Buscar

Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil. 
Introdução
É de suma importância a prática de ensino, seja na formação do professor, na construção da prática, nas especificidades, para que a função e os princípios da educação infantil, seja mediante a, princípios pedagógicos na educação infantil, mediante a um estágio. Com o planejamento escolar seguindo a BNCC para uma melhor pratica e avaliação pedagógica no processo. Com intuito de construir o próprio conhecimento sobre as crianças, com intenção de saber qual intervenção utilizar, trabalhando com tempo da criança para que a criança aprenda brincando e no tempo dela, sem perder a infância.
Desenvolvimento
Através do estágio é possível coligar a teoria com a pratica, permitindo colocar em prática toda a teoria, com acompanhamento e orientação. Na educação infantil, nota-se que é necessário um trabalho que seja pedagógico, formativo, para que a criança consiga ter espaço e tempo para poder produzir, trabalhando o coletivo infantil, permitindo com que a criança seja a protagonista para que vivam a sua infância, dessa forma o que acontece é que “As crianças não aprendem apenas quando os adultos tem intenção de ensinar” (GUNNARSSON, 1994, p. 164). Um complementa o outro simultaneamente, ao decorrer do cotidiano entre eles. Diferenciando assim, a educação infantil do Ensino Fundamental, onde o professor ensino e o aluno aprende. A Educação Infantil permite o observar para que seja possível conhecer mais sobre as crianças, para que assim possa ser direcionado um trabalho educativo, determinando o tipo de intervenção respeitando a criança. Isso faz com que o futuro professor que está estagiando, construa o seu próprio conhecimento. Desse modo, é possível notar que o estágio interliga a teoria na pratica, buscando uma interlocução e colaboração com professor, pré-escolas e creches, tornando uma promoção entre o saber e o fazer na educação das pequenas crianças, com finalidade de saber e refletir sobre o cotidiano das instituições (Pré- escolas e creches). Sendo assim, imprescindível o observar, documentar e refletir.
Conclusão
Por tudo isso, podemos concluir que o estágio obrigatório tem uma suma importância na vida do estudante. Devido a sua grande contribuição para a carreira do mesmo, através de conhecimentos únicos através de vivencias próprias, afim de acrescentar ainda mais no saber, conhecer, observar, documentar e refletir, para que possa se tornar um bom professor. Gerando uma experiência que contribui para reflexões que ao decorrer permitem inovações, no ensino e para as pequenas crianças.
Referências
GUNNARSSON, Lars. A política de cuidado e educação infantil na Suécia. In: ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria Malta (org.). Creches e pré-escolas no hemisfério norte. São Paulo: Cortez; FCC, 1994. p.135-186.

Continue navegando