Buscar

quimica analitica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[Laboratório Virtual – Ensaio de Chamas] No cotidiano, a realização de uma análise de cátions pelo ensaio de chamas (ou teste de chamas) só ocorre de forma intencional num laboratório. No entanto, um acontecimento do dia a dia tem o mesmo aspecto experimental. Quando se cozinha arroz e parte da água do cozimento se derrama sobre a chama azul do fogão, é possível observar uma mudança da coloração. Essa mudança ocorre em parte pela presença do cloreto de sódio (NaCl) na água e em parte pela presença de outras espécies químicas, como proteínas, carboidratos e sais minerais. 
Considerando os conhecimentos adquiridos na realização desta prática, disserte sobre (a) a cor predominante na chama do fogão considerando a presença de NaCl e (b) o fenômeno que explica o aparecimento de cores específicas para cada cátion.
Resposta esperada
(a) A coloração predominante se refere ao cátion do sódio (Na+) presente no cloreto de sódio (NaCl), portanto observa-se amarelo. (b) O fenômeno está associado aos saltos quânticos. Ao realizar a experiência, os elétrons recebem energia proveniente da chama e saltam de camadas mais internas (menor energia) para camadas mais externas (maior energia), neste caso, diz-se que o elétron está excitado. Ao retornar para sua camada de origem ele libera essa energia na forma de ondas eletromagnéticas, o que ocasiona a emissão de luz característica.
Minha resposta
A- A cor predominante da chama do fogão, que antes estava azul, passa a ficar amarelada, isso acontecem devido à presença do cátion do sódio (Na¿), que, após ser excitado pela chama, libera esta coloração. B- O fenômeno que explica tal acontecimento é a excitação dos átomos, que, quando são fornecidos energia, têm seus elétrons pulando para níveis energéticos maiores. Quando o fornecimento se encerra, os elétrons voltam ao seu nível energético e liberam o excesso de energia na forma de luz. Estado de excitação dos átomos. Os elétrons estão organizados nas camadas da eletrosfera de acordo com seu nível energético. Ou seja, para que se posicionem nas camadas, eles usam energia. Esta energia que demandam constitui o critério que explica como se organizam em camadas e orbitais: do menor para o maior. Este é o seu estado fundamental. Os átomos também podem ser artificialmente induzidos a um estado excitado, no qual recebem uma quantidade extra de energia. Tal energia faz os elétrons saltarem de um nível de menor energia para um de maior energia, e lá ficam enquanto esta energia extra estiver sendo fornecida. Quando deixam de ser excitados, voltam ao seu nível energético regular e liberam este excesso de energia na forma de luz. Este é o princípio usado nos fogos de artifício. Na situação em questão, como o sal que cai na chama (fonte extra de energia) é o , o sódio e o cloro estão em seu estado iônico, a saber: e . O sódio, que é um metal, é então excitado pela energia da chama, o que o faz liberar a cor amarelada.

Continue navegando