Linfogranuloma venéreo. Não apresenta peptideoglicano na parede, que é o responsável pela coloração de Gram.
Questão 8 Valor da questão: 0,5 - Área de conhecimento: DST
Alternativa D: Gardnerella vaginalis, apresenta clue cell (exame microbiológico)
Mecanismos de patogenicidade
QUESTÃO 4- Baixa taxonomia Valor da questão: 1,0 - Área de Conhecimento: Mecanismos de patogenicidade
UNG (uretrire não gonocócica). Clamydia trachomatis.
QUESTÃO 5- Baixa taxonomia	Valor da questão: 0,5Área de Conhecimento: Mecanismos de patogenicidade
Camada limosa exopolissacarídica(biofilme).O sítio anatômico frequentemente invadido por esse microrganismo é a corrente sanguínea.
Questão 7 Valor da questão: 1,0 - Área de conhecimento: Mecanismos de patogenicidade
Alternativa A: o LPS é tóxico e causador de febre
SIFILIS
QUESTÃO 5- Baixa taxonomiaValor da questão: 1,0 - Área de Conhecimento: Sífilis
Sífilis Primária. Treponema pallidum. Cancro duro.
VDRL: entre 1/1 a 1/8. FTA/ABS ou ELISA: reagentes IgM e IgG.

Continue navegando