Buscar

Atividade 1 - Literatura Norte-Americana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entre 1790 e 1850 ocorreu um dos momentos muito expressivos da Literatura Americana permanecendo atualmente, a ficção. Após a independência dos Estados Unidos, estruturando personagens em uma cultura representativa dos valores norte-americanos, ou seja, as inspirações foram retiradas das narrativas dos habitantes do país ou de superstições.
O autor Charles Brockden Brown (1771-1810) antecipando a escrita gótica e colocando seus personagens em cenários típicos locais, retratando a cultura e as crenças do povo que habitou aquele país.
Outro escritor, Washington Irving (1789-1859), trabalhou com o imaginário americano, construindo assim um universo ficcional voltado para a tradição dos povos. Algumas de suas obras merecem destaque, como Rip Van Winckle (1819) e a história do Cavaleiro sem Cabeça, buscou sua inspiração no folclore germânico. Essa lenda é um dos contos mais antigos de ficção americana lido atualmente, obtendo cenários fantasiosos e uma descrição profunda dos personagens.
James Fenimore Cooper (1789-1851) traz a história da organização de outros povos indígenas americanos, escreveu romances cujos personagens principais, os índios, eram tratados de forma importante na cultura americana.
Portanto, tratando-se da ficção, embora fosse permitida influências estrangeiras, estas eram mescladas com aspectos culturais do país, através da retirada de personagens de culturas estrangeiras todavia inseridos em ambientes com características familiares a cultura americana.

Continue navegando