Buscar

2 av Nutrição e Exercício Físico 2 av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Nutrição e exercício físico (19442) 
1 - Em muitas modalidades esportivas, a baixa reserva de carboidratos é considerada um fator de fadiga e redução do desempenho físico, fazendo com que a estratégia de manipulação de ingestão de carboidratos auxilie no objetivo de alcançar estoques máximos de glicogênio muscular, retardando dessa forma o surgimento da fadiga. Sobre a técnica da supercompensação de carboidrato, assinale a alternativa CORRETA: 
A ) Ingestão durante três dias de uma dieta hiperglicídica e intenso treino, seguidos de três dias de treinamento leve acompanhados pela oferta de uma dieta hipoproteica. 
B ) Ingestão durante sete dias de uma dieta hipoglicídica, sem treino, seguidos de três dias de treinamento leve acompanhados pela oferta de uma dieta hiperglicídica.
 C ) Ingestão durante três dias de uma dieta hiperglicídica, seguidos de três dias de treinamento leve acompanhados pela oferta de uma dieta hiperlipídica. 
D ) Ingestão durante três dias de treino intenso de uma dieta hipoglicídica, seguidos de três dias de treinamento leve acompanhados pela oferta de uma dieta hiperglicídica.
 2 - Os macrominerais são assim chamados porque estão presentes e são necessários em maiores quantidades que os demais minerais. São substâncias inorgânicas e têm sua biodisponibilidade variável. Os minerais interagem entre si, como o sódio e o cálcio, que são excretados em conjunto quando o consumo de sódio é excessivo, assim como o fósforo se liga ao magnésio no TGI. Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: D ) III - I - II.
 I- Sódio. II- Cálcio. III- Potássio. 
( ) É o principal cátion dentro da célula. Tem papel essencial na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e na integridade da célula. 
( ) Principal cátion do fluido extracelular e importante regulador do seu volume, assim como auxilia na manutenção do equilíbrio ácido-base, é necessário aos impulsos nervosos e contração muscular.
 ( ) É o mineral mais abundante no corpo humano, e se encontra quase que totalmente (99%) nos ossos, local onde desempenha importantes funções, integrando a estrutura óssea e com isso mantendo a postura ereta do corpo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) II - I - III. B ) I - II - III. C ) III - II - I. D ) III - I - II. 
3 - O corpo não utiliza esse elemento isolado como nutriente. Sendo um macromineral que aparece sempre em conjunto com outros minerais essenciais, como a tiamina, metionina e cisteína. A pele, o cabelo e a unha possuem algumas das proteínas mais rígidas do corpo, as quais possuem alto teor dele. Não existe valor de ingestão recomendada, bem como não há registros de deficiência e toxicidade devido a sua característica de não estar isolado. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao elemento descrito: 
A ) Alumínio. B ) Enxofre. C ) Potássio. D ) Zinco
4 - J.S., sexo masculino, 28 anos e 70 kg é atleta de corrida de longa distância, sendo que seus treinos duram aproximadamente três horas. Sobre as recomendações de hidratação que devem ser orientadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: B ) F - F - V - V - V
( ) J.S. deve ingerir cerca de 500 ml a 1000 ml de água 30 minutos antes do exercício. 
( ) Durante a corrida, a recomendação é de início na ingestão nos primeiros 60 minutos, com contínua hidratação, bebendo a cada 15 ou 20 minutos. ( ) Com relação ao volume a ser ingerido, irá variar conforme as taxas de sudorese, que podem girar entre 500 e 2.000 ml/hora. ( ) Como o treino dura mais de uma hora, deve ser reposto carboidrato na quantidade de 30 a 60 g por hora e sódio na quantidade de 0,5 a 0,7 g/L. ( ) A bebida consumida deve estar em temperatura entre 5 a 22 ºC e apresentar um sabor de acordo com a preferência do indivíduo, favorecendo a palatabilidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 A ) F - F - F - V - V. B ) F - F - V - V - V. C ) F - F - V - V - F. D ) V - V - V - F - F. 
5 - [Laboratório virtual - Avaliação da composição corporal de atleta] O judô é uma modalidade esportiva de curta duração e alta intensidade que possui como característica o confronto entre dois oponentes que visam ganhar a competição. A avaliação da composição corporal é um ponto fundamental no acompanhamento desses atletas, tendo em vista que uma composição corporal inadequada pode alterar o desempenho do atleta devido ao desgaste físico em treinos e competições. Considerando os dados obtidos na avaliação da atleta de judô do sexo feminino, 25 anos, considerando o laboratório virtual, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o seu IMC, densidade corporal (somatório 7 dobras) e % gordura corporal: 
A ) IMC 26,54 kg/m2 ; DC 1,0683468; %G 13,33. 
B ) IMC 41,41 kg/m2 ; DC 2,0380276; %G 35,92. 
C ) IMC 26,56 kg/m2 ; DC 1,7623024; %G 19,45. 
D ) IMC 41,41 kg/m2 ; DC 1,0331519; %G 3,21. 
