Buscar

ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 – EMPREENDEDORISMO SOCIAL
De acordo com Chiavenato (2012), o sucesso de um empreendimento depende de um conjunto de análises e decisões previamente analisados, a elaboração de um projeto inicial serve como um guia no futuro, o qual irá direcionar o processo decisório, a fim de mapear as oportunidades de sucesso, além de neutralizar as ameaças que podem dificultar o alcance desse sucesso, bem como entender as formar de criar valor para o cliente e consequentemente gerar riquezas para a organização.
Para tanto, Segundo Lucca (2013), a viabilidade econômica de qualquer empreendimento deve se iniciar com os seguintes questionamentos, baseados no modelo 5W2H ( What, Why, Who, Where, When, How e How Much ):
1. What - Quais soluções produzir? Qual é o bem ou o serviço que será ofertado pela organização? Quais os diferenciais da concorrência que farão com que a solução oferecida seja atrativa para o cliente?
2. Why - Por que investir nesse tipo de negócio? Trata-se de algo inovação? Atende a alguma lacuna de necessidades do mercado ou supre alguma deficiência da concorrência? 
3. Who - Quem é o potencial cliente? Quais as características do público-alvo? O que esse público-alvo valoriza e quais as formas de superar suas necessidades e expectativas?
4. Where - Onde o negócio será instalado? Como deverão ser essas instalações? Físicas ou virtuais? Haverá facilidade de acesso a esse espaço? Pretende-se utilizar um espaço próprio ou alugado?
5. When - Quando se pretende entrar em funcionamento? Existe um cronograma definido?
6. How - Como a organização será operacionalizada? De que forma será a produção e a oferta das soluções ao mercado? A produção será própria ou terceirizada?
7. How Much - Quanto se pretende produzir e vender? Qual a capacidade projetada, em termos de horas de máquina e horas de mão de obra? Qual o faturamento esperado? Qual política de preço das soluções será adotada? Os produtos terão um diferencial no preço? Qual a política de preços para o lançamento do negócio, a fim de que os clientes sejam atraídos?
Tais questionamentos serviram de base para um mapeamento dos custos totais da empresa, ou seja, os custos variáveis e fixos, por meio deles, será possível encontrar o ponto de equilíbrio, onde a empresa deve planejar seu funcionamento para superá-lo e fazer com que as receitas ultrapassem as despesas, gerando lucros. Logo, o plano de viabilidade econômica auxiliará o dono do negócio a saber se a organização será sustentável tanto economicamente como financeiramente, ajudando nas tomadas de decisões futuras.

Continue navegando