Buscar

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Avaliação: AV1
	Pontuação: 7,20 / 8,00
	Data: 25/09/2019 
	Local: Unidade Rio Comprido / Prédio 1 / 1º Andar / Lab EAD
	Acadêmico: _DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS / PEDAGOGIA - EAD /
· 1) “Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana.”
MARX, K. O Capital. V. 1. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011, p. 211.
Considerando essa afirmação, o que é correto afirmar?
· A) A afirmação presente no enunciado demonstra como a humanidade não pode ser considerada parte da natureza. 
· B) Para realizar o trabalho, os homens não necessitam da natureza, mas de máquinas e outros meios para produzir seus bens. 
· C) O trabalho pode ser entendido como toda e qualquer transformação da natureza, que pode vir tanto pela ação humana quanto animal. 
· D) O trabalho como ação consciente humana transforma a natureza, partindo dos recursos que ela oferece, para responder às suas necessidades. 
· E) Os homens funcionam como máquinas que reproduzem a partir de seus movimentos os bens de que necessitam.
· 2) Apesar de ser muito contraditória entre os historiadores, a divisão dos períodos históricos que vai da Pré-história até a Idade Contemporânea é muito citada no meio acadêmico, e é utilizada como referencial de muitas compreensões atuais. Esta divisão, é considerada ultrapassada e atualmente usada somente para fins didáticos, de modo a inserir o estudante em uma compreensão histórica.
BOULOS JÚNIOR, A. História, Sociedade e Cidadania, 6° ano. Coleção História. São Paulo: FTD, 2009. 
Assinale (V) de Verdadeiro ou (F) de Falso nas colocações a seguir.
(   ) Uma das principais críticas é a utilização da história europeia como base das divisões, não levando em consideração as outras regiões do planeta.
(   ) Esta divisão não é muito valorizada, pois prioriza a história política de alguns grupos, descartando grupos menores.
(   ) Esta divisão é criticada muitas vezes sem fundamentos, afinal a história de todos grupos se baseia na formação europeia.
(   ) Como a história é feita de grandes momentos, esta divisão cita cinco nos quais o planeta se modificou, sendo assim, percebemos que a vida de todos mudou com eles.
Qual a opção que apresenta a sequência correta?
· A) F – V – F – F.
· B) V – V - F – F.
· C) V – F – F – F.
· D) V – V – V – F.
· E) V – V – F – V.
· 3) Conforme os PCNs, a cartografia é muito importante para os seres humanos, pois é a partir desse conhecimento geográfico que conseguimos nos localizar nos diversos lugares e organizar o espaço. Nesse sentido, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo, utilizamos mapas, que são representações da superfície terrestre, destacando-se que as projeções cartográficas podem ser planas, cônicas ou cilíndricas.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. 166 p.
Desse modo e considerando o que foi estudado no texto-base sobre a compreensão dos alunos do porquê as projeções cartográficas são desenvolvidas, assinale a opção correta.
· A) O professor deve explicar que as projeções cartográficas são desenvolvidas para os alunos aprenderem na escola, sem uma utilidade prática.
· B) O professor deve explicar que as projeções cartográficas são utilizadas para que se projete o futuro.
· C) O professor deve explicar que as projeções cartográficas são desenvolvidas para representar o planeta Terra de diferentes maneiras e facilitar a aprendizagem.
· D) O professor deve explicar que as projeções cartográficas são utilizadas para que cada vez mais os seres humanos possam conhecer como foi seu passado.
· E) O professor deve explicar que as projeções cartográficas são projetos que visam à construção de várias unidades de mapas.
· 4) O espaço geográfico é construído pelos grupos humanos, ou seja, é caracterizado pelos valores, tradições e demais elementos presentes em cada grupo humano, caracterizando cada local. Esses elementos são de imenso valor para o trabalho didático do professor em sala de aula, pois esse profissional necessita contextualizar cada local com suas particularidades.
FERNANDEZ, E. da R.; ZITZKE, V. A. A evolução da técnica e o surgimento da tecnologia no contexto econômico e educacional. Anais do III Congresso Internacional de História da UFG/Jataí - História e Diversidade Cultural. Goiás, 2012.
