Buscar

Exerc Aula 5 Estratégia da Saúde da Família

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Aula 5: Estratégia da Saúde da Família
1. A Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecida no Brasil como Atenção Básica (AB), da qual a Estratégia Saúde da Família é a expressão que ganha corpo no Brasil, é caracterizada pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Tais ações têm como objetivo:
( ) Integralidade
( ) Resolver os problemas de saúde mais comuns da população, reduzindo o dano ou sofrimento e contribuem para uma melhor qualidade de vida para as pessoas acompanhadas, diminuindo a necessidade de hospitalização.
( ) Aumentar a distribuição de renda para a melhoria da saúde nas regiões onde estão sendo aplicadas.
( ) Ressaltar a necessidade de aberturas de clínicas e hospitais privados em todo o país diminuindo os gastos do SUS. Esse aumento de vagas soluciona a questão das doenças e promove a saúde básica.
( ) Trazer atenção à saúde com a finalidade de aumentar o número de leitos em hospitais e qualificar a saúde de alta complexidade.
( ) Aumentar o fluxo de pacientes à rede hospitalar instalada.
Justificativa: A Atenção Básica é o primeiro e o mais frequente contato das pessoas com as redes de serviços de saúde, onde são realizadas as primeiras consultas. Os pacientes recebem orientação para que previnam-se de doenças e tenham um tratamento precoce e efetivo.
2. Algumas condições podem aumentar o risco das pessoas adoecerem. Essas situações podem ser agravadas por fatores que dificultem o acesso das pessoas às unidades de saúde. Os riscos podem ser aumentados nas seguintes situações:
( ) Na sanidade básica e uso de medicação prescrita
( ) Falta de energia elétrica e esgotos a céu aberto
( ) Nutrição adequada e indivíduos com empregos com carga horária de 8 horas ao dia
( ) Uso de transporte público e acesso a cadeirantes
( ) Acesso a saneamento básico e água potável
Justificativa: Algumas condições devem chamar atenção, pois fazem aumentar o risco de as pessoas adoecerem. O profissional do PSF deve ser capaz de perceber as várias causas dos processos mórbidos, sejam físicos, mentais ou sociais, individuais ou coletivos, contextualizando, sempre, o indivíduo em seu hábitat.
3. Considere as assertivas a seguir relacionadas às atribuições do enfermeiro frente ao programa de atenção à saúde da família:
I-Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
II-Acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe de saúde da família no tocante à saúde bucal;
III-Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e Técnico em Higiene Dental (THD);
IV-Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS.
Indique nas alternativas a seguir a única correta:
( ) Somente a II é falsa
( ) Somente a III é falsa
( ) As assertivas I e II são falsas
( ) Somente a IV é falsa
( ) As assertivas III e IV são falsas
Justificativa: Os enfermeiros acompanham e promovem a capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares de enfermagem, são corresponsáveis pela administração da unidade e atuam na assistência. Trata-se de um papel fundamental nas ESFs, pois cabe a eles o acompanhamento e supervisão do trabalho, a educação permanente dos ACS e auxiliares de enfermagem, além de atuarem na assistência com ênfase na promoção da saúde.
4. A Estratégia da Saúde da Família é operacionalidade pelo departamento de atenção básica, vinculado à secretaria de atenção à saúde, no Ministério da Saúde. É uma política compartilhada por Estados, Distrito Federal e Municípios. Uma mudança de conceito importante no desenvolvimento da ESF, na questão da diminuição de internações, é:
( ) Aumentar a distribuição de medicações.
( ) Focar-se nos exames complementares e se preocupar com as questões fora do hábitat.
( ) Superar o antigo conceito de focar-se na doença, dessa forma, implementando a promoção de saúde e melhorando a qualidade de vida dessa comunidade devido à preocupação na contextualização de cada indivíduo.
( ) Aumentar o número de membros da equipe e permitir a cada uma atender cerca de 12.000 pessoas ao redor e a cada ACS, em torno de 3.500 pessoas, facilitando o mapeamento e desenvolvendo atividades educativas de saúde.
( ) Focar na complexidade do procedimento e nas especializações dos atendimentos, auxiliando a rede hospitalar no atendimento.
Justificativa: A Estratégia da Saúde da Família vem a superar o antigo conceito de focar-se na doença, desenvolvendo-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes de saúde.
5. Na ESF, para o desenvolvimento de um bom trabalho em equipe, é fundamental que todos os profissionais aprendam a interagir com a comunidade, sem fazer julgamentos quanto à cultura, crenças religiosas, situação socioeconômica, etnia, orientação sexual, deficiência física etc. Após a realização da visita, você deve verificar se o objetivo dela foi alcançado e se foram dadas e colhidas as informações necessárias. Podemos afirmar que a atividade mais importante do processo de coleta e sistematização de dados é:
( ) A visita familiar
( ) A definição da microrregião
( ) A definição dos componentes das equipes
( ) A rede hospitalar de referência
( ) O tamanho da amostra populacional
