Buscar

CONTEXTUALIZADA BELA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E DIREITOS INDIVIDUAIS
Bruna Isabela da Silva Vasconcelos
04126390
Farmácia
OS PERIGOS DA FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
Nos tempos contemporâneos, é muito comum ouvir falar a respeito da fake News, e de seus impactos causados em virtude da distribuição e divulgação de notícias falsas que circulam pelo mundo virtual. Trazendo como consequência uma extrema fragilidade sistemática e comprometimento em diversos setores da sociedade, tanto na política e segurança de modo governamental, quanto na saúde e educação do estado civil. Deste modo, se faz necessária o surgimento de medidas interventivas advindas dos órgãos competentes, a fim de se encaminhar a uma solução.
 Diante disso é necessário salientar sobre a negligência governamental, que é uma causa latente do problema. Visto que, com o surgimento e o avanço da internet, as notícias vêm crescendo e se espalhando cada vez mais rápido, trazendo informações que nem sempre são verídicas, por conta da ausência de fiscalizações, se deixa desejar muitas vezes por não ter uma tecnologia adequada que oficialize que a informação de fato é verdadeira. Posto isso, cabe ao governo, criar políticas estaduais cabíveis com a finalidade de diminuir o índice de fake News no país, penalizando os responsáveis que compactuam com esse tipo de crime. Além de incentivar a educação digital e o uso correto e democrático da internet.
 Ademais, outra causa latente para configuração desse problema é a má influência midiática. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu "o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Diante desse pressuposto, o que vivemos atualmente é o oposto que o autor prega, uma vez que, ocorre o uso inadequado da internet. Tendo como exemplo o movimento anti-vacinação, onde indivíduos divulgavam notícias falsas a respeito da composição química das vacinas, alegando que eram prejudiciais à população. As informações anunciavam que os medicamentos contra sarampo, febre amarela e gripe poderiam ser um risco para a saúde da população, pois quando vacinadas poderiam adquirir tais doenças. Dessa forma, a maioria dos cidadãos decidiram não tomar a vacina, por acreditarem nas fake News.
 Portanto, medidas necessárias devem ser tomadas para conter o avanço desse problema social que merece atenção e conscientização. Deste modo, cabe aos órgãos competentes apresentar soluções eficazes para esta implicatura, mediante de ações que auxiliem a população a identificar essas notícias e a ignorá-las em vez de propagá-las. Da mesma forma, convém ao governo legislativo impor a criação de políticas públicas e de leis, para penalizar os responsáveis pela criação e divulgação de notícias falsas, em prol do combate capaz de contribuir na mudança desse cenário.

Mais conteúdos dessa disciplina