Buscar

anamnese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Anamnese?
Partindo do conceito que anamnese se trata de uma lembrança, o processo consiste em um registro de dados obtidos numa conversa inicial com o paciente. Esses dados são referentes à vida do sujeito e devem ter a maior quantidade de detalhes possível.
Essa etapa é extremamente importante para o tratamento do paciente, uma vez que orienta os profissionais de saúde acerca de qual a ordem de execução de exames, bem como a identificação de quais outras intervenções deverão ser feitas no tratamento.
Quais são as técnicas de Anamnese?
Cada profissional tem a sua maneira singular de executar a anamnese. Contudo, existem algumas metodologias que não podem ser deixadas de lado nesse momento tão importante. Existem duas principais técnicas para executar a anamnese:
Técnica do interrogatório cruzado — o examinador conduzirá as perguntas ao paciente durante a consulta. 
Técnica de escuta — no momento de fala do paciente, o examinador cria um espaço confortável para que ele consiga compartilhar, com as próprias palavras, suas angústias e sintomas. 
Essas técnicas são, em grande parte dos casos, complementares, se sobrepondo durante a consulta inicial com o paciente. Dessa forma, é possível chegar ao diagnóstico correto do sujeito, especialmente quando falamos da psiquiatria, a qual tem alguns desafios clínicos.
Medicamentosas, além de ser possível identificar diagnósticos de doenças não tratadas.
5ª etapa — Antecedentes familiares 
Esse momento é dedicado à compreensão do estado de saúde das pessoas mais próximas ao paciente, como pais, irmãos, avós, cônjuge e filhos. Assim, é possível buscar eventuais comorbidades herdadas ou que possam ter surgido em decorrência de outras pessoas.
6ª etapa — Hábitos 
O hábito do paciente impacta diretamente na imunidade dele. Devido a isso, é preciso listar quais são os principais hábitos que fazem parte da vida dele atualmente e os que já teve ao longo dos anos.
É um momento que demanda bastante paciência, pois é necessária uma análise bem minuciosa acerca de cada tipo de hábito, a fim de investigar o tipo, tempo de uso, quantidade, variações ou interrupções dele.
Ao contrário do que o senso comum pode propagar sobre o que é anamnese, ela é bastante estruturada e essencial para o tratamento do paciente. É um encontro que pode durar mais do que alguns minutos, mas que fica mais dinâmico com o tempo. Logo, o foco nos detalhes é o principal ponto para garantir que a anamnese foi feita de forma correta.
Fazer o diagnóstico de um paciente nem sempre é tarefa fácil. Por isso, preparamos um post explicando como diagnosticar um paciente com esquizofrenia.

Continue navegando