Nesse contexto e considerando os estudos do tema, assinale a opção que indica corretamente como deve ser desenvolvido o estudo do espaço geográfico.
· A) Esse estudo deve considerar a destruição do meio ambiente, apenas.
· B) Esse estudo deve considerar apenas a dinâmica social.
· C) Esse estudo deve considerar os elementos naturais, apenas.
· D) Esse estudo deve considerar a dinâmica social, a dinâmica da natureza e a inter-relação entre elas.
· E) Esse estudo deve considerar o contexto sociopolítico em que a sociedade está envolvida, apenas.
· 5) “A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje, na febre e na angústia.” 
Assim, a memória é uma conquista que atua como matéria-prima do historiador. A memória coletiva é um passo fundamental para a construção da identidade. 
LE GOFF, J. História e Memória. 7. ed. São Paulo: Editora Unicamp, 2013, p. 435.
Considerando essa definição, o que é correto dizer? 
· A) A memória coletiva atua de maneira oposta à memória individual e, apesar de ambas serem objeto da História, apenas a primeira possui primazia.
· B) A narrativa sobre a memória não se altera, pois sendo um fato ocorrido no passado, possui versões oficiais que devem ser respeitadas. 
· C) A memória não pode ser efetivamente trabalhada como objeto de poder, pois ela é unicamente parte da cultura e não da política.
· D) A memória é uma conquista social, que dá forma à identidade coletiva e cuja narrativa está em constante disputa. 
· E) A memória deve ser algo claramente documentado, com registros referendados por muitas fontes. Caso contrário, não serve de matéria prima para o trabalho do historiador. 
· 6) Os estudantes do século XXI têm facilidade de acesso à informação, desse modo, é de extrema importância que os professores utilizem metodologias de ensino-aprendizagem que sejam efetivas. Para o ensino de Geografia, no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, os PCNs apresentam eixos temáticos amplos, proporcionando que os professores tenham liberdade e possam buscar alternativas que sejam mais eficazes. 
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Analisando o trecho apresentado e partindo do que foi estudado no texto-base sobre o papel do professor no ensino de Geografia no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, assinale a opção correta.
· A) O professor deve valorizar o cotidiano da escola, valorizando os conteúdos científicos e descartando os conhecimentos que os estudantes já possuem.
· B) O professor deve valorizar cotidiano da comunidade, desenvolvendo estudos que tenham cunho empírico e descartando conhecimentos científicos.
· C) O professor deve valorizar as ferramentas tecnológicas, pois somente a partir delas pode ser desenvolvida uma aprendizagem significativa.
· D) O professor deve valorizar o cotidiano dos alunos, de modo que sejam desenvolvidas metodologias diferenciadas na prática em sala de aula.
· E) O professor deve valorizar os livros didáticos, pois eles são a única ferramenta que pode potencializar a aprendizagem dos estudantes.
· 7) “Falar em homem significa falar em população em movimento (já que o homem não age sozinho no meio), indicando uma divisão do trabalho. O homem transforma o meio através da técnicaque tende a fixá-lo ou enraizá-lo no ambiente.”
Assim, a Geografia, como ciência que analisa todas as relações entre os grupos sociais e o espaço, diferencia-os como natural e humanizado. O espaço humanizado é aquele que sofreu a ação das sociedades e de grupos sociais, com alterações como a construção de edifícios, casas, indústrias e tudo o que corresponde à vida urbana. Não é só a natureza que produz os espaços, mas a humanidade também.
BRAGA, R. O espaço geográfico: um esforço de definição. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), n. 22. Dez. 2007. 
Considerando o enunciado, o que é correto afirmar?
· A) O processo de migração se dá de maneira equilibrada para todas as regiões do país em todos os momentos históricos. 
· B) O espaço urbano é o espaço das cidades, mas nem todas as cidades são urbanas, pois se consideram seu tamanho e economia. 
· C) As cidades são mais importantes que o campo para a garantia da sustentabilidade, pois concentram a maior parte da economia.
· D) As zonas rurais são aquelas que se dedicam única e exclusivamente às atividades agrícolas.
· E) Todas as cidades podem ser consideradas parte das zonas urbanas, independentemente de seu tamanho.
· 8) O ensino da Geografia nas escolas tem como um de seus objetivos promover o senso crítico dos alunos para que esses possam se constituir como sujeitos sociais que atuam de maneira consciente em seus contextos de vida social, política e cultural.
Sobre a História, é correto dizer que o indivíduo que a estuda deveria fazê-lo como “ser pensante que interage constantemente com seu tempo e espaço”.
BARBOSA, M. E. S. A Geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista Ensino Geografia. Uberlândia, MG, 2016 
SILVA, S. A.; SANTOS, S. L. A Contribuição do Ensino de História na Formação do Aluno. FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA – FIPED, 4, Parnaíba, PI, 2012. Anais... 
Quais são os desafios para alcançar esses objetivos de ensino da Geografia e da Histórias nas redes básicas? Sobre essa questão, avalie as sentenças abaixo.
I - Articular esses saberes entre si e com as percepções prévias que os educandos trazem de suas vivências e da relação que têm com o meio.
II - Os hábitos da vida cotidiana não são parte do escopo de estudo da Geografia, sendo a área de estudo apenas da Antropologia.
III - A interdisciplinaridade nas Ciências Sociais é um aspecto importante para a conformação de um conhecimento totalizante.
Qual a opção que reúne as afirmativas corretas?
· A) Apenas III.
· B) Apenas II.
· C) Apenas I.
· D) I e II.
· E) I e III.
· 9) A compreensão da formação de território em toda a sua complexidade é de fundamental importância para a Geografia e para a História, pois impacta diretamente sobre a ação humana, ajudando a conferir a um determinado povo suas características. “O território do Brasil, desde sua origem, esteve ligado à fabulação sobre nossa identidade nacional. Para muitos ele é a própria significação do ser brasileiro.”
ESTEVES, C. O território brasileiro e a formação nacional: algumas aproximações a partir da produção intelectual no Brasil. GOT - Revista de Geografia e Ordenamento do Território, n. 6. Porto, 2014.
Sobre as luzes que a Geografia e a História lançam acerca da categoria geral de povo, e como ele se constituiu especificamente no Brasil, avalie as sentenças abaixo.
I - Para a ciência geográfica, o povo é um grupo social que fala o mesmo idioma.
II - Um povo reconhece-se como tal quando as pessoas compartilham aspectos culturais e sociais que lhes conferem identidade.
III - Um povo, para ser considerado como tal, precisa ter a mesma etnia, sendo esse o aspecto mais importante.
IV - A constituição do povo brasileiro teve a miscigenação como um dos seus elementos mais notáveis, tendo ocorrido sempre de forma pacífica.
Qual a opção que reúne as afirmativas corretas?
· A) I, III e IV.
· B) Apenas II.
· C) Apenas III.
· D) I, II e III.
· E) I e IV.
· 10) Para Fonseca (2009, p. 125), “O local e o cotidiano da criança e do jovem constituem e são constituídos de importantes dimensões do viver – logo, podem ser problematizados, tematizados e explorados no dia a dia da sala de aula, com criatividade, a partir de diferentes situações, fontes e linguagens. Assim, o ensinar e o aprender História não é algo externo e não deve ser proposto e difundido com uma metodologia específica, mas sim algo a ser construído no diálogo, na experiência cotidiana, em um trabalho que valorize a diversidade e a complexidade de forma ativa e crítica”.
FONSECA, S. G. Fazer e Ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
Considerando a leitura do excerto apresentado e o que foi estudado no tema acerca da proposição de eixos temáticos no ensino de História pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o eixo temático “História Local e do Cotidiano” deve ser ensinado em qual etapa do Ensino Fundamental?
· A) Deve ser ensinado nas turmas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
· B) Deve ser ensinado somente nas turmas que ainda estão sendo alfabetizadas.
· C) Deve ser ensinado nas turmas do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
· D) Deve ser ensinado apenas nas turmas com alunos superdotados do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
· E) Deve ser ensinado nas turmas do primeiro e segundo ciclos.

Continue navegando