Buscar

N1 - AUDITORIA TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AUDITORIA TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA - Resolução de Caso (N1)
No estudo de case apresentado informa que a empresa WL10 VEICULOS solicita para uma empresa auditora que faça analises dos últimos 12 (doze) meses tanto trabalhistas como tributaria. Para inicio das tratativas, é primordial entender que as duas auditorias se referem a áreas diferentes, porém com o mesmo desenvolvimento conclusivo e finalidade para a empresa identificar onde localiza-se o problema que acabou levando prejuízos a empresa Sobre Auditoria Tributária, os tributos representam grande parcela dos custos das empresas. Com a globalização da economia, tornou-se extremamente importante para a saúde financeira da empresa a correta administração de suas obrigações tributárias. A auditoria prestada pela SENSO é focada na correta apuração dos tributos, por meio das seguintes soluções:
- Análise da carga tributária incidente sobre as operações;
- Sugestão de um planejamento tributário adequado aos negócios;
- Melhor estruturação e gestão do negócio, além da redução de seu ônus tributário, resultada de um planejamento adequado e eficiente. 
Já a Auditoria Trabalhista, a regularidade dos procedimentos relacionados à folha de pagamentos é um dos fatores mais críticos na gestão das empresas, não apenas pelos valores e montante de recursos associados, mas também pela responsabilidade financeira sobre os atos praticados. Os serviços de auditoria de folha de pagamentos compreendem a avaliação da confiabilidade e regularidade dos procedimentos envolvidos, a segurança dos bancos de dados e uma análise dos pagamentos efetuados. Também podem abranger a análise dos dados cadastrais e a verificação da regularidade dos benefícios e vantagens concedidas aos empregados da organização. Ao final dos serviços, é apresentado um relatório circunstanciado, no qual são apresentadas as deficiências e irregularidades identificadas.
A primeira parte do Case, informa que a empresa WL10 VEICULOS foi multada por não recolhimento do ICMS – ST sobre as revendas das peças, porém, previsto em lei, a revenda de autopeças incide sobre o ICMS – ST “Conforme dispõe o inciso I do art. 56 da Parte 1 do Anexo XV do RICMS/2002, aplica-se a substituição tributária nas operações com peças, componentes e acessórios usados de veículos, hipótese em que a responsabilidade pela retenção e recolhimento do imposto, a título de substituição tributária, é atribuída ao estabelecimento que comercializar a mercadoria.” “Nas situações em que ocorre o desmanche do veículo usado para venda das peças, o imposto a ser recolhido a título de substituição tributária é devido no momento da entrada, no estoque do estabelecimento, das peças, componentes e acessórios resultantes do desmonte do veículo, com a respectiva escrituração do LRCPE.
Dessa forma, deverá a Consulente recolher o ICMS/ST referente às peças, partes, componentes ou acessórios que obteve com o desmanche do veículo, no prazo previsto na alínea “a” do inciso XI do art. 46 da Parte 1 do Anexo XV do RICMS/2002.” Neste caso, não incidir o ICMS-ST sobre as revendas de peças, automaticamente a empresa WL10 VEICULOS, não estava tomando o credito deste imposto (receita financeira), e foi um dos motivos que afetou significativamente o resultado da empresa, ou seja, o melhor cenário era contratar uma empresa externa de auditoria, para que seja levantado e analisado objetivos de economia e recursos em otimização do resultado a WL10 VEICULOS. Um departamento de complice dentro da WL10 VEICULOS seria primordial para identificar este grande erro da empresa referente a contabilização do ICMS – ST. 
Aplicando uma observação, um complice ou um auditor anto interno quanto externo, tem como objetivo levantar, analisar e desenvolver o erro e relatar a empresa que contratou o serviço dos mesmos e mostrar a real necessidade de seguir conforme a lei para evitar problemas e chamadas junto ao fisco, e facilitando os processos de atividades. 
A empresa WL10 VEICULOS, solicitou para que a auditoria também verificasse a parte trabalhista da instituição, e foi identificado “ANOTAÇÕES INDEVIDAS NA CTPS” e alguns funcionários registrando banco de horas incorretamente, atraso no pagamento de salário e calculo incorreto do DSR. 
Visando em leis, a anotação indevida na CTPS, conforme verificado no linkedin “A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento do trabalhador, necessário e indispensável a qualquer cidadão que preste serviços, e garante direitos trabalhistas e benefícios sociais. Alguns empregadores fazem anotações indevidas na CTPS, como datas de faltas, advertências ou suspensões recebidas, entre outras, que não são admitidas por lei, tais são: – Devem ser anotados em carteira: início do contrato de trabalho, alterações de salários, mudanças provocadas pela data-base da categoria, gozo e pagamento de férias, mudanças de função, rescisão do contrato de trabalho (a conhecida “baixa”).– Não se pode anotar na CTPS qualquer informação que possa, eventualmente, prejudicar o trabalhador como, por exemplo, o motivo de uma demissão ou mesmo se a demissão deu-se por justa causa. Da mesma forma, em caso de determinação judicial para a realização de alguma anotação na carteira, não é recomendado que a empresa mencione algo como “essa anotação foi feita por força da decisão judicial…”, ou coisa do gênero”
Ao empregador é vedado fazer anotações desabonadoras na CTPS, consoante § 4º do referido dispositivo legal: "§ 4º É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social."
Referente aos bancos de horas registrados indevidamente, o artigo 59 da CLT é a norma legal que trata das horas extras e também da possibilidade de criar um banco de horas. Ele determina que: “Art 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.” § 1o A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal. § 2o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
Pagamentos em atrasos para seus funcionários, torna-se algo preocupante e pode entender que uma má gestão financeira pode se transformar em uma gigantesca bola de neve que afeta os negócios, reputação, funcionários e, caso não seja controlada rapidamente, tende a levar uma empresa à falência. Se o atraso for de menos de 20 dias, o empregador deve pagar 10% sobre o saldo devedor + reparo monetário, se o atraso for de mais de 20 dias, além dos 10% do saldo devedor e reparo monetário, deve-se pagar 5% sobre o dia útil de multa após o 20º dia. Em atrasos constantes, o funcionário pode pedir a rescisão indireta do contrato, devendo receber todos os direitos, tais como saldo de salário dos dias trabalhados; aviso prévio; 13º; férias proporcionais (+1/3), férias vencidas (+1/3), FGTS (+40%) e seguro-desemprego.
 O art. 459 da CLT diz: O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. § 1º Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.
Para concluirmos o case de auditoria da empresa WL10 VEICULOS, visando em todos os problemas levantados pela auditoria, a intuição fez muito bem em contratar a empresa auditora e buscar novas melhorias, com isso a empresa recuperará seu caixa e conseguirá resolver os problemas e deixar a casa em ordem, evitando problemas junto ao fisco e a receita federal, também visando em seus funcionários e no bem estar dos mesmos. Paraque a auditoria consiga torna-se este processo padrão, depois de ajustas todos os problemas, a empresa WL10 VEICULOS + EMPRESA AUDITORA deverão estar em parcerias e sempre levantar documentos. Buscando em sites de pesquisas, localizei o site “Portal de Auditoria”, que informa quais são as fases e etapas para uma auditoria completa, que são: 
Contrato - Carta de encargo: trata-se de um contrato onde é definido por escrito o acordo do trabalho, evidenciando o alcance e os objetivos a serem alcançados por este. Objetivo e alcance do trabalho; Honorários e número de horas de trabalho estimado; Período abrangido; Possíveis limitações; Indicação de que os relatórios contábeis são de responsabilidade da empresa WL10 VEICULOS; Indicação de que não haverá limitação de escopo, naquilo que depender do cliente; Confirmação escrita do encargo (assinatura do contrato);
Obtenção de conhecimento e/ou atualização, referente a particularidades da empresa e seu entorno econômico.
O que o trabalho irá visar: Pinçar as áreas com maior risco potencial da empresa; Saber qual o grau de subjetividade aplicado nas áreas dos relatórios, que é o que gerar maior risco de erro; Saber se existem transações pouco usuais.
Entender como funciona a empresa, fatores externos afetam a empresa, tais como fatores econômicos, grau de liderança, as normas fiscais, etc.; -quais são os fatores internos que afetam suas operações, tais como políticas de pessoal, sindicatos, etc. Revisão geral analítica dos relatórios e/ou de outras informações de interesse.
Esta revisão normalmente consiste de alguns procedimentos tais como: – Comparação de dados absolutos (ex: vendas totais do ano X1 com as vendas totais do ano X2, ou a relação vendas CPV de ambos os períodos). – Revisão de determinados índices tais como os de liquidez, rentabilidade, etc.; – Comparações de orçamentos e projeções; – Estudo do ponto de quebra da empresa; – Aplicação, quando for o caso, de técnicas de regressão.
Memorando de planejamento de auditoria. Trata-se de um papel de trabalho que documenta e informa à equipe, sobre as decisões gerais do trabalho a ser executado, este memorando contem, geralmente: – descrição analítica da empresa e o serviço a ser prestado; – avaliação preliminar do entorno; – assuntos importantes já detectados; – plano geral de trabalho;

Continue navegando