Justificativa: A visita domiciliar é a atividade mais importantes do processo, a entrada na casa de uma família representa não só o espaço físico, mas também tudo o que o espaço significa para a família. É preciso sensibilidade para compreender o momento certo de se aproximar e estabelecer uma relação de confiança, habilidade importante que ajuda a construir o vínculo necessário ao desenvolvimento das ações de promoção, prevenção, controle, cura e recuperação.
6. O Apoio Matricial integra as equipes, proporciona educação continuada e suporte direto com o usuário. Sendo assim, por que é importante integrar as equipes de Saúde da Família e Saúde Mental?
( ) Porque 16% dos municípios têm ações de saúde mental em serviços especializados, e o SUS pressupõe que os cuidados mais complexos devem ser ampliados para melhorar o acesso da população.
( ) Porque a equipe de saúde da família deve reportar os casos de doença mental na comunidade à equipe de saúde mental, para que esta possa tratar dos casos.
( ) Porque são os mesmos profissionais que atuam em ambos os serviços.
( ) Para favorecer o encaminhamento dos doentes mentais aos hospitais.
( ) Para articular a produção de cuidados em saúde mental no território e garantir o cumprimento dos princípios de equidade e integralidade do SUS.
Justificativa: A articulação e corresponsabilização entre equipes de saúde mental e equipes saúde da família são importantes para garantir que os cuidados aos que necessitam de atenção em saúde mental permaneçam em determinado território, e que se evite encaminhamentos inadequados para outras unidades da rede, mantendo a socialização do indivíduo e o cumprimento dos princípios de equidade e integralidade do SUS.
7. Leia com atenção as seguintes afirmativas sobre os serviços de saúde mental:
1. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dentro da lógica matricial, são responsáveis por organizar o fluxo de atendimento e também o processo de trabalho dos cuidados em saúde mental.
2. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são constituídos por profissionais de diversas áreas do conhecimento e visam ao compartilhamento de tecnologias em saúde, inclusive de saúde mental, com as equipes de saúde da família.
3. São exemplos de serviços que compõem a rede de saúde mental: ações de saúde mental na Atenção Primária, Centrosde Atenção Psicossocial, ambulatórios, residências terapêuticas, leitos em hospitais gerais, Programa de Volta para Casa, cooperativas de trabalho e geração de renda, centros de convivência e cultura, etc.
Agora, nas alternativas a seguir, indique a única correta:
( ) Somente as afirmações 1 e 2 estão corretas
( ) Somente as afirmações 1 e 3 estão erradas
( ) Somente a afirmação 2 está correta
( ) Somente a afirmação 3 está errada
( ) Todas as afirmações estão corretas
Justificativa: A complexidade dos problemas de saúde mental exige a articulação entre as múltiplas formas assistenciais às quais o usuário recorre como subsídio para suas demandas e necessidades de vida. As tentativas de consolidação das redes assistenciais pelas políticas ou pelas iniciativas dos sujeitos participantes desse processo almejam a integralidade do cuidado na sua dimensão plena.
8. O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar, além de:
( ) Organizar a rede de atenção municipal
( ) Promover o afastamento esporádico de portadores de sofrimento mental através de ações intersetoriais
( ) Promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
( ) Acolher em atendimento portadores de sofrimentos mentais leves e instáveis, preservando seus laços sociais através de afastamento recorrente.
( ) Definir o número de vagas de internação hospitalar que cada localidade vai ter.
Justificativa: O CAPS deve promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários no território adscrito. O afastamento fazia parte do antigo modelo de saúde mental, no modelo hospitalocêntrico psiquiátrico. Assim, as demais alternativas estão incorretas.
9. A alternativa que melhor caracteriza o movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil é:
( ) Defesa e consolidação do modelo asilar em meio aberto para tratamento do portador de sofrimento mental.
( ) Participação restritiva da família do projeto terapêutico, pelo entendimento de que esta é a grande causadora do sofrimento mental.
( ) Transformação da assistência ao portador de sofrimento mental com a construção de possibilidades de garantia de sua inserção e de sua família em um projeto terapêutico.
( ) Previsão de fechamento de leitos de internação psiquiátrica e direcionamento do tratamento para o nível ambulatorial.
( ) A continuidade da exclusão social e do isolamento do paciente.
Justificativa: A Reforma Psiquiátrica se baseia na retirada do portador de sofrimento mental de asilo manicomiais e a sua inserção na sociedade, com a participação familiar ativa em projetos terapêuticos.
10. Os princípios fundamentais da articulação entre Saúde Mental e Atenção Básica são, exceto:
( ) Noção de território
( ) Reabilitação psicossocial
( ) Multiprofissionalidade/interdisciplinaridade
( ) Organização da atenção individualista em saúde mental
( ) Vínculo
Essa opção está incorreta, devido à articulação se basear na coletividade multiprofissional. Muitos casos graves que necessitariam de cuidado mais intensivo em unidades de Saúde Mental de maior complexidade permanecem na Atenção Básica devido ao vínculo, questões geográficas e socioeconômicas, o que reforça a importância das ações locais de Saúde Mental.

Continue navegando