6 - A bioimpedância é um dos métodos de avaliação da composição corporal. A principal fonte de erro do método de BIA é a variabilidade intraindividual na resistência total do corpo, devido a fatores que alteram o estado de hidratação do indivíduo. Por isso, o protocolo de avaliação deve ser obedecido pelo avaliado para a obtenção de um teste mais fidedigno em suas diferentes aplicações. Quanto às orientações para a realização do método BIA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: D ) F - V - V - V – F
( ) Jejum de pelo menos 12 horas. ( ) Não fazer exercícios antes de 12h do teste. ( ) Urinar pelo menos 30min antes do teste. ( ) Não consumir álcool antes de 48h do teste. ( ) O uso de medicamentos diuréticos não interfere no teste. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A ) F - F - V - F - V. B ) V - V - V - V - F. C ) F - V - F - V - F. D ) F - V - V - V - F. 
7 - Uma dieta rica em carboidratos por praticantes de treinamento de força pode melhorar o rendimento durante os treinos e auxiliar no processo hipertrófico, sendo que esses efeitos estariam vinculados ao aumento na secreção de insulina, hormônio anabólico. Sobre a recomendação de consumo diário de carboidratos, assinale a alternativa CORRETA: 
A ) 40 a 60% do aporte calórico diário, atendendo à demanda de um treinamento esportivo. Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 3 e 10 g/kg de peso/dia.
B ) 60 a 70% do aporte calórico diário, atendendo à demanda de um treinamento esportivo. Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 3 e 5 g/kg de peso/dia. 
C ) 60 a 70% do aporte calórico diário, atendendo à demanda de um treinamento esportivo. Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8 g/kg de peso/dia. 
D ) 45 a 75% do aporte calórico diário, atendendo à demanda de um treinamento esportivo. Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos de até 12 g/kg de peso/dia. 
8 - [Laboratório virtual - Avaliação da composição corporal de atleta] A capacidade cardiorrespiratória de corredores é influenciada inversamente pelos níveis de gordura corporal, principalmente no sexo masculino. Isso significa que atletas com percentual de gordura mais baixo apresentam vantagem competitiva na modalidade, de forma que se faz fundamental avaliar e monitorar esse dado. Considerando os dados obtidos na avaliação do atleta de corrida do sexo masculino, 32 anos, conforme o laboratório virtual, assinale a alternativa CORRETA que apresenta seu IMC, densidade corporal (somatório 7 dobras) e % gordura corporal: 
A ) IMC 32,64 kg/m2 ; DC 5,93493321; %G 7,22.
 B ) IMC 32,64 kg/m2 ; DC 2,38241624; %G 25,34. 
C ) IMC 17,64 kg/m2 ; DC 1,08129813; %G 7,78.
 D ) IMC 17,64 kg/m2 ; DC 1,69136046; %G 12,58.
 9 - Uma mulher de 26 anos de idade, com 60 kg de peso corporal e 1,65 m de altura (IMC 22), ingressou recentemente no time de futebol da sua universidade. Preocupada com sua alimentação e com seu desempenho físico nas competições, ela consultou um nutricionistacom o objetivo de obter informações a respeito da relação entre o consumo de nutrientes e a sua atividade esportiva. Considerando a situação hipotética apresentada e a relação entre alimentação e desempenho físico, analise as sentenças a seguir: 
I- A ingestão de lipídio durante a atividade física retarda o surgimento da fadiga, melhorando também o desempenho da esportista pela manutenção da glicemia durante o exercício. 
II- A jovem apresenta estado nutricional de sobrepeso, segundo o índice de massa corporal, e por isso, deve ingerir alimentos ricos em fibras antes da atividade física, pois são fonte de energia para esportes de alta intensidade. 
III- O consumo de carboidrato de alto índice glicêmico (30 a 60 g) durante a atividade física, após 1h de treino é recomendável por permitir que a glicose seja enviada para o organismo no momento em que a fadiga aparece.
 IV- É recomendável o consumo de alimentos ricos em carboidratos e moderados em proteínas próximo ao horário da atividade física, pois esses alimentos favorecem o depósito do glicogênio hepático e a disponibilidade de aminoácidos circulantes. Assinale a alternativa CORRETA: 
A ) As sentenças I e III estão corretas. 
B ) As sentenças III e IV estão corretas. C ) As sentenças I e II estão corretas. 
D ) As sentenças I e IV estão corretas. 
10 - Após o treino/competição, a ingestão de líquidos é de suma importância, devendo o esportista/atleta continuar ingerindo líquidos para compensar as perdas adicionais de água pela diurese e sudorese. Considerando as orientações sobre reidratação, analise as sentenças a seguir: 
I- A perda de 1 kg após a prática esportiva equivale a aproximadamente 1 L de fluido perdido. Considerando a contínua perda durante o período de recuperação pela urina e suor, é necessário que o atleta ingira uma quantidade extra, 150% do volume perdido.
 II- A ingestão de líquido pós exercício deve ser consumida em um período de 2 a 4 horas, sendo este através exclusivamente de água. 
III- Na reidratação podem ser contabilizados álcool e cafeína.
 IV- Em situações em que o déficit de fluidos foi de moderado a alto, a reposição de sódio ajudará na retenção do líquido, minimizando as perdas pela urina. Assinale a alternativa CORRETA: 
A ) As sentenças I e IV estão corretas. B ) As sentenças I e III estão corretas. 
C ) As sentenças II e IV estão corretas. D ) As sentenças II e III estão corretas

Continue navegando