Buscar

,,,

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Zeca é um jovem estudante inteligente e esforçado que sonha em fazer faculdade e, assim, conquistar um bom espaço no mercado de trabalho. No entanto, as dificuldades financeiras enfrentadas pela família obrigam Zeca a procurar um emprego com remuneração de um salário mínimo, o que acaba prejudicando seu desempenho na escola e afetando seus sonhos para o futuro. Quando ele finalmente tem uma chance de ingressar no ensino superior, a dificuldade de concentração e a paternidade precoce, entre outras coisas, prejudicam seu desempenho e fazem com que ele abandone não apenas a faculdade, mas também os seus sonhos.
Os acontecimentos da vida do protagonista da animação “A história de Zeca” parecem familiares, não é mesmo? É que, assim como Zeca, milhões de jovens brasileiros negligenciam o planejamento da própria vida e acabam tendo que se conformar com o que conseguem. E foi para promover uma reflexão sobre o assunto que o professor Edgleuson Noronha exibiu a animação para os estudantes do curso técnico em Comércio do MedioTec/Pronatec de Tauá.
De acordo com o professor, a atividade fez parte da disciplina Projeto de Vida, cujo objetivo é fazer com que os estudantes do MedioTec/Pronatec pensem sobre suas condições atuais de vida, reflitam a respeito de onde pretendem chegar e tracem as ações que precisam ser realizadas para que os seus objetivos de vida sejam alcançados. Nesse processo, os estudantes contam com o apoio dos professores do Pronatec que, por meio de debates, vídeos, jogos e outras atividades, buscam fazer com que os jovens passem a se conhecer mais e a compreender o que eles realmente desejam para o futuro.
Assim como na animação “A história e Zeca”, a principal mensagem que a disciplina Projeto de Vida deixa para os estudantes é que um bom planejamento pode fazer muita diferença no futuro. E se o planejamento não ocorreu antes, é preciso ter consciência de que é possível, sim, começar agora de onde se está.
Não deixe a sua vida passar para só depois perceber que deveria tê-la planejado melhor. E nunca pense que é tarde demais para isso.

Outros materiais