Buscar

É fato que as pessoas usam as mídias sociais para passar o tempo. Contudo, cada plataforma tem um teor mais predominante. O TikTok, por exemplo, tem um teor mais de entretenimento, onde os conteúdos m

Prévia do material em texto

MAPA – MKT - MARKETING DIGITAL E SOCIAL MEDIA - 54/2023
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
É fato que as pessoas usam as mídias sociais para passar o tempo. Contudo, cada plataforma tem um teor mais predominante. O TikTok, por exemplo, tem um teor mais de entretenimento, onde os conteúdos mais engraçados são realmente mais esperados. O Twitter e o Threads, por exemplo, têm um teor mais informativo. Já o Instagram, por conta dos Reels, tem criado cada vez mais um contexto de passatempo baseado em entretenimento também, deixando de ser algo mais criativo e inspiracional, que já foi um dia. As mídias sociais estão repletas de formatos de conteúdo para fazer rir. São memes, vídeos de dublagens e danças, GIFs e stickers que bombardeiam a internet diariamente
Uma pesquisa realizada em abril de 2023 pela Global web index constatou que 50% dos pesquisados utilizam as mídias sociais em busca de conteúdos engraçados.
Cada vez mais o humor tem sido utilizado em todas as esferas das redes, e quem não olha para essa ferramenta como forma de engajamento vai ficar para trás. Afinal, se é isso que os consumidores de produtos e conteúdos consomem, é assim que torna possível conquistá-los.
Nunca houve um melhor momento para as marcas empregarem as mídias sociais ao ser lançada uma nova campanha publicitária, particularmente uma com humor. Isso se deve, principalmente, ao fato de as pessoas ainda enxergarem as redes sociais como um entretenimento. O humor é uma ferramenta importante que, quando empregada da maneira correta, pode conectar sua marca com o público certo. Algumas das maiores empresas utilizam propagandas divertidas e inesperadas, porque a abordagem “compre meu produto porque ele é melhor e possui qualidade” não faz nenhuma ligação com as pessoas.
Assim, acompanhe o exemplo a seguir:
Você integra a equipe de marketing de uma empresa que produz aparelhos celulares de ponta. Pensando em se conectar com um jovem (da faixa dos 18 aos 25 anos), a empresa está lançando um aparelho que tem A LA – W resistência à água (até 2m de profundidade), capa extra protetora contra arranhões e quedas leves, e bateria de duração de até 4 dias inteiros.
Para a divulgação, será necessário criar um anúncio evidenciando um dos atributos do celular. Esse vídeo será publicado no Reels do Instagram e deve ter a duração de até 50 segundos.
Os roteiros de vídeos precisam de informações específicas para que a gravação e a edição sejam completadas de forma mais rápida. Ao produzir uma peça ou uma campanha com humor, é recomendável pensar em algumas coisas antes de colocar a mão na massa. É necessário entender quem é o público-alvo e como ele se comunica. Nesse cenário proposto, a marca precisa se comunicar com um público mais jovem, entre 18 e 25 anos de idade. Logo, deve-se evitar uma linguagem mais formal e cenários que não se aplicam à realidade dessa faixa etária. É preciso pensar qual é o elemento de humor que será aplicado no vídeo. Deve-se evitar elementos que soem ofensivos a algum tipo de minoria ou que sejam difíceis de compreender.
Por se tratar de um vídeo, o roteiro precisa ter aspectos que descrevam o que é preciso aparecer na tela. Na publicidade, chamamos de “inserts” para o caso da inserção de ícones na tela, e de “lettering” para o caso da inserção de letras ou texto na tela.
- Para concretizar o seu projeto nessa atividade, você deverá criar e descrever um roteiro de gravação de um vídeo para o produto e o público-alvo citado. 
Para tal descreva: qual será o ambiente que o vídeo será gravado; assim como o texto que será falado, o que o personagem estará fazendo, e, claro, a música de fundo, se houver.
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815

Continue navegando