Buscar

Exerc Aula 6 Unidades de Administração Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exerc. de fixação Aula 6: Unidades de Administração Hospitalar
1. A palavra hospital vem do latim hospitalis, adjetivo derivado de hospes (hospede, viajante), podendo significar, também, aquele que dá abrigo a viajantes, que hospeda. Diversos estudos apontam origens distintas das estruturas hospitalares como as entendemos hoje, e mesmo aquelas referencias mais próximas, ainda assim, possuem diferenças muito significativas na composição estrutural. No período mais recente, podemos colocar essa referência estrutural em registros:
Ingleses
Chineses
Italianos
Árabes
Sul-Americanos
Justificativa: A evolução hospitalar contemporânea teve início na Inglaterra, com o Hospital St. John, cuja finalidade principal era a restauração da saúde. Já o Hospital St. Bartholomew surgiu da necessidade de especialização do sistema hospitalar para combate às doenças contagiosas.
2. Possibilitar a geração de saneamento básico à população.
Concentrar grande número de recursos de diagnóstico e tratamento para que o cliente seja reintegrado à sociedade no menor espaço de tempo possível.
Estabelecer políticas adequadas a indivíduos com empregos de carga horária mínima de 8 horas ao dia.
Produção fabril de insumos para a área de saúde.
Geração de diretrizes sanitaristas a serem aplicadas em áreas relacionadas à saúde.
Justificativa: Quando mantemos o paciente internado, aguardando exames ou por qualquer outro motivo, geramos perda financeira, visto que a internação ocasiona despesas, como, por exemplo, referentes a serviços de hotelaria; além disso, há o prejuízo social, pois essa pessoa não está produzindo.
3. Quando os pacientes começaram a cobrar da organização hospitalar não apenas seu tratamento, mas, também, o conforto e, principalmente, o bem-estar próprio e de seus familiares, surgiu um novo conceito relacionado à gestão de um hospital. Nesse caso, estamos falando do conceito de:
Hotelaria Hospitalar
Internação
Sanitarismo
Atendimento especializado
Exames de diagnóstico complementar
Justificativa: O conceito de hotelaria hospitalar pode ser entendido como a união de serviços específicos e de apoio que oferecem conforto, segurança e bem-estar a clientes e familiares durante o período de internação.
4. Em relação às funções dos estabelecimentos de saúde, qual é a mais procurada em um hospital por estar relacionada à maioria das internações e atendimentos de emergência realizados?
Assistencialista
Educativa
Preventiva
Restaurativa
De promoção da saúde
A função restaurativa é a mais procurada, pois se refere ao restabelecimento da saúde do indivíduo em associação à medicina curativa. Ela pode ser relacionada a: diagnósticos ambulatoriais ou internação em hospitais; tratamento de doenças; procedimentos médico/cirúrgico curativos ou paliativos; reabilitações física, mental ou social; ou atendimentos de emergência.
5. Geral e especializado
Governamental e particular
Público e privado
Restaurativo e preventivo
Alta complexidade e de promoção da saúde
Justificativa: A classificação dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (E.A.S.) quanto à natureza da assistência pode ser: geral, quando dispõe de vários serviços, como oftalmologia, pneumologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia, entre outros; ou especializado, quando só trabalha com uma especialidade, como, por exemplo, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) ou o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
6. Na unidade de internação, o local destinado ao comando e ao controle técnico e administrativo das atividades relacionadas à prestação de cuidados de enfermagem é denominado de:
Admissão
Central administrativa
Coordenadoria de internação
Expurgo
Posto de enfermagem
Justificativa: O posto de enfermagem é o local da unidade de internação destinado ao comando e ao controle técnico e administrativo das atividades relacionadas à prestação de cuidados de enfermagem. Deve existir um para cada trinta leitos, medindo, no mínimo, 6 m², além de possuir material de parada cardiorrespiratória em condições de uso, cuja revisão diária deve ficar sob a responsabilidade da enfermagem.
7. Uma das unidades mais complexas do hospital, não só por sua especificidade, mas, também, por ser um local fechado que expõe o paciente e a equipe de saúde a situações estressantes é denominada de:
Lavanderia hospitalar
Enfermaria
Admissão
Almoxarifado
Centro cirúrgico
Justificativa: O centro cirúrgico é uma unidade fechada, gerenciada por meio de normas e rotinas e composta equipes multiprofissionais. Essas características são necessárias devido ao elevado nível de estresse dos pacientes, situações pouco percebidas pelos profissionais, que estão envolvidos em diversas atividades. Unidade de acesso restrito, o centro cirúrgico é composto por um conjunto de elementos destinados ao desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao ato cirúrgico, em condições ideais de segurança e conforto para o paciente e equipe de trabalho.
8. A lavanderia hospitalar é uma unidade funcional de apoio logístico destinada ao atendimento dos clientes internos e/ou externos do hospital, cujas finalidades são: coleta, separação, processamento, confecção, reparo, reforma, fornecimento e distribuição da roupa hospitalar em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação. A atividade relacionada a secar e passar as peças de roupas lisas é denominada de:
Centrifugação
Prensagem
Calandragem
Enxágue
Secagem
Justificativa: A calandragem seca e passa, simultaneamente, peças de roupas lisas, como: lençóis, colchas lisas, uniformes, camisolas, roupas de linhas retas, sem botões ou elástico; nessa fase também é realizada a classificação da roupa.
9. As atividades de dietética em uma organização hospitalar devem funcionar sob a responsabilidade de um:
Enfermeiro
Farmacêutico
Nutricionista
Médico
Técnico de enfermagem
Justificativa: O serviço de nutrição e dietética deve funcionar sob a responsabilidade de um nutricionista, visto que são executadas diversas atividades, como, por exemplo: recepção dos gêneros alimentícios, preparo dos alimentos e organização do cardápio diário.
10. área reservada, equipada e destinada a atividades relacionadas a limpeza, preparo, esterilização, guarda, controle e distribuição de todo material médico cirúrgico e de enfermagem utilizados no hospital é denominada de:
Centro cirúrgico
Emergência
Almoxarifado
Centro de material e esterilização
Internação
Justificativa: Essa área é denominada de centro de material e esterilização. Nesse serviço, devemos planejar a produção de acordo com a demanda das unidades atendidas, efetuando controle biológico e registro da data do processo por meio de identificação de equipamento utilizado e funcionário designado à limpeza e desinfecção dos materiais.

Continue